Protesto

Moradores do Araçagi reivindicam melhorias para ruas do bairro

Reclamações, que já completam cerca de seis anos, vão desde pavimentação, limpeza e saneamento básico a questões de segurança da comunidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Moradores do Araçagi durante protesto na MA-203
Moradores do Araçagi durante protesto na MA-203

SÃO LUÍS - Em busca de melhorias e investimentos básicos para o bairro, moradores do Araçagi, localizado no município de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís, realizaram um protesto na MA-203, principal via do bairro, ontem (17). As reivindicações, que já completam cerca de seis anos, vão desde pavimentação, limpeza de ruas e saneamento básico a questões relacionadas à segurança da comunidade, como implantação de faixas de pedestres e demais intervenções no trânsito da região. Procurada, a Prefeitura ribamarense não se pronunciou sobre as reclamações da comunidade.

Com faixas e cartazes em mãos, cerca de 80 moradores, reunidos em prol de melhorias do Araçagi, fizeram-se presentes durante protesto realizado na MA-203, principal via de ligação entre o bairro e a capital. Os manifestantes espalharam pneus pela via e bloquearam, parcialmente, o fluxo de veículos no local. O protesto foi acompanhado pelo Batalhão Rodoviário da Polícia Militar, que monitorou o trânsito durante a manifestação dos moradores.

De acordo com os manifestantes, os investimentos destinados ao bairro não condizem com a arrecadação obtida por meio do Imposto sobre Propriedade predial e Territorial Urbana (IPTU), pago anualmente pela população, que segue, inclusive, sem serviços de saneamento básico.

Veículo tem dificuldade para transitar em ruas sem asfalto
Veículo tem dificuldade para transitar em ruas sem asfalto

“Simplesmente não há investimento nessa área, que pertence a São José de Ribamar. Os gestores abandonaram a região. Não temos, sequer, fornecimento de água potável e tratamento de esgoto. Enquanto isso, temos um bairro com padrão de casas com um bom percentual de arrecadação de IPTU na região e sem reciprocidade de retorno desses impostos para o Araçagi”, pontuou a moradora e manifestante Aparecida Gomes.

Primeiras tentativas
Segundo eles, as reivindicações não vêm de um dia para o outro. Acumulam-se há, pelo menos, seis anos, quando as primeiras tentativas de contato com o poder público foram iniciadas. “Desde 2013 enviamos ofícios e fazemos reuniões com os gestores que só prometem e não cumprem. O único resultado que conseguimos foi a chegada da delegacia e a presença da 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, que muito nos ajudou a diminuir os índices de roubos a residências”, afirmou Gomes.

Além dos problemas já citados, a população também alegou que faltam faixas de pedestres e sinalização na MA-203, situação que tem proporcionado constantes registros de acidentes e atropelamentos no perímetro. Outro ponto destacado pelos manifestantes diz respeito à sensação de insegurança, que tem se tornado cada vez mais comum no bairro, proporcionada, entre outras coisas, pela precariedade de ruas e passeios públicos tomados por resíduos.

Rua sem pavimentação no bairro Araçagi
Rua sem pavimentação no bairro Araçagi

“A própria Polícia Militar não consegue fazer o seu trabalho porque não existe limpeza nas ruas. Nós não temos pavimentação, o que facilita os assaltos, porque os carros têm que diminuir a velocidade para passar no local. Não te­mos fiscalização ambiental. Aqui no bairro começaram a acontecer invasões, e com isso vem a criminalidade atrás”, contou Rosângela Pinho, moradora do bairro e representante da manifestação.

Durante o protesto, esteve presente o coronel Gonçalo Alves de Sousa, secretário de Segurança, Transportes Coletivo, Trânsito e Defesa Social de São José de Ribamar, que se comprometeu em realizar uma Audiência Pública com a comunidade, com data e local a ser definidos, para discutir os problemas e apontar soluções para as queixas da população.

O Estado manteve contato com a Prefeitura ribamarense para questionar outras medidas que serão efetivadas para atender às reivindicações, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Lixão em rua no bairro Araçagi, onde há problema na coleta
Lixão em rua no bairro Araçagi, onde há problema na coleta

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.