COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
EM NOVA circulada por São Luís para rever a família, os amigos e os festejos juninos, o artista plástico maranhense Fernando Mendonça realizou no fim de semana uma oficina de mosaico em azulejaria, como parte das ações desenvolvidas pelo projeto Coroado de Natal – Fortalecendo a Identidade Cultural. No próximo fim de semana, Mendonça promoverá a oficina novamente. Na segunda-feira, o artista dividiu mesa com este Repórter PH (foto) e o casal Francisca e Márcio Barbosa, no jantar do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol
EM NOVA circulada por São Luís para rever a família, os amigos e os festejos juninos, o artista plástico maranhense Fernando Mendonça realizou no fim de semana uma oficina de mosaico em azulejaria, como parte das ações desenvolvidas pelo projeto Coroado de Natal – Fortalecendo a Identidade Cultural. No próximo fim de semana, Mendonça promoverá a oficina novamente. Na segunda-feira, o artista dividiu mesa com este Repórter PH (foto) e o casal Francisca e Márcio Barbosa, no jantar do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol
O DESEMBARGADOR Froz Sobrinho com seu colega de toga Marco Villas Boas (diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e a desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez (2ª vice-presidente do TJMG)
O DESEMBARGADOR Froz Sobrinho com seu colega de toga Marco Villas Boas (diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e a desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez (2ª vice-presidente do TJMG)

Arraial do Luang
Uma das maiores e melhores programações da temporada junina deste ano em São Luís é o Arraial do Monte Castelo, que está cercado de grande expectativa, por conta das excelentes atrações programadas, graças ao apoio cultural do vitorioso empresário Juninho Luang.
O Arraial do Monte Castelo – ou Arraial do Luang, como também é chamado –, acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h, e terá como ponto alto o show de Alcione, a maior e mais famosa cantora maranhense de todos os tempos, que subirá ao palco com sua banda completa.

Arraial do Luang 2
Participam ainda da programação do Arraial (na avenida Newton Bello), não necessariamente nesta ordem, a cantora Cecília Leite, Boizinho Barrica, os batalhões Boi de Maracanã e Boi da Maioba, mais os Bois do Miritiua, Encanto do São Cristóvão e Brilho da Ilha, além do Cacuriá da Fé em Deus e do Tambor de Crioula da Fé em Deus.
É festa para encantar a noite e varar a madrugada.

No Cristo Rei
O grande acontecimento cultural da noite de hoje em São Luís é o lançamento do livro “O Princípio Constitucional da Fraternidade: Seu Resgate no Sistema de Justiça”, do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, com prefácio do ministro Edson Fachin, do Supremo
Tribunal Federal.
O local escolhido para a noite de autógrafos é o Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.

No Cristo Rei 2
E o evento é uma promoção conjunta do Tribunal de Justiça do Maranhão, Escola Superior da Magistratura, Ministério Público, UFMA e Justiça Federal.
O livro, entre outras coisas, apresenta a relevância da fraternidade por meio de sua compreensão como experiência possível, do estudo e da interpretação da história à luz da fraternidade.
E também mostra reflexões sobre a necessidade da Justiça acompanhar as transformações sociais e, ao mesmo tempo, garantir os direitos humanos fundamentais, favorecendo a abertura para uma sociedade fraterna.

Escola de Excelência
O desembargador Froz Sobrinho, diretor da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), representou o Maranhão no 48º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escola Estaduais da Magistratura, realizado na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais,
em Belo Horizonte.
O Encontro é considerado um importante espaço para debates e troca de experiências, com o propósito de aproximar e alinhar as ações das escolas da magistratura, sempre com vista à excelência da prestação jurisdicional.
Na pauta da reunião, temas atuais que irão guiar a formação dos magistrados em todo o país, como Segurança Humana, Inteligência Artificial e Uso Terapêutico da Canabis Sativa (THC).

Atração do Guarnicê
A atriz Juliana Alves, convidada especial da 42ª Edição do Festival Guarnicê de Cinema, é a grande atração da programação desta quarta-feira. Ela é casada com o diretor de Cinema Ernane Nunes, que também está em São Luís para o festival, e participa de um bate-papo a partir das 15h na Casa do Tambor de Crioula. O Guarnicê segue até a próxima sexta-feira quando ocorre a grande noite de encerramento com a premiação dos vencedores, no Teatro Artur Azevedo.

TRIVIAL VARIADO

Grande sensação desta quarta-feira em São Luís, o show da dupla Diego & Victor Hugo, no “Arraiá 4mãos”, no estacionamento do São Luís Shopping promete atrair multidões. A entrada franca para a primeira vez da dupla em São Luís e com eles, uma coletânea de sucessos que vem conquistando o público do Brasil a fora.
Para os governadores, deputados federais jogam para a plateia, temendo desgaste. Os gestores estaduais têm feito a conta: caso estados e municípios não sejam reincluídos na Reforma da Previdência haverá, ao final, 27 legislações estaduais e cinco mil municipais.

No assunto: há governadores do Nordeste definindo essa postura dos parlamentares como um “desserviço ao Brasil” e há quem considere que os gestores de executivos estaduais estariam servindo de “bode expiatório” aos deputados.

Tem mais: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já considerou que os estados e municípios podem ser reincluídos por meio de destaque em plenário. Mas, para isso, seria necessário compromisso de deputados ligados aos governadores de votar a favor
da reforma.

Hoje, no Multicenter Sebrae, acontece o São João da Thay. Blogueiros, digitais influencer e outros da mesma área nas redes sociais, vieram prestigiar a amiga, que comandou festa para eles em Barreirinhas.

Já de volta à Ilha, Cintia e Fernando Motta ainda comemoram o sucesso da filha Bianca, que recebeu 10 de ponta a ponta na defesa de sua tese de conclusão do curso de Arquitetura e Paisagismo, na Escola de
Belas Artes de São Paulo.

DE RELANCE

Em campanha
Em campanha para voltar a ser reitor da Universidade Federal do Maranhão, o professor doutor Natalino Salgado pontua alguns avanços conquistados na sua administração. Ele entende que o momento é desafiador diante do cenário político adverso, exigindo do gestor experiência e plano estratégico para enfrentá-lo.E justifica ter aceitado ser candidato porque o Movimento Pacto pela UFMA o escolheu, pela experiência e poder de agregação, além de boas relações institucionais no Estado e país para buscar recursos”. Salgado realça a importância do apoio da classe política na conquista de mais recursos para a instituição. E avalia que o sistema presidencialista permite que o Congresso Nacional tenha relevância nos destinos do país e atinentes à instituição de ensino superior.

Em campanha 2
Natalino Salgado lembra que por meio do CT-INFRA, a UFMA obteve, até 2015, financiamento de mais de 24 milhões de reais. Deste montante, R$13,7 milhões foram destinados para construção de prédios, novos laboratórios, espaços para pesquisadores dos programas de pós-graduação. O restante, R$ 8,8 milhões, foram usados para compra de equipamentos que hoje estão instalados em centrais analíticas multiusuários, que atendem todo o campus do Bacanga, assim como outros campi.

Balaio de Sotaques
O Sesc Turismo inicia hoje sua agenda junina e segue até 22 de junho, a partir das 19h. Grandes nomes do São João maranhense e forró-pé-de-serra fazem parte do repertório junino do Balaio de Sotaques. Na agenda do primeiro dia, o público poderá contemplar apresentações do Cacuriá de Dona Teté, Boi de Morros, Boi Unidos Venceremos
e Boi de Axixá. Entrada gratuita!

Democratas sonha alto
O Democratas, que vive um novo momento, depois que saiu fortalecido das recentes eleições para a Câmara e Senado, agora sonha alto para as eleições municipais de 2020 no Maranhão, a começar pela Capital. Comenta-se que está sendo feito um estudo sobre a possibilidade de protagonismo em grandes cidades do Estado. A nova estratégia prioriza que o partido possa ser protagonista nas eleições das principais cidades do estado.

Dois pesos
É compreensível que as pessoas com menos familiaridade com o processo legal não identifiquem a gravidade no precedente tornado público nas conversas entre um juiz e integrantes do MP. Também é compreensível que tentem partidarizar a questão. O que causa estranheza é o silêncio dos que deveriam ser os primeiros a gritar.

O alerta ajuda
Nada de pânico, mas o alerta ajuda a lembrar de ter cuidado. Entre 2002 e 2016, 64 mil crianças com menos de cinco anos foram atendidas em hospitais americanos devido a intoxicações causadas por produtos cosméticos como xampus, removedores de esmalte e desodorantes. Os dados são da US Consumer Product Safety Commission. A prateleira mais alta ou o armário chaveado continuam sendo soluções simples e eficientes.

Em boa hora
Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida provisória que altera os procedimentos para a venda de bens apreendidos de criminosos chega em boa hora. Apesar de a legislação em vigor já permitir o leilão de bens de traficantes de drogas, o processo é moroso e resulta em alto custo para o Estado. A desburocratização é uma antiga reivindicação do Ministério Público e do próprio Judiciário. Pelo que se conhece do texto, a medida vai facilitar a venda de bens que estão em depósitos e, muitas vezes, quando são leiloados já perderam valor.

Falta de civilidade
Sei não. O presidente Jair Bolsonaro tem todo o direito de descartar quem ele avaliar que não está de acordo com suas expectativas, mas a forma como tem feito as demissões revela um primitivismo no mínimo deselegante e estranho à liturgia do cargo que ocupa. Os três exonerados esta semana – e outros exonerados antes – foram fritados por longo tempo ou ficaram sabendo da demissão pela imprensa, após entrevistas de Bolsonaro.

Falta de civilidade 2
Se, por razões como a burocracia que precisam enfrentar para executar suas tarefas e os riscos legais que assumem, já é difícil recrutar quadros de primeira linha para o governo federal, a possibilidade de serem submetidos a humilhação pública torna ainda mais remota a chance de pessoas com capacidade aceitarem uma posição de destaque na administração federal. Ao se comportar de forma descortês com subordinados, Bolsonaro não mostra autoridade, mas apenas desconhecimento de princípios básicos de civilidade.

Para escrever na pedra:
“Sucesso é se eu gosto do que fiz”. De Paul McCartney, cantor e compositor britânico, membro original dos Beatles. Ele completou 77 anos ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.