São João

César Nascimento canta as belezas da cultura popular em "Ilha de Fé"

O cantor e compositor César Nascimento fala sobre a homenagem ao sincretismo religioso presente no São João do MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
César Nascimento se inspira na cultura maranhense
César Nascimento se inspira na cultura maranhense (césar nascimento)

SÃO LUÍS- O São João do Maranhão está em plena efervescência, e no momento em que se inicia a programação dos arraiais juninos, eis que os maranhenses ganham um presente: Uma nova música que tem tudo para se consolidar como um verdadeiro “hino” às belezas juninas. Trata-se de “Ilha de Fé”, canção do cantor e compositor César Nascimento em parceria com Márcio Negócio, artista brasiliense multifacetado - Compositor, poeta, cantor, ator e palhaço que dividiu com Nascimento essa criação.

César Nascimento é autor da música Ilha Magnética, um sucesso com mais de 20 anos, e que, sempre se destaca entre as músicas que melhor representam a capital maranhense e suas belezas. Agora com “Ilha de Fé”, César já constata a boa receptividade do público, que tem elogiado a canção nas redes sociais.
A canção ganhou um videoclipe patrocinado pela Fribal, que investiu para mostrar a todos a força e beleza da cultura popular maranhense. O clipe “Ilha de Fé” conta com belas imagens do fotógrafo Meireles Jr, outro embaixador do Maranhão e responsável por diversos trabalhos que revelam as nossas belezas, naturais, arquitetônicas e culturais. O clipe também usa imagens de apoio cedidas pela TV Mirante, e teve edição da Centopeia Filmes.

O videoclipe “Ilha de Fé” possui duas versões, de 1 e 3 minutos; e mostra a forte religiosidade em torno dos santos juninos Pedro, José, João e Marçal assim como o sincretismo religioso muito forte e presente na Ilha. Ilustra também o bumba meu boi em seus diversos sotaques, as brincadeiras nos arraiais da Ilha, o cacuriá, o tambor de crioula e outros grupos folclóricos maranhenses, a sensualidade do reggae, a imensidão do nosso mar, a arquitetura colonial e a saborosa culinária típica que completam o cenário e enredo dessa festa popular.
A seguir, uma entrevista com César Nascimento sobre a nova canção e seu processo de criação:

Como surgiu a ideia para essa composição e como se deu a parceria com o compositor Márcio Negócio?

Num primeiro momento, conheci o poeta e compositor Márcio Negócio e algumas de suas singulares composições. Depois ele me trouxe uma melodia e disse ´Coreiro, tenho uma melodia aqui pra você ouvir’. Ouvi, gostei e já saí letrando, com a ajuda do próprio Márcio e também já acrescentando novos caminhos melódicos. Tudo isso envoltos numa linda energia de cultura do Maranhão. Numa terceira etapa, surgiram as ideias de arranjo musical e a vontade de gravar Ilha de Fé e lançá-la no São João do Maranhão. Quando nos demos conta, a música estava pronta.

Como será trabalhada a música Ilha de Fé nesse São João?
A música primeiramente foi distribuída nas rádios de São Luís e em algumas redes sociais. Em seguida, já em parceria com a Fribal, foi lançado o videoclipe Ilha de Fé com as imagens do fotógrafo Meireles Júnior, nas redes sociais e na imprensa local. Estamos felizes com a boa receptividade de maranhenses, e também de pessoas fora do Maranhão, que enviaram mensagens elogiando a música.

Qual foi a sua maior inspiração para compor a letra “Ilha de Fé”?
Me inspirei em todos os elementos do São João, mas destaco o forte sincretismo religioso que existe aqui. A devoção à Igreja católica, trazida pelos colonizadores europeus, as crenças africanas que vieram com os negros escravizados e que aqui se mesclaram com as crenças dos nativos indígenas. Entendo que dessa mistura, e desse encontro de culturas, nasceu a rica fé que mescla santos, terreiros de umbanda e todo o tipo de fé que resvala em nossas brincadeiras populares de forma única. Esse sincretismo religioso influenciando as brincadeiras populares é algo muito forte aqui, e que muito enriqueceu a nossa cultura popular, e na música tudo isso faz parte da Ilha de Fé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.