São João

Festa junina no interior do shopping

Com programação variada e segurança para a família, "São João do São Luís Shopping" segue hoje e amanhã com grupos de boi, quadrilhas e danças típicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Boi de Nina Rodrigues é atração de hoje
Boi de Nina Rodrigues é atração de hoje (nina rodrigues)

São Luís - Quadrilha, cacuriá e grupos de bumba meu boi compõem a programação de hoje e amanhã da grande festa da cultura popular que ganha, novamente, espaço no São Luís Shopping com mais um fim de semana do “São João do São Luís Shopping”, organizado pelo jornal O Estado em parceria com o São Luís Shopping (Jaracati). O evento ocorre na Praça de Alimentação do segundo piso e a programação, que será realizada até o dia 29 deste mês, sempre às sextas-feiras e sábados, tem início às 17h.

A festa, que tem brincadeiras com crianças e segurança garantida para toda a família, começa com um bom arrastapé, pra botar todo mundo no clima. Depois segue a apresentação da Quadrilha Caipira Moderna. Seguida pelo Cacuriá de Dona Teté. A manifestação, que costuma animar multidões nos arraiais onde se apresenta, se caracteriza por ser uma dança tipicamente maranhense com influências da Festa do Divino Espírito Santo.

Criado pelo grupo artístico Laborarte e a caixeira e rezadeira popular Almerice da Silva Santos, conhecida como Dona Teté, a manifestação traz a sensualidade latente do carimbó, a exploração de ritmos típicos de algumas manifestações folclóricas do Maranhão e a teatralidade, adequando movimentos corporais que representassem as letras das músicas, criando então uma identidade única que conquistou o público maranhense e de outras regiões.

A última atração da noite de hoje é o Boi de Nina Rodrigues. Representante do sotaque de orquestra, a manifestação chama a atenção pela riqueza da indumentária, o bailado cadenciado e harmônico das índias e vaqueiros e as todas, muitas delas sucesso entre o público. Para este ano, o grupo leva aos arraiais cerca de 170 integrantes que este ano fazem uma homenagem aos tambores do Maranhão. Ano passado, a homenagem foi para o reggae, e ano retrasado, os sotaques dos bois do Maranhão.

O cantador do Boi de Nina Rodrigues, Joellson Braga destaca que o arraial é uma porta a mais que se abre para as manifestações populares maranhenses. “É muito importante porque são oportunidades que se abrem para as nossas manifestações e o Grupo Mirante sempre teve esse carinho com os grupos, de chamar para estes eventos. Aplaudimos estas iniciativas em um espaço como o shopping, que proporciona uma proximidade maior entre a gente e o público, numa maior interação para dividirmos nosso sentimento, o de quem se prepara o ano para esta festa”.

No local, além de poder acompanhar o que há de melhor na programação junina da cidade, o público dispõem ainda de cenários que servem para fotos e brincadeiras. O palco também tem chamado a atenção, pois traz uma cenografia própria do período.

Sábado

Amanhã a programação segue com músicas de arrastapé, dança portuguesa Princesa de Lisboa e Quadrilha Fogo Caipira. O encerramento fica a cargo do Boi Barrica. Comandado pelo diretor artístico da manifestão, José Pereira Godão, o grupo encanta com toadas de sucesso interpretadas pelos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. No corpo de baile, dançarinas e dançarinos evoluem em coreografias graciosas a partir da percussão que passeia pelos cinco sotaques do bumba meu boi do Maranhão – orquestra, zabumba, matraca, baixada e costa de mão.

“O Boizinho já deu a largada para suas andanças pelos terreiros da Grande Ilha e neste sábado, cheio de luz, de brilho e graça, dança para o público que for prestigiar esse alegre arraial indoor do São Luís Shopping, coordenado pelo jornal O Estado. Para a Companhia Barrica, claro, é uma grande satisfação participar dessa festa", diz Godão.

O gerente de Comunicação do Grupo Mirante, Gustavo Santana, ressalta o sucesso do evento e da parceria com o São Luís Shopping. “O São Luís é um grande parceiro com o qual mantemos uma relação antiga e ver que os eventos que realizamos são sinônimo de sucesso só nos alegra. Com o nosso arraial indoor mais uma vez associamos nossas marcas para investirmos na nossa cultura, nossos valores. O primeiro fim de semana foi fantástico, cheio de gente, com boas atrações que o publico aprovou”, diz Gustavo Santana.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo Gerente de Marketing do São Luís Shopping, Igor Quartin. “Nós, do São Luís Shopping consideramos a parceria com Grupo Mirante fundamental para oferecer ao nosso cliente uma experiência diferenciada no que diz respeito a arraial. Com o jornal O Estado conseguimos fazer com que as pessoas tenham interatividade e imersão na cultura maranhense com um cenário e uma programação que te, alcançado o maior sucesso, com muitos elogios. O arraial superou as expectativas”, pontua o gestor.

Serviço

O quê

São João do São Luís Shopping

Quando

Hoje, amanhã e nos dias 21,22,28 e 29 de junho

Onde

São Luís Shopping (Jaracati)

Entrada franca

Programação

Hoje

17h – Músicas de arrastapé

18h - Quadrilha Caipira Moderna

19h - Cacuriá de Dona Teté

20h – Boi de Nina Rodrigues

Amanhã

17h – Músicas de arrastapé

18h – Dança Porguesa – Princesa de Lisboa

19h – Quadrilha Fogo Caipira

20h – Boi Barrica

Dia 28 de junho

17h – Músicas de arrastapé

18h – Cacuriá da Rogéria

19h – Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo

20h – Boi de Axixá

Dia 29 de junho

17h – Músicas de arrastapé

18h – Dança Portuguesa – Tesouro de Coimbra

19h – Cacuriá da Vila Goreth

20h – Boi Brilho da Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.