Problema

80 bairros de São Luís ficaram sem água

O rompimento de parte da encanação do trecho antigo da adutora Italuís, no km 56 da BR-135, deixou moradores de São Luís sem água até o final do dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

São Luís amanheceu sem água nesta sexta-feira (14), após o rompimento do trecho antigo, de ferro fundido, da adutora Italuís, km 56 da BR-135. Com o problema, 80 bairros da capital ficaram sem receber água normalmente até o final do dia.

Nas redes sociais, muitos reclamaram a respeito da falta de acesso à água. “Será que a Caema também entrou no embalo da manifestação?”, questionou um usuário na rede social Twitter. “Na hora que vou lavar roupas falta água”, disse outra usuária ma mesma rede.

Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), os trabalhos no local só puderam ser iniciados a partir das 11h, visto que parte da BR-135 estava bloqueada por conta da Greve Geral que movimentou todo o Brasil. As máquinas ficaram impedidas de passar pelo local até esse horário.

Por volta das 15h alguns bairros voltaram a ser abastecidos, mas não em sua normalidade total. Apenas no fim do dia houve a conclusão dos serviços, normalizando o acesso à água da população.

Imperatriz
Um vazamento em Imperatriz, registrado no último dia 12, deixou a cidade sem água. O Centro da cidade e os bairros do Bacuri, Buriti, Anhanguera, Leandra, Beira_Rio, Cidade Velha, Juçara, Mercadinho e Rodoviária só tiveram seu abastecimento regulado no final do dia.

Em nota, a Caema informou que os Reservatórios R-1 e R-2, localizados no município, foram fechados para a solução de um vazamento de grande intensidade registrado na Rua Dorgival Pinheiro.

Nova adutora
Em maio de 2018, a Caema anunciou que a nova adutora do Sistema Italuís já estava em operação. De acordo com a Caema, o ganho com a nova adutora é de 30% no abastecimento para os 159 bairros atendidos pelo Italuís. Apesar disso, o problema registado ontem foi em uma parte onde os canos ainda antigos.

A complexidade da obra envolveu a substituição de 20 quilômetros de tubulação na região do Campo de Perizes. Ela foi construída com estrutura de aço de 1.400 milímetros – diferentemente da antiga, construída em ferro fundido de 1.200 milímetros e com boa parte da estrutura já degradada.

Como parte da obra, também foi feita a implantação de ponte de sustentação. A ponte tem 110 metros de comprimento, 16 metros de altura e pesa 350 toneladas.
Foi feita ainda a elevação da estrutura da adutora, evitando contato da tubulação com estuário de cunha salina (um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar), comum na área.

Antes de chegar a São Luís, a água percorre um longo caminho. É captada no Rio Itapecuru, logo após a cidade de Bacabeira. Depois, ela é tratada em estação própria e, em seguida, percorre a adutora, que fica às margens da BR-135, até a câmara de transição situada no bairro do Tirirical. Só depois de tudo isso a água é distribuída para os reservatórios nos bairros da capital.

SAIBA MAIS

Números
80 bairros sem água
600 mil pessoas precisam dos serviços da nova adutora

Bairros atingidos
Apeadouro; Irmãos Coragem; Bairro de Fátima; Bom Milagre; Parque Amazonas; Alemanha; Caratatiua; Vila Ivar Saldanha; Alto da Vitória; João Paulo; Jordoa; Vila Palmeira; Barreto; Túnel do Sacavém; Santa Cruz; Vera Cruz; Cutrim; Radional; Coroado; Parque Pindorama; Parque do Nobres; Redenção; Barés; Filipinho; Sítio Leal; Sacavém; Coheb do Sacavém; Santo Antônio; Vila Conceição; Bom Jesus; Vila dos Frades; Parque Timbira; Alto do Parque Timbira; Primavera; Sítio do Pica Pau Amarelo; Coroadinho; São Cristóvão; Tirirical; Solar das Mangueiras; Parque Universitário; João de Deus; Sítio Pirapora; Vila Itamar; Parque Jaguarema; Parque Sielândia; Residencial Canaã; Alameda dos Sonhos; Vila Lobão; Parque Roseana Sarney; Santo Antônio; São Bernardo; Vila Brasil; Cohapan; Jardim São Cristóvão; Residencial João Alberto; Parque Sabiá; Jambeiro; Porto da Vovó; Sá Viana Novo; Sá Viana Velho; UFMA; Vila Bacanga; Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Cerâmica; Vila Primavera; Vila Embratel; Vila Nova; Bonfim; Vila Verde; Fumacê; Anjo da Guarda; São Raimundo; Alto da Vitória; Gancharia; Vila São Luís; Vila Ariri; Vila Mauro Fecury I e II; Conjunto Taguatur.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.