PH

Guarnicê com Mostra Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
DE PASSAGEM por São Luís, para rever a família e os amigos, o maestro Maécio Gomes, que mora na Itália, visitou a redação de O ESTADO com seus pais Tonico e Janete Gomes (ela aniversariante da semana)
DE PASSAGEM por São Luís, para rever a família e os amigos, o maestro Maécio Gomes, que mora na Itália, visitou a redação de O ESTADO com seus pais Tonico e Janete Gomes (ela aniversariante da semana) (PH01)

A grande novidade do 42º Festival Guarnicê de Cinema deste ano, que reúne gente do cinema de todo o Brasil, é a Mostra Política. Os filmes exibidos retratam questões sociopolíticas do cenário brasileiro e tem como curador o crítico de cinema maranhense pertencente à Associação Brasileira de Críticos de Cinema e criador do site “Cinema com Crítica”, Márcio
Sallem. As peças audiovisuais estão sendo exibidas sempre no horário da tarde no Cine Praia Grandes.

No seu quadrado
O imbróglio do vazamento das conversas entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol se resume a uma metáfora botânica.
Quem olha a árvore argumenta que os corruptos não teriam sido presos sem a colaboração estreita entre o juiz e o Ministério Público.
Quem olha a floresta entende que preceitos são fundamentais e que esse tipo de precedente, se virar regra, bagunçará ainda mais o país.
Ambos os argumentos são consistentes, mas me inclino pelo segundo. Juiz é juiz, promotor é promotor.
Se não for assim, mais cedo ou mais tarde, os fins justificarão os meios não apenas contra os corruptos da Lava-Jato, mas também contra os que botaram os corruptos na cadeia.
Aliás, é o que já está acontecendo.

No lugar certo
Se há um restaurante em São Luís que vem ganhando notoriedade a perder de vista é o ÇA-VÁ, pilotado pelo jovem Chef Rafael Libério, na Rua dos Sambaquis, no Calhau.
Com muita criatividade e de olho no público consumidor de maior poder aquisitivo, Rafael deu uma mexida em regra no cardápio, inclui ingredientes exóticos da culinária maranhense, colocou preços competitivos e abriu a casa para quem quiser levar seu vinho preferido (pelo qual é cobrada a rolha de R$40,00).
Em dois momentos estive por lá no fim de semana: primeiro, para jantar, com Ana Lúcia e Amaro Santana Leite e Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que moram na mesma rua.
No domingo, voltei ao agradável ambiente com Ana Lúcia e Amaro mais Thatiana e César Bandeira.
Todos saímos do restaurante elogiando os quitutes bem elaborados, o serviço correto e a simpatia dos pais do Chef, Márcio e Rosane Libério, que passaram por lá para conferir o sucesso do filho.

São João das Fofinhas
Fátima Sabóia está a mil por hora acompanhando as vendas dos ingressos para um dos eventos mais bonitos e esperados da temporada junina de São Luís: o São João das Fofinhas.
Este ano o evento terá como palco a sede social da AABB, na Ponta do Farol. E a data está confirmada: dia 27 de junho, a partir das 18h.
O São João das Fofinhas, como todos sabem, terá renda exclusiva para as obras assistenciais do Educandário Santo Antônio, com patrocínio do Centro Elétrico através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.
Os ingressos estão disponíveis no próprio Educandário Santo Antonio, no Anil, e na Farmácia São Patrício e no Salão Nonato Fashion Cabelereiro.

Os “Cabeças”
Os senadores Roberto Rocha (PSDB-MA) e Wewerton Rocha (PDT-MA) têm em comum, agora, além dos sobrenomes, o fato de serem dois raros nomes maranhenses que figuram no seleto grupo dos “Cabeças do Congresso”, os 100 nomes mais influentes selecionados pelo Diap.
Além deles, apenas dois deputados federais maranhenses estão na lista: Hildo Rocha (PMD-MA) e Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA).
O Maranhão já teve representação mais forte neste grupo de influentes.
A bancada maranhense é formada por três senadores e 18 deputados federais.

TRIVIAL VARIADO

Nos primeiros dias do seu primeiro mandato como presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebeu uma delegação de vereadores e deputados do Rio de Janeiro onde se encontravam alguns amigos de infância. A audiência quase foi encerrada depois que um dos velhos amigos resolveu chamá-lo de “Bochecha”, apelido que ele abomina.
Cida e José Aparecido Valadão dividiam mesa com Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Thatiana e César Bandeira, no jantar de sábado no Bistrô Alameda Trinta.

A propósito: Ana Elvira e José Benedito, que na semana passada foram recebidos para almoço por José Pestana, passam esta semana em Fortaleza com a filha Thaís, o genro e a neta Lara. Bandeira vai a São Paulo fazer exames de rotina para ver como anda a saúde.

Tudo pronto para o São João da Thay, dia 19 no Multicenter Sebrae. A cantora Alcione já confirmou presença. No dia 21, ela se apresenta no bairro do Monte Castelo, a convite do empresário Juninho Luang. Deve permanecer em São Luís até domingo.

Com uma tarde em clima junino, Teresa Martins comemora sua nova idade no domingo, no Rio Poty Hotel, reunindo um resumido grupo de convidados.

DE RELANCE

Overdose tecnológica
Lembro muito bem: no começo dos anos 1990 me deparei com uma notícia na ainda incipiente internet. Um novo buscador, bem mais rápido, ganhava espaço nos Estados Unidos. Treinei algumas vezes para acertar a pronúncia: gugl. Foi então que aposentei o Cadê e o Yahoo. Naquela época, a disrupção gerada pela tecnologia acenava como uma promessa de futuro luminoso, com democracia de acesso, liberdade de escolhas e conexão ilimitada.

Overdose tecnológica 2
Passadas as primeiras ondas do choque, me socorro da frase que encerra o livro de Juan Sánchez, ex-guarda-costas de Fidel Castro que publicou revelações escabrosas sobre o regime cubano: “Não compreendo porque, no fim, toda a revolução se transforma exatamente naquilo que tentou combater”. Google e Facebook, duas ideias legais, viraram empresas que se apresentam como fornecedoras de informação. Na prática, fazem o aposto: são drenos pelos quais sugam dados dos usuários, nem sempre usados de forma ética e transparente.

Overdose tecnológica 3
Mais do que um escândalo nacional, a invasão do celular do procurador mais famoso do Brasil é a reiteração de um aviso: não existe lugar seguro no mundo digital. Por isso, a tendência agora se inverterá. Aposto que sim. O compartilhamento frenético dará lugar à busca da exclusividade. A hiperexposição alimentará o anseio pela privacidade. As redes sociais com bilhões de usuários perderão espaço para núcleos fechados, restritos. O saldo da revolução tecnológica não é necessariamente negativo. Há muitas evoluções conquistadas pelo caminho. Mas a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Estamos intoxicados pelo que deveria nos curar.

Homofobia no Supremo
Ao criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal de transformar a homofobia em crime, Bolsonaro afirmou que, se houvesse um ministro evangélico na Corte, o desfecho do caso seria diferente. “É uma decisão completamente equivocada. Se tem um evangélico lá, pedia vista (mais tempo para análise) e sentava em cima (do processo)” – pontuou. Para ele, a ação irá fazer com que homossexuais tenham maior dificuldade para encontrar trabalho, já que o empregador poderá ter medo de ser processado por eventuais denúncias.

Pimentões e preços
Uma coisa que sempre me deixava intrigado quando ia a mercados e supermercados era a diferenciação dos preços de pimentões. Os pimentões amarelo e vermelho são sempre mais caros do que o verde. Somente agora recebi uma explicação esclarecedora de Cláudia da Costa Ribeiro, pesquisadora da área de melhoramento genético de pimentas e pimentões da Embrapa Hortaliças. Segundo ela, os frutos vermelhos ou amarelos (dependendo da variedade) são maduros, colhidos da planta depois do amadurecimento. Já os pimentões verdes são coletados quando imaturos e, por isso, ainda não expressaram a coloração vermelha ou amarela.

Pimentões e preços 2
O diferencial de preço dos pimentões vermelhos e amarelos em relação aos verdes deve-se, em parte, à necessidade de manejo adequado, como o cultivo protegido. Enquanto os coloridos são plantados em estufas, os pimentões verdes são cultivados, geralmente, em campo aberto. Além disso, os pimentões vermelhos ou amarelos ficam mais tempo na planta até atingir a maturidade, consumindo mais insumos, como água e fertilizantes. Outro fator é a embalagem de comercialização. Os frutos coloridos são vendidos preferencialmente em caixas de papelão ou bandejas de isopor embalados com filme plástico, enquanto nos pimentões verdes são utilizadas caixas de madeira, resultando em menor custo de embalagem e menor preço no mercado.

Ilícitos de Lula da Silva
Condenado em três instâncias pelos ilícitos na reforma do triplex em Guarujá, e aguardando recurso de nova sentença das irregularidades no sítio de Atibaia – 12 anos e 11 meses –, Lula, ainda cumprindo pena em regime fechado, quer agora a inédita oportunidade de debater com o ex-juiz Sérgio Moro e com o procurador da República Deltan Dallagnol. A proposta, mesmo estapafúrdia, traz de volta o debate politico em torno das suas condenações.

Reforma da Previdência em julho
A desidratação do relatório da Reforma da Previdência facilitou sua tramitação na Câmara. Assim, depois de passar pela comissão especial, o relatório de Samuel Moreira (PSDB-SP) será apreciado pelo colegiado até o fim do mês Há uma expectativa de que o plenário da Casa vote a proposta de emenda constitucional na primeira semana de julho. Em tempo: a estratégia da base do governo e dos governadores e prefeitos, será incluir em plenário uma emenda especifica, assegurando os mesmos termos da Reforma da Previdência nos Estados e municípios.

Para escrever na pedra:
“O que está feito não pode ser desfeito, mas pode-se evitar que aconteça novamente”. Anne Frank (1929-1945), escritora alemã de origem judaica, que nasceu há 90 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.