Senado

Veja como votaram senadores do MA ao apreciar decreto das armas

Senador Roberto Rocha (PSDB) votou a favor do decreto das armas e Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania) foram contra

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Senadores do Maranhão tiveram posições opostas quanto ao decreto das armas; Roberto Rocha disse sim a flexibilização do porte de arma e Weverton Rocha e Eliziane Gama votaram contra
Senadores do Maranhão tiveram posições opostas quanto ao decreto das armas; Roberto Rocha disse sim a flexibilização do porte de arma e Weverton Rocha e Eliziane Gama votaram contra (Senadores MA)

A bancada maranhense no Senado não votou em bloco na apreciação do decreto assinado em maio pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que buscava flexibilizar a posse e o porte de armas no Brasil.

A medida acabou anulada pelo Senado, por 47 votos a 28, após a aprovação de projeto de decreto legislativo (PDL).

Os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania), ligados ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), votaram pela derrubada da MP.

Já o senador Roberto Rocha (PSDB) votou com o governo federal nesse caso.

O Decreto 9.785, de 2019, autoriza a concessão de porte a 20 categorias profissionais e aumenta de 50 para 5 mil o número de munições disponíveis anualmente a cada proprietário de arma de fogo. O PDL segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

“A sensatez venceu e o decreto das armas foi derrotado pelo Senado. O Congresso deu o seu recado ao presidente. A função do governo é conter a violência, apaziguar o país e não estimular o ódio. A Segurança pública é dever do estado”, declarou Gama após a votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.