Inferno astral

Neymar tem bens bloqueados por dívida de quase R$ 200 milhões

Justiça mandou bloquear 36 imóveis do jogador por sonegação

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Após ser acusado de estupro, Neymar tem bens bloqueados pela Justiça
Após ser acusado de estupro, Neymar tem bens bloqueados pela Justiça (Neymar)

Vários imóveis de familiares, empresas e do próprio Neymar foram bloqueados em função de um processo de sonegação fiscal. Jogador é suspeito de sonegar cerca de 70 milhões de reais. A ação impede que os bens sejam vendidos.

O processo se arrasta desde 2013, quando o atleta foi transferido do Santos para o Barcelona. Os europeus pagaram 40 milhões de euros a uma empresa do pai de Neymar entre 2011 e 2013. Neymar é acusado de não ter repassado os valores relativos às alíquotas do Imposto de Renda Pessoa Física e de Pessoa Jurídica.

Dois anos após a transferência, em 2015, o jogador foi autuado Neymar foi autuado em 188 milhões de reais. Valores referentes a 64 milhões de reais de tributação, 10 milhões de juros, 95 milhões de multa de ofício e 19 milhões de multa isolada.

Neymar recorreu e conseguiu reduzir a multa para 8,7 milhões de reais, sob alegação de que se tratavam de direitos de imagem. Os 69 milhões cobrados atualmente são referentes ao valor de tributação de 2015, mais juros e multa.

Entre os imóveis estão duas mansões no Condomínio Jardim Acapulco, no Guarujá, próximo à cidade de Santos, que são anexas e somam 3 000 m² de área. As mansões foram adquiridas em 2011 pela família do jogador por 7 milhões de reais, e hoje já estão avaliadas em 14 milhões de euros. Além dos imóveis no Guarujá, há outros em São Paulo, Santos, Praia Grande, São Vicente e em Itapema, no litoral de Santa Catarina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.