Oportunidade

Aberto edital para inovação em museus e centros culturais

Programa pioneiro da Oi Futuro na área de museus promove cultura digital e inclui formação de profissionais para a área, seminário e laboratório

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Museus do mundo buscam inovar com o uso da tecnologia
Museus do mundo buscam inovar com o uso da tecnologia (arte digital)

Fortaleza - Qual o futuro dos museus na era digital? Qual o papel de um museu na sociedade do século XXI? Um museu pode ser autossustentável? Essas questões motivaram a criação do programa HiperMuseus, inédito no Brasil, que promove a inovação e a cultura digital no campo dos museus e centros culturais. O programa vai atuar na formação de profissionais, formação de redes e desenvolvimento de novas estratégias na área digital, através de seminário, experimentação e mentorias, que serão realizados no Lab Oi Futuro e na Casa Firjan.

Profissionais que atuam em museus, centros culturais, pessoas ativas em comunidades de cultura maker, tecnologia, especialistas em mídias sociais e cultura digital e interessados no setor cultural, social e de economia criativa são o perfil para o Laboratório HiperMuseus. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.hipermuseus.com. A divulgação dos resultados será no dia 8 de agosto e a primeira mentoria já acontece no dia 13. Até dezembro, serão seis encontros – incluindo um seminário aberto ao público na Casa Firjan – para prototipar projetos e soluções de relevância online, que provoquem engajamento nas redes e que tenham sustentabilidade econômica digital. O Van Gogh Museum é uma das presenças confirmadas nos seminários, e o argentino Marcelo Iniarra, profissional sênior de inovação, mobilização pública e captação de recursos, vai liderar o laboratório de inovação.

O projeto tem patrocínio da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, correalização do Oi Futuro e parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e da Casa Firjan. São apoiadores institucionais do HiperMuseus a Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto Brasileiro de Museus, recebe ainda apoio do Consulado dos Países Baixos e do Conselho Brasileiro Internacional de Museus (ICOM-BR). O HiperMuseus é integrado a um movimento global de museus, como o We are Museums, Creative Museums e o Museo Mix. “A hiperconexão ativa o papel dos museus como agentes de transformação, interligando-os a seus públicos e às urgências contemporâneas como nunca antes”, explicam as curadoras Lucimara Letelier e Mariana Várzea.

A ideia pioneira no país soma-se à estratégias já aplicadas em grandes museus do mundo, como o MoMA, em Nova Iorque, o Van Gogh Museum, em Amsterdã, e o Louvre, em Paris. “A necessidade de integrar os meios digitais à atuação dos museus aumenta a interação com a comunidade local, reforça suas funções sociais, como dar acesso e preservar os acervos digitalmente, de forma cada vez mais transparente”, menciona Mariana Varzea, diretora da Inspirações Ilimitadas. Por isso, além do seminário internacional, está previsto um programa de formação interdisciplinar, através do qual, 42 profissionais de diversas áreas serão selecionados para participar do processo de inovação em cultura digital em museus e centros culturais, “Inovar em museus nos tempos atuais é cocriar soluções colaborativas, multidisciplinares e integradas às causas sociais mais urgentes. E também uma nova sustentabilidade econômica aos museus, pela cultura digital”, explica Lucimara Letelier, fundadora e diretora do Museu Vivo. Perfis mistos e diversos unirão forças para prototipar soluções conjuntas para desafios comuns em suas organizações.

Com iniciativas colaborativas e inovadoras, o Oi Futuro fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo, com atuação nas áreas de educação, cultura, inovação social e esporte. O programa faz parte da linha de atuação do OiFuturo na produção de conteúdo de referência e no estímulo à inovação no setor de museus, em que o instituto atua através do Museu das Telecomunicações – pioneiro em interatividade e gamificação – e na articulação de redes para formação de novos públicos, promovendo pesquisas, seminários e cursos. A Casa Firjan funciona como um núcleo de empreendedorismo e inovação, desenvolvendo cursos alinhados às novas exigências do mercado de trabalho e atividades culturais, e também como um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas, voltados para uma sociedade em constante transformação.

Em maio de 2019, o Oi Futuro apresentou a pesquisa de tendências inédita “Museus: Narrativas para o futuro”, que faz um raio-x da percepção do público sobre museus brasileiros e aponta tendências e desafios para repensar o papel do museu no país e engajar mais visitantes. O estudo parte de dados quantitativos e qualitativos levantados para projetar como os museus podem transformar o modo como influenciam a vida contemporânea, promovendo experiências que estimulem a participação ativa do público. Os dados estão disponíveis para download gratuito no site do Oi Futuro https://oifuturo.org.br/pesquisa-museus-2019/

Inspiração

Dia 20 de agosto haverá um seminário internacional na Casa Firjan, com objetivo de inspirar e criar conexões e articulações em rede. Especialistas de diversas áreas como Tecnologias Digitais, Crowdfunding, Museus de Bases Comunitárias, Captação Online, Cultura Maker, Novas Economias, Movimentos Sociais digitais, vão debater os espaços dos museus e como criar novas realidades para sua atuação social e digital. Van Gogh Museum, Museu do Amanhã, Museu de Favela (MUF), Museu das Telecomunicações e Benfeitoria, Movimento Nossas estão confirmados.

“Para a maioria dos visitantes, o primeiro contato com o museu é digital. E engajá-los nas redes requer técnicas que envolvem empatia, emoção autenticidade e afeto”, relata Martijn Pronk, Diretor de Comunicação Digital do Van Gogh Museum, que está entre os cinco museus de arte no mundo que mais engaja digitalmente, com 2 milhões de seguidores no Facebook, e que virá ao Brasil pela primeira vez a convite do HiperMuseus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.