Festival Guarnicê

"Legalidade" faz sua estreia no circuito nacional de cinema no Maranhão

"Legalidade", de Zeca Brito tem no elenco nomes como Letícia Sabatella e Cleo Pires

Com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Fernando Alves Pinto e Cleo Pires protagonizam o longa "Legalidade"
Fernando Alves Pinto e Cleo Pires protagonizam o longa "Legalidade" (LEGALIDADE)

SÃO LUÍS- Depois de ter sido exibido no 35º Festival Latino de Chicago em abril, “LEGALIDADE”, dirigido por Zeca Brito, faz sua estreia em solo brasileiro durante o 42º Festival Guarnicê de Cinema, realizado de 14 a 21 de junho, em São Luís (Maranhão). A exibição do filme na mostra competitiva nacional será no dia 20/6, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para 12 de setembro, com distribuição da Boulevard Filmes.

O longa-metragem retrata o período de agosto e setembro de 1961, quando Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, organizou no Palácio Piratini um movimento de resistência à tentativa dos militares de impedir a posse do vice-presidente do Brasil, João Goulart, após a renúncia do presidente Jânio Quadros.

Produzido pela Prana Filmes, o filme tem roteiro de Brito e Leo Garcia e tem no elenco Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella, Cleo Pires, Leonardo Machado e José Henrique Ligabue. Na trama, é retratado um triângulo amoroso vivido por personagens fictícios dentro de um contexto político atribulado durante aqueles 14 dias.

O filme demorou oito anos para ser concluído desde a produção do roteiro inicial. O filme traz à tona vários fatos da época. Um deles é quando João Goulart volta ao país pela primeira vez, depois que Jânio Quadros deixou a presidência. Ele saiu do Uruguai para o Brasil.

Naquela época, porém, havia a suspeita de um ataque ao avião. Para impedir que a aeronave fosse atacada, Brizola teve a ideia de colocar jornalistas estrangeiros no mesmo voo. Essa é uma das cenas já gravadas.

SERVIÇO

Exibição de LEGALIDADE no 42º Festival Guarnicê de Cinema

Data: 20 de junho (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro Alcione Nazaré

Endereço: Ladeira do Comércio, R. da Feira Praia Grande, 200

http://www.cultura.ufma.br/41guarnice/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.