Livro

Obra poética de Tereza Braúna repercute

Livro "Psicanálise e Artifício Poético", recebe comentário do escritor José Sarney

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Tereza Braúna é autora de cinco livros publicados, entre os quais, “Desafio de Ser” e “Digitais da Essência”, este último de poesia
Tereza Braúna é autora de cinco livros publicados, entre os quais, “Desafio de Ser” e “Digitais da Essência”, este último de poesia (Tereza Braúna )

São Luís - A psicanalista e escritora Tereza Braúna Moreira Lima entrelaçou dois temas de seu interesse no livro “Psicanálise e Artifício Poético”, obra recentemente lançada em São Luís em noite de autógrafos que reuniu escritores, psicanalistas, profissionais de áreas afins, familiares, amigos e admiradores da autora.

“Psicanálise e Artifício Poético” tem 154 páginas e ilustrações de Regina Borga. A obra apresenta poemas criativos que reforçam o conhecimento da escritora em torno tanto da poesia quanto da psicanálise. “Abordo, principalmente, o desamparo e a fragilidade do ser humano, imerso na dimensão trágica da vida sem, no entanto, assumir uma posição ressentida ou vitimizada”, disse a escritora em entrevista à época do lançamento da obra, no dia 8 deste mês.

O político, escritor e membro das academias Maranhense e Brasileira de Letras, José Sarney, fez um comentário sobre o livro.

Tereza Braúna é autora de cinco livros publicados, entre os quais, “Desafio de Ser” e “Digitais da Essência”, este último de poesia. Integrou a Instituição Intersecção Psicanalista do Brasil (IPB) e desde 2005 é participante da Delegação Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP).

Comentário José Sarney

“‘Psicanálise e Artifício Poético’ é o novo livro de Tereza Braúna, esta poeta já consagrada em vários outros livros em que mostrou seu talento e seu domínio da palavra transcendente da poesia. Em sua obra atual, vê-se uma poesia harmonizada, em que ela procura esconder nas metáforas e na força da construção dos versos o clima sensual que permeia os poemas. O elo que ela busca entre a poesia e a ciência de Freud e Lacan é, sem dúvida, uma linha imaginária que se completa para construir uma literatura de bom nível. É uma experiência pioneira, em que Tereza, uma vez mais, reafirma o seu talento e a magia com que sabe manejar, com o verso, o corpo e os sonhos. As ilustrações belíssimas de Regina Borba integram a força da poesia e a sensualidade das aguarelas”

José Sarney, escritor

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.