Indústria criativa

Palestra discute potencialidades na economia criativa

Especialista abordará necessidade de compreender a dinâmica do setor que, apesar da crise, surge com grande potencial de crescimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Mesmo com o cenário recessivo dos últimos anos, o mercado da economia criativa driblou adversidades, apresentando tendência de crescimento em todo o país, como mostra o estudo Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, feito pelo Sebrae em 2017. Com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre este segmento e traçar um panorama acerca das particularidades e potencialidades dos negócios criativos, o Sebrae no Maranhão promove, às 19h de hoje, a palestra “Ampliando o olhar sobre o mercado da economia criativa”, no Sebraelab (atrás do Multicenter Negócios e Eventos).

De acordo com os dados desta pesquisa, o Produto Interno Bruto (PIB) Criativo representa 2,61% do PIB nacional, totalizando R$ 171,2 bilhões. Dividida em 13 segmentos, a produção criativa concentra-se em quatro grandes áreas: consumo, mídias, cultura e tecnologia, que agregam mais de 837 mil profissionais formalmente empregados.

“Vencer nesse mercado, exige mais do que criatividade. Inclui também compreender as particularidades do mercado e buscar estratégias de diferenciação, de vendas e inovação voltadas ao fortalecimento dos negócios dos vários segmentos da economia criativa, cuja dinâmica é evidente”, explica Danielle Abreu, gestora do projeto Fortalecimento da Economia Criativa, da Unidade Regional de São Luís, ao explicar por que a instituição está organizando o evento.

Palestra

A palestra “Ampliando o olhar sobre o mercado da economia criativa” será ministrada pelo músico André Lira e tem como objetivo fortalecer, nos empreendedores criativos locais, uma compreensão mais ampla sobre o mercado em que atuam, viabilizando possibilidades de expansão, potencializando parcerias e interações com outros mercados.

André Lira é músico, compositor, instrumentista, produtor cultural, professor e gestor de projetos socioculturais, com trabalhos em ONGs brasileiras e estrangeiras; atuou no campo da gestão e produção cultural por mais de 15 anos e atualmente trabalha com empreendedorismo criativo, prestando consultorias para projetos independentes para clientes das áreas da produção cultural e artística, empreendedorismo, tecnologia e poder público. É consultor credenciado pelo Sebrae e responsável por projetos como Sertão Criativo, com foco no empreendedorismo criativo.

Mais

Economia criativa

A palestra concretiza mais uma etapa do projeto, que vem sendo executado desde 2108, atendendo pessoas ligadas ao arranjo da economia criativa na região metropolitana de São Luís. Dentre as ações programadas para os próximos meses, destaque para o Workshop de Música, programado para o mês de julho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.