Feriadão

Feriado de Corpus Christi altera rotina da capital

Repartições públicas e algumas lojas devem permanecer de portas fechadas; apesar disso, maior parte do setor comercial deve funcionar normalmente durante o feriado

Emmanuel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Comércio da Rua Grande deve funcionar hoje, apesar do feriado religioso
Comércio da Rua Grande deve funcionar hoje, apesar do feriado religioso (Rua Grande)

SÃO LUÍS - A tradicional festa de Corpus Christi, que acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa, deve alterar hoje (20) a rotina de parte do comércio e de repartições públicas de São Luís. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio de São Luís pode funcionar normalmente, apesar da data religiosa de Corpus Christi.

A Fecomércio-MA esclarece, ainda, que a data não é considerada feriado, pois não consta nas legislações municipal, estadual, tampouco federal e, portanto, o trabalho nesse dia é considerado normal, não incidindo pagamento de horas extras e nem gratificações extraordinárias para os funcionários.

Por conta disso, a maioria das lojas da Rua Grande devem abrir normalmente hoje e amanhã (21), dia declarado como ponto facultativo em algumas repartições. Os horários dos principais shoppings da capital seguem normais.

O Estado listou detalhadamente como funciona os principais serviços da capital nesta quinta e sexta-feira. Leia a seguir.

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos informou que não haverá atendimento nas agências na quinta-feira, mas que o expediente será retomado na sexta-feira. Nesse período, a população poderá utilizar canais alternativos de atendimento e para transações, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Por outro lado, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) divulgou que a sede recreativa da categoria, no Turu, funcionará normalmente para receber os bancários com parque aquático, piscina, toboágua, salão de jogos, quiosques e um restaurante com cardápio variado.

Correios
As agências dos Correios não funcionará na quinta-feira. Na sexta-feira o funcionamento deve seguir a rotina normal de cada local, mas os pontos situados em shoppings, conforme os Correios, podem ter alterações nos horários.

Justiça
O Poder Judiciário do Maranhão decretou ponto facultativo no Tribunal de Justiça, Corregedoria e Fóruns da Capital e do Interior, na sexta-feira, data que sucede o feriado de Corpus Christi, que também não haverá funcionamento. A decretação do ponto facultativo foi decidida na sessão plenária jurisdicional do dia 8 de maio de 2019, por meio da Resolução – GP – 22/2019. Os prazos processuais iniciados ou encerrados nesse período serão automaticamente prorrogados para segunda, 24 de junho.

Para o atendimento de demandas urgentes – habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares – ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas cível e criminal da Justiça de 1º e 2º Graus.

Respondem nesta semana pelos plantões cível e criminal da Comarca da Ilha de São Luís, respectivamente, os juízes Gladiston Luís Nascimento Cutrim (juiz de direito auxiliar de entrância final) e Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula (juiz de direito da 2ª Vara Paço do Lumiar). O plantão judiciário noturno ocorre de segunda a sexta-feira e durante 24 horas nos finais de semana e feriados, para atender os casos considerados de natureza urgente, e funciona no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), na capital.

Auxiliam os magistrados no plantão desta semana, os servidores Adrielle Luisa Gomes de Araújo (1ª Vara de Família) e Jacson da Silva Moreira (2ª Vara de Paço do Lumiar). O contato com as equipes pode ser feito pelos telefones celulares (98) 98811-2153 (Cível) e (98) 98802-7484 (Criminal).

As petições de urgência de natureza cível podem ser endereçadas ao plantão judiciário por meio do PJe. Já as demandas criminais continuam sendo entregues em meio físico (impressas em papel) diretamente no local do plantão, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). Antes de dirigir-se ao local de atendimento, deve-se entrar em contato com os servidores responsáveis pelo processamento e encaminhamento das ações aos magistrados plantonistas. Já o plantão para registro de óbito, sob a competência dos cartórios, deve ser acionado pelo telefone (98) 98112-2794.

Órgãos Municipais e estaduais
A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado decretaram ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo. Hoje também não haverá expediente em razão do ponto facultativo de Corpus Christi. Os serviços voltarão à regularidade na próxima segunda-feira (24).

O município, portanto, assegura o atendimento referente aos serviços públicos considerados essenciais. Dessa forma, ficam preservados os serviços relativos às áreas de urgência como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Funcionamento dos shoppings

São Luís Shopping
Quinta, 20/6

Lojas e Quiosques: 10h às 22h
Alimentação e Lazer: 10h às 22h
Supermercado: 8h às 22h
Cinema : 13h às 22h00
Sexta, 21/6
Funcionamento normal

Rio Anil Shopping
Quinta, 20/6

Lojas e Quiosques: 10h às 22h
Alimentação e Lazer: 10h às 22h
Academia: 9h às 15h
Supermercado: 9h às 22h
Lotérica, Bradesco e Cartório, fechados
Sexta, 21/6
Funcionamento normal

Shopping da Ilha
Quinta, 20/6

Lojas e Quiosques: 10h às 22h
Alimentação e Lazer: 10h às 22h
Cinema: 12h30 às 22h
Academia: 9h às 14h
Lotérica: 10 às 20h30
Supermercado: 10 às 22h
Sexta, 21/6
Funcionamento normal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.