PROJETO SOCIAL

Oficina de mosaico contempla artesãos no bairro Coroadinho

Comunidade foi contemplada com workshop do artista maranhense Fernando Mendonça; técnica incrementará trabalho das profissionais do segmento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Fernando Mendonça ministrou oficina na comunidade do Coroadinho
Fernando Mendonça ministrou oficina na comunidade do Coroadinho (Fernando Mendonça curso Coroadinho)

SÃO LUÍS – Uma oficina de mosaico em azulejaria, ministrada pelo artista plástico maranhense Fernando Mendonça, foi realizada neste fim de semana na Associação dos Artesãos do Polo Coroadinho, em São Luís. Integrada às ações do projeto Coroado Natal – Fortalecendo a Identidade Cultural do Coroadinho, que tem por objetivo promover o desenvolvimento do polo por meio da arte, dança e outras atividades culturais, a oficina proporcionou mais conhecimento para as participantes que, por meio dos ensinamentos, geram renda para o sustento da família a partir de suas produções artesãs.

De acordo com a gestora do projeto Coroado Natal, a oficina ministrada na associação durante este fim de semana, por um artista reconhecido nacionalmente, teve como proposta o incremento de uma nova técnica às atividades rentáveis já desenvolvidas pelas artesãs da comunidade. “Os materiais utilizados durante a oficina, que seriam descartados se não enxergássemos sobre os resíduos potencial reciclável, são restos de azulejos que possibilitam a construção de mosaicos e artesanatos a partir de uma técnica que os participantes ainda não tinham domínio e que podem, inclusive, possibilitar a geração de renda da comunidade aprendiz”, ressaltou Ana Beatriz Rocha.

Para a presidente da Associação dos Artesãos do Polo Coroadinho, Cleidioma Melo, a presença do artista plástico Fernando Mendonça, possível a partir do engajamento do projeto Coroado Natal - Fortalecendo a Identidade Cultural do Coroadinho, foi de suma importância para a valorização das atividades que a comunidade pertencente à entidade já promove.

“Como o nosso foco maior, desde a fundação da associação, sempre foi o reaproveitamento de resíduos por causa da questão ambiental e porque a gente mora, praticamente, dentro do Parque Estadual do Bacanga que abrange várias nascentes e uma flora rica, mas ameaçada, o que nos causa grande preocupação. Por isso, a gente se empenha em trabalhar a partir do que para algumas pessoas consideram lixo, mas que para nós é matéria para geração de arte”.

“A gente já vinha sonhando em realizar esse projeto há algum tempo na região. Apesar da simplicidade da técnica, que é considerada milenar, e ao mesmo tempo que é elementar também é sofisticada, e talvez seja a principal e primeira expressão de arte que se tenha notícia”, contou o artista plástico Fernando Mendonça. “Trazendo todo esse contexto histórico para a localidade, nós só despertaremos uma coisa que já existe, pois o maranhense tem muito gosto em fazer fachadas de azulejo.

E quem pôde participar do sonho concretizado do artista plástico foi a artesã Karine Nunes. “Eu já trabalho no ramo de luminárias e peças de decoração, tudo a partir da reciclagem, e levar o que está sendo mostrado pelo Fernando, com certeza agregará um pouco mais de valor ao meu produto, que é algo que eu já vinha buscando, a partir dos traços regionais e da técnica do mosaico, que é algo muito presente em São Luís, por toda a sua história artística e arquitetônica”, declarou.

SAIBA MAIS

O artista

Maranhense de Bacurituba, Fernando Mendonça veio para São Luís e cresceu com a arte pulsando em todas as partes do corpo. Em 1978 integrou o grupo Laborarte e, dois anos depois, foi para o Rio de Janeiro, onde frequentou, até 1985, na Escola de Artes Visuais, as aulas de Celeida Tostes, Rubens Gerchman e Enéas Valle.

Fernando Mendonça é um dos nomes mais brilhantes das artes plásticas maranhense. Ele já realizou diversas exposições com grande aceitação por parte da crítica e do público, entre elas o Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro; Salão Paraense (PA); Feira Internacional de Arte Contemporânea, em Paris, além do Maranhão, sua terra natal. Atualmente ele reside no Rio de Janeiro.

Sobre o projeto

Desenvolvido por meio do Instituto Rede Coroado de Natal, com apoio da Cemar e da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto visa a transformação do polo Coroadinho, criando oportunidades de envolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos em atividades culturais, contribuindo para a formação de indivíduos melhores, capacitados profissionalmente e com consciência cidadã.

Além de fortalecer a identidade cultural do polo Coroadinho, o projeto também objetiva a promoção do desenvolvimento sociocultural de forma sustentável e a melhora da qualidade de vida da população. Para isso, serão desenvolvidas oficinas como forma de geração de renda para a comunidade por meio do artesanato, música e outros tipos de produções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.