AVALIAÇÃO

Gutemberg Araújo lança livro sobre desafios da gestão da saúde pública

Gutemberg Araújo aborda a gestão em saúde pública em seu terceiro livro; lançamento será na Amei, às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Médico Gutemberg Araújo lança livro hoje
Médico Gutemberg Araújo lança livro hoje (gutemberg araújo)

SÃO LUÍS- Com o tema “Os Desafios na Gestão da Saúde Pública no Sistema Único de Saúde – SUS”, o médico Gutemberg Araújo lança seu terceiro livro, nesta segunda-feira (17), às 19h, na Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), no São Luís Shopping.

Médico, professor da Universidade Federal do Maranhão e Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Gutemberg Araújo explica que o livro é fruto da realização de um MBA em Administração em Saúde na FGV-RJ.

“O livro faz um relato da saúde no país e seus reflexos nos Estados e Municípios, abordando sobretudo a questão de recursos e de gestão. É um trabalho qualitativo, realizado por meio de entrevistas feitas com gestores estaduais e municipais, abordando os problemas, autonomia, relação entre os poderes, as estratégias, dificuldades e possibilidades de melhorias do sistema”, afirma.

A saúde pública é pauta constante na vida de Gutemberg Araújo. Além de médico e professor da UFMA, ele é vereador de São Luís no quarto mandato, tendo 62 leis aprovadas na Câmara Municipal.

“Minha missão é servir ao povo, seja como médico, seja como político. A temática deste livro procura detectar as dificuldades, possibilidades e desafios que existem neste setor. Não é um livro terminal, pelo contrário, abre grandes possibilidades para novos estudos para ajudar a melhorar o cenário da saúde pública no país”, destaca.

Gutemberg Araújo é mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal Fluminense, doutor em Cirurgia pela UNIFESP e membro da Academia Maranhense de Medicina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.