CUIDADO!

Corpo de Bombeiros orienta sobre acidentes com fogos e artefatos

Além das orientações do órgão, saúde municipal diz que manterá hospitais equipados para atender casos emergentes relacionados a possíveis acidentes; artefatos são muito utilizados nesta época

Igor Linhares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ao manusear fogos, a pessoa deve procurar um local apropiado e evitar aproximação com o produto
Ao manusear fogos, a pessoa deve procurar um local apropiado e evitar aproximação com o produto (Fogos)

SÃO LUÍS – Cerca de 50 festas juninas já solicitaram licença junto à Delegacia de Costumes de São Luís desde o primeiro dia deste mês. Nesse tipo de comemoração, a prática de soltar fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos é bastante comum, apesar de ser considerada perigosa caso não obedeça os devidos cuidados anexados às embalagens dos produtos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a pessoa que for soltar artefatos desse tipo, precisa cumprir algumas recomendações para evitar prejuízos, inclusive, à própria saúde.

A capital maranhense é a cidade que mais realiza festas durante esse período junino em todo o Maranhão. E para dar mais cor e brilho aos arraiais que não dão trégua durante este mês, muitas pessoas costumam comprar fogos de artifícios e outros artefatos pirotécnicos para incrementar na comemoração de uma das épocas mais divertidas para a população ludovicense. Mas é preciso atenção. Pois o contato desse tipo de acessório com as bandeirolas – que também são composição da festa –, por exemplo, pode ocasionar grandes prejuízos

Da mesma forma, fogos de artifício, rojões e outros artefatos não podem ser soltados, em nenhuma hipótese, próximo à vegetação, do contrário, o risco de incêndio – de pequenas ou grandes proporções – é iminente, como explicou o major Lisboa, subchefe da seção de comunicação do CBMMA. “A gente sempre destaca que é muito importante que as pessoas escolham um local adequado [para soltar fogos e outros artefatos], jamais em locais fechados. O local escolhido deve ser aberto, longe de estacionamento, aglomeração de pessoas e postos de combustíveis. E é importante observar, também, se não há nada no caminho, na trajetória desse artefato, como bandeirinhas de São João, que é muito comum, ou então árvores, pois qualquer centelha pode causar um incêndio”.

“Mas primeiro cuidado que se deve ter é quanto ao local de aquisição dos fogos de artifício, que deve ser uma loja credenciada, autorizada pelo corpo de bombeiros e que tenha certificado de aprovação e é importante que as pessoas tenham consciência que os fogos de artifício são perigosos e por isso requerem cuidados especiais, caso contrário os acidentes e prejuízos ocorrem não apenas a quem está manuseando, mas também às pessoas por perto”, acrescentou o major Lisboa., que enfatizou os riscos que, em caso de manuseio errado ou por pessoas que não disponham de condições para soltar fogos e artefatos, podem ser muitos.

“Recomendamos que as pessoas leiam os rótulos contidos na embalagem de cada produto, principalmente no que diz respeito a classificação de idade, os quais crianças e menores de 18 anos não podem utilizar, assim como pessoas sob efeito de álcool. As pessoas que forem soltar [os fogos] devem evitar contato direto com o material, e sempre utilizar um suporte que deve ser calçado por uma pedra ou paralelepípedo, algo que impeça a mudança de direção desse artefato”, finalizou o subchefe da seção de comunicação do CBMMA.

Em caso de acidentes

Além das avaliações realizadas pelo Corpo de Bombeiros para efetivação da licença para os arraiais, o órgão também estará presente, nos maiores, para prestar toda atenção necessária. Em caso de acidentes, quaisquer que sejam eles, o CBMMA deve ser acionado por meio do 193.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), também durante a programação das festas juninas, manterá equipes de plantão para acolhimento e assistência aos pacientes que, por ventura, procurarem a rede pública devido a acidentes causados por fogos de artifício.

A pasta afirma que o Hospital Djalma Marques, o Socorrão I (no Centro), é a referência municipal na cidade e dispõe de profissionais durante 24 horas. Além deste, o Socorrão II também oferece assistência a lesões por queimaduras.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também manterá ambulâncias de plantão nos arraiais, para garantir o atendimento mais rápido aos frequentadores desses espaços.

SAIBA MAIS

Cuidados

- O manuseio deve ser feito por adultos

- Se a pessoa vai ingerir bebida alcoólica, não deve fazer uso de fogos

- Não reaproveitar os artefatos que não funcionaram e colocá-los em um balde com água para neutralizar a carga explosiva

- Sempre utilizar os fogos em local afastado das pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica

- Os rojões devem ser usados com um suporte, e não segurados diretamente na mão

- Em casos de eventos pirotécnicos, a apresentação deve ser feita por profissionais

Recomendação para acidentados

- caso haja chamas na pessoa acidentada é recomendado abafar o local, jogar água ou rolar no chão

- após apagada ou caso não tenha havido chamas, é necessário resfriar o local queimado com água, proteger com pano limpo e procurar o hospital mais próximo ou ligar para o 193

- não é aconselhado colocar produtos caseiros ou qualquer medicamento sem prescrição médica

- em caso de laceração, é necessário proteger o local se houver sangramento, fazer a compressão e procurar o hospital rapidamente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.