Sem água

Caema: deputado cobra resposta sobre falta de água

Parlamentar protocolou três requerimentos na Mesa Diretora da Casa; entre as propostas, há uma solcitação para convocar o presidente da Caema

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Adriano Sarney quer explicações da Caema sobre falta de água
Adriano Sarney quer explicações da Caema sobre falta de água (Adriano Sarney)

Ronaldo Rocha
Da editoria de Política

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) cobrou formalmente on­tem, da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), informações sobre a interrupção no fornecimento de água a mais de 80 bairros de São Luís.
O parlamentar apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, três requerimentos relacionados ao tema. O primeiro é de convocação do presidente da companhia: Carlos Rogério Santos Araújo; o segundo é de pedido de informações e o terceiro é de realização de uma audiência pública.
Ao todo, foram quatro dias sem o abastecimento regular de água em alguns bairros da capital, desde o rompimento da tubulação da adutora do Sistema Italuís, identificado no km 56 da BR-135.
A Caema havia assegurado, por meio de nota, que o abastecimento de água seria regularizado nos mais de 80 bairros atingidos, no último sábado. Até ontem, contudo, a população ainda enfrentava uma série de transtornos por causa da falta de água na capital.

Convocação
No primeiro requerimento Adria­no pede que, após consultado, o Plenário da Casa determine a convocação de Carlos Rogério Santos Araújo para o dia 25 de junho, a próxima terça-feira, para prestar esclarecimentos sobre o sistema de abastecimento de água das Ilha de São Luís, na Sala de Reunião das Comissões.
No segundo requerimento, ele pede informações a Caema e à presidente do Procon, Karen Barros, sobre a falta de água na Ilha. No documento, o parlamentar listou três questionamentos.
“1- Quais as causas do problema reiterado de falta de abastecimento de água, que na semana do dia 11/06 a 17/06 deixou mais de 80 bairros da Ilha sem esse serviço essencial; 2 - Quais as medidas que serão tomadas pela administração pública para reparar os transtornos causados à população pela falta de água em São Luís; 3 - Qual o andamento da obra do Novo Sistema Italuís e os prazos para o seu funcionamento?”, relacionou.
Adriano também pediu à Mesa Diretora autorização [por meio de votação] para realizar audiência pública - no âmbito da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional - para o dia 3 de julho.
No domingo, o parlamentar já havia tratado do tema em seu perfil em rede social. Na ocasião, ele adiantou que cobraria respostas do Poder Público.
“Falta de água em São Luís. Cobrarei resposta do Governo do Estado. O que ocorreu? Como anda a nova Italuís deixada pelo governo retrasado?”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.