Medidas

Trump ameaça deportar milhões de imigrantes ilegais a partir da próxima semana

O presidente americano anunciou no Twitter que as pessoas "serão deportadas tão rápido quanto entram". Outras autoridades com conhecimento sobre os preparativos disseram que a operação não era iminente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Migrantes caminham na linha de fronteira entre Ciudad Juárez, no México, e El Paso, no Texas
Migrantes caminham na linha de fronteira entre Ciudad Juárez, no México, e El Paso, no Texas (Reuters)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai deportar, a partir da próxima semana, milhões de imigrantes ilegais que vivem no país. A declaração foi feita no Twitter, na véspera do lançamento oficial da campanha de reeleição do republicano.

"Na próxima semana, o ICE [serviço de imigração americano] vai começar o processo de deportar milhões de estrangeiros ilegais que conseguiram entrar de forma ilícita nos Estados Unidos. Eles serão deportados tão rápido quanto entram", diz o texto, que também elogia as "fortes leis de imigração" do México para deter o fluxo vindo da fronteira.

Há cerca de dez dias, os dois governos firmaram um acordo migratório para deter as pessoas que tentam chegar aos EUA pela fronteira sul, vindas da América Central e passando pelo território mexicano.

Um funcionário do governo disse que a medida anunciada pelo presidente americano na segunda-feira,17, se concentrará em mais de 1 milhão de pessoas que receberam ordens finais de deportação por juízes federais, mas permanecem em liberdade nos EUA. O funcionário falou sob condição de anonimato à agência de notícias Associated Press para explicar os tuítes do presidente.

Outras autoridades americanas com conhecimento sobre os preparativos disseram que a operação não era iminente e que os funcionários do ICE não estavam cientes de que o presidente divulgaria planos confidenciais de aplicação da lei no Twitter. Os funcionários falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar publicamente.

É incomum, diz a Associated Press, que órgãos de aplicação da lei anunciem incursões antes que elas ocorram. Alguns no governo Trump acreditam que demonstrações de força como prisões em massa podem servir como impedimentos efetivos, enviando uma mensagem para aqueles que estão pensando em fazer a viagem para os EUA que não vale a pena tentar.

Segundo um funcionário mexicano declarou à Associated Press na segunda-feira (17), há três semanas, cerca de 4,2 mil migrantes chegavam diariamente à fronteira americana. Agora, esse número caiu para cerca de 2,6 mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.