São João

Arraial da Maria Aragão tem programação diversificada

Além da rica programação cultural, o arraial instalado na Beira-Mar, conta com o Espaço do Turista, com 30 barracas de alimentação e mais 10 voltadas para o artesanato local, visando estimular a economia criativa e o empreendedorismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Dança Portuguesa Império de Lisboa foi uma das atrações no primeiro dia do arraial da Maria Aragão
Dança Portuguesa Império de Lisboa foi uma das atrações no primeiro dia do arraial da Maria Aragão (arraial)

São Luís - Um dos terreiros mais movimentados de São Luís, o da Praça Maria Aragão, está atraindo uma multidão e hoje prossegue animado, com programação começando às 18h. O grande terreiro foi aberto na noite de quarta-feira (19) e ontem recebeu oito atrações, sendo a primeira a Dança Portuguesa “Uma Noite em Portugal”.

O espaço recebeu ainda Barriquinha, Quadrilha Império Nordestino, Bumba Meu Boi Lendas e Magias, Boi Novilho Branco, Boi de Santa Fé e Boi de Axixá, este último festejando 60 anos de história no São João do Maranhão.

O público que prestigiou o arraial ainda conferiu o show da banda Mix in Brazil, comandada pela cantora Mairla Oliveira, e que levou para o terreiro o melhor dos ritmos nordestinos, com destaque para os maranhenses. “Foi uma festa linda e o arraial está contagiante. É um passeio que vale a pena neste São João”, disse Mairla Oliveira.

Hoje, a noite no Arraial da Maria Aragão começa com a Dança Portuguesa “Majestade de Portugal”, Boizinho Encantado, Boi da Lua, Boi Pirilampo, Boi da Maioba e Boi de Nina Rodrigues, que tem à frente a presidente Concita Braga. O show especial da noite será da cantora Alexandra Nícolas, que promete um repertório nordestino dos mais arretados.

A festa de abertura do arraial, na quarta-feira, 19, atraiu muita gente, principalmente por causa do show do cantor nordestino Alceu Valença, que subiu ao palco por volta das 22h. Durante o show, Alceu Valença encantou o público com canções famosas entre xotes, forrós e emboladas. No repertório, músicas como 'Cabelo no Pente', 'O Pé de Rosa' e 'Embolada do Tempo', além das famosas, 'Anunciação', 'Girassol', 'La Belle de Jour', 'Morena Tropicana' e 'Táxi Lunar'. Do repertório de Luiz Gonzaga, o cantor recria 'Baião', 'Vem Morena', 'Xote das Meninas', 'Sabiá', 'Pagode Russo' e 'Juazeiro'.
O show de Alceu foi antecedido pelo Tambor de Crioula Brilho da União da Vila Mauro Fecury, Dança Portuguesa Império de Lisboa e Bumba Meu Boi Encanto do Olho d’Água. A programação foi encerrada com Boi Barrica e Boi de Maracanã.

Estrutura

O público do Arraial da Praça Maria Aragão conta, ainda, com serviços de segurança, alimentação e saúde. Além da programação cultural, o arraial conta com o Espaço do Turista, 30 barracas de alimentação e 10 barracas voltadas para o artesanato local, visando estimular a economia criativa e o empreendedorismo do produtor maranhense, que tem a oportunidade de comercializar peças com características peculiares regionais confeccionados com fibra de buriti, bordados em cerâmica, peças com personagens da cultura maranhense, entre outros produtos.

Pensado como um espaço inclusivo, o terreiro junino da Maria Aragão disponibiliza também área reservada para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.