Coletivos de São Luís

DPE/MA acompanha caso de retirada de cobradores de ônibus

De acordo com a Defensoria Pública, já foram adotadas medidas para impedir a precarização no serviço de transporte público da capital com a mudança; DPE solicitou informações ao Sindicato das Empresas e à SMTT

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
A situação dos cobradores no sistema de transporte de São Luís está sendo acompanha pela DPE
A situação dos cobradores no sistema de transporte de São Luís está sendo acompanha pela DPE (Biné Morais)

SÃO LUÍS - A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) está acompanhando o caso dos cobradores de ônibus de São Luís após o anúncio de que uma parcela dos trabalhadores foi retirada da função. Por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, a DPE já adotou providências para impedir a precarização no serviço de transporte público da capital com a mudança.

Ao tomar conhecimento da retirada dos cobradores da função e da acumulação da atividade pelos motoristas dos coletivos, a Defensoria Pública requereu a sua admissão para figurar como "Amicus Curiae" na Ação Civil Pública já existente referente a essa demanda.

A solicitação foi assinada pelos defensores públicos Luís Otávio Rodrigues de Moraes Filho, Marcos Vinícius Campos Fróes, Rairom Laurindo Pereira dos Santos e Gustavo Leite Ferreira, do Núcleo de Defesa do Consumidor. A solicitação foi encaminhada ao juiz de Direito da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.

Questionamento

A DPE também instaurou procedimento administrativo coletivo, buscando informações dos responsáveis pela alteração na sistemática de atendimento aos usuários de transporte coletivo. Os ofícios foram encaminhados ao secretário municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), Francisco Canindé Barros, e ao presidente Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), José Gilson Caldas Neto.

No documento encaminhado à SMTT, a Defensoria solicita informações sobre a adequação dos serviços de transporte coletivo a esta nova realidade, como por exemplo: o tempo médio de trajeto dos ônibus antes e depois da retirada dos cobradores; a porcentagem de pagamento do valor da passagem em cédulas; e a porcentagem de cobradores realocados em outras funções, entre outras questões.

Já ao SET, a Defensoria solicitou essas informações e outras como: se há legislação que subsidie a retirada dos cobradores das linhas de ônibus e se haverá ajustamento no preço da tarifa de passagem em decorrência da redução de custos com a retirada dos cobradores.

Audiências

No dia 7 deste mês, foi realizada uma audiência pública na sede da Defensoria Pública do Estado, onde foi debatido o impacto da demissão de cobradores de ônibus. Na ocasião, participaram da audiência o subdefensor Gabriel Santana e os defensores públicos Gustavo Leite Ferreira e Rairom Laurindo Pereira dos Santos.

No dia 10, a Defensoria Pública participou novamente de audiência sobre o assunto. Desta vez, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Na ocasião, esteve presente o defensor público Marcos Fróes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.