Estado Maior

Itaqui vistoriado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O deputado federal maranhense Edilázio Júnior (PSD) deverá informar hoje à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal, a data em que será realizada uma visita técnica de parlamentares da Casa, de membros do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) ao Porto do Itaqui.
A visita foi autorizada pelo colegiado após a aprovação de forma unânime, por 12 a 0, de um requerimento de autoria de Edilázio. O colegiado aguarda a data para realizar a diligência. O objetivo da comissão com a visita técnica será apurar denúncias de ilegalidades ou irregularidades no porto maranhense.
O pedido tomou por base as denúncias de apropriação indevida de recursos do Porto do Itaqui pelo Estado e, consequentemente, o descumprimento daquilo que determina o Convênio de Delegação firmado junto ao Governo Federal, já levantado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A Antaq informou à Justiça o saque de R$ 140 milhões das contas do Porto pelo Executivo Estadual e tenta impedir novas operações deste tipo.
A fiscalização in loco foi aprovada pela comissão da Câmara Federal na ocasião sob protestos do deputado Márcio Jerry (PCdoB), que chegou a obstruir a votação.
Apesar da manobra, os parlamentares que integram o colegiado e que representam vários estados da federação, reconheceram a gravidade do caso e decidiram buscar respostas da gestão do porto.
Por isso, a participação efetiva do TCU e da CGU na visita.

Abriu o verbo
O deputado governista Zé Inácio (PT) chamou a atenção da imprensa e da classe política no último fim de semana e disparou forte crítica à articulação do Governo junto ao Legislativo Estadual.
Isso após o governador Flávio Dino ter realizado a entrega de equipamentos para alguns municípios em evento realizado na sexta-feira.
Inácio afirmou que o recurso investido nos equipamentos foi fruto de empréstimo aprovado na Assembleia. Ele também disse que a ausência de deputados foi resultado da “desarticulação” das secretarias de Governo.

Sem água
Vários bairros de São Luís ficaram sem o fornecimento de água ontem, mesmo após a Caema haver prometido para sábado o restabelecimento do abastecimento na capital.
Resultado: o dia em que tradicionalmente o cidadão separa para o lazer ou descanso foi tomado por uma rotina de filas gigantescas em chafarizes, bicas e poços em busca de água.
Situação humilhante e que fere a dignidade do cidadão.

Pesar
A ex-governadora Roseana Sarney lamentou com pesar a morte do médico e ex-prefeito da cidade de Zé Doca, Dr. Alberto Carvalho Gomes.
A emedebista lembrou da trajetória política do ex-gestor e se solidarizou aos parentes e amigos de Dr. Alberto.
Na eleição de 2012, ele foi eleito prefeito de Zé Doca com quase 50% dos votos válidos.

Liderança
O ex-deputado Ricardo Murad (PSDB) lidera pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto DataIlha para as eleições municipais de Coroatá, em 2020.
No levantamento, ele aparece com 33,3% das intenções de votos, mais de 10 pontos percentuais à frente do prefeito Luizinho da Amovelar.
Murad filiou-se ao PSDB no mês de maio sob a articulação do senador Roberto Rocha, presidente estadual da sigla, que o quer na disputa em Coroatá.

Posse
Os deputados de oposição Adriano Sarney, Wellington do Curso e César Pires continuam cobrando o Governo do Estado pela posse dos mais de 1.800 aprovados em concurso público da PM.
De acordo com os parlamentares, todos os aprovados concluíram o curso de formação e deixaram seus empregos e outras ocupações para assumir posto na Segurança Pública.
Na internet há uma petição idealizada por Adriano pelo chamamento dos policiais militares e que já conta com mais de 10 mil assinaturas.

DE OLHO
R$ 9,5 milhões
é o valor
que o Governo do Estado assegura para investimento, em 2019, no cinema maranhense

CLA
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) deve apresentar após o feriado o relatório final do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas.
A matéria, que consolida a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos para exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, deve ser votada em seguida pelo Congresso.
A expectativa é de que até o recesso parlamentar a peça já tenha sido apreciada.

E MAIS

• O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a presidente do Iphan, Kátia Bogea, realizaram vistoria nas obras da Praça Deodoro e na Rua Grande, em São Luís.

• O governador Flávio Dino criticou a postura do ministro da Justiça, Sergio Moro, após o vazamento dos diálogos pelo The Intercept.

• O Supremo Tribunal Federal deve apreciar novo pedido de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.