Literatura

Literatura e preservação ambiental

II Encontro Literário APA dos Morros Garapenses acontece amanhã e sábado, a partir das 7h, em Buriti

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Francisco Machado, organizador do evento
Francisco Machado, organizador do evento (Francisco Machado)

São Luís - Palestras, mesas de diálogos e saraus compõem a programação do “II Encontro Literário APA dos Morros Garapenses”, que acontece nesta sexta-feira e sábado, a partir das 7h, no município de Buriti. O evento será realizado em vários locais, como o Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico, Auditório na Associação dos Amigos de Buriti, Cine Teatro Municipal e Auditório da Escola Carmem Costa.

A abertura será marcada pela palestra “Ações e Práticas de estímulo à leitura e à criação literária nas cidades da APA dos Morros Garapenses”, a ser ministrada pelo escritor e poeta Francisco Machado, pela assistente social Elizabeth Faria e pela professora Janaína Cosme. Em seguida, haverá mesa de diálogos com o tema “Escritores Regionais e suas Obras”. De São Luís, participam os escritores e poetas Antônio Ailton, Bioque Mesito, Regina Faria, Raimundo Marques, Hagamenon de Jesus, todos da Academia Ludovicense de Letras, Josely Santana (Federação Maranhense das Academias),

“O objetivo do encontro é comemorar os dez anos da APA dos Morros Garapenses e fortalecer a iniciativa de criação da Academia Buritiense de Letras, assim como o movimento literário em toda a APA”, diz Francisco Carlos Machado, poeta, escritor e secretário executivo do Conselho da Apa dos Morros Garapenses, acrescentando que participam do evento alunos de escolas públicas e particulares, escritores, entre outros.

À tarde, a programação será retomada por volta das 14h com a mesa de diálogo “Academias de Letras e Movimentos Literários no Maranhão atualmente: como são organizadas, estimulados e sua importância”. Outra palestra terá como tema “Por que aprender gostar de ler? E qual sua importância?”, com o palestrante Carvalho Júnior, professor, poeta e especialista em Língua Portuguesa. No sábado, haverá atividades e reunião interna com os escritores e poetas da região da APA dos Morros Garapaenses sobe a criação da Academia de Letras de Buriti e Movimento Literário na APA com os escritores convidados das demais regiões, na Fazenda Santa Cruz e povoado Barro Branco.

A Área de Proteção Ambiental (APA) dos Morros Garapaenses é uma unidade de conservação de uso sustentável criada pelo Maranhão envolvendo os municípios de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha. Dentre os vários objetivos para a criação dessa unidade, destacam-se o uso sustentável dos recursos naturais das cidades da Apa, preservação e conservação dos ecossistemas, do cerrado e sítio paleobotônicos.

Serviço

O que

II Encontro Literário APA dos Morros Garapenses

Quando

Sexta e sábado, a partir das 7h

Onde

Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico, Auditório na Associação dos Amigos de Buriti, Cine Teatro Municipal e Auditório da Escola Carmem Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.