Copa América

Seleção estreia, nesta sexta-feira (14), no Morumbi, diante da Bolívia

Time nacional faz seu primeiro jogo em uma competição oficial no país após o vexame na Copa do Mundo de 2014

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Richarlison, que será titular, na preparação da Seleção Brasileira
Richarlison, que será titular, na preparação da Seleção Brasileira (RICHARLISON SELEÇÃO )

São Paulo - A Seleção Brasileira estreia na Copa América nesta sexta-feira, quando enfrenta a Bolívia a partir das 21h30(de Brasília), no Morumbi, em São Paulo (SP), pelo Grupo A, que conta ainda com Venezuela e Peru, que jogam neste sábado. Será o primeiro torneio do time principal do Brasil desde a Copa do Mundo de 2014, que ficou marcada pela humilhante goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha nas semifinais.

De lá para cá muita coisa mudou, porém, a pressão sobre a Seleção Brasileira continua a mesma. Tanto que os jogadores sabem que sereão cobrados se não conseguirem um resultado positivo contra a Bolívia. “O torcedor sempre espera que a gente faça grandes jogos e conquiste as vitórias. Nesta Copa América não será diferente. Mas precisamos vencer, pois um tropeço em um primeiro momento, colocaria muitas dificuldades. Estamos falando de uma fase de grupos, curta e que não permite tropeços”, disse o lateral-esquerdo Filipe Luís.

O Brasil chega com sentimentos distintos para este jogo. A perda de seu principal jogador, Neymar, por conta de lesão, sempre preocupa. Porém, há quem garanta que a ausência dele possa fazer bem, já que o craque do Paris Saint-Germain vive um verdadeiro "inferno astral" desde que foi acusado de estupro por uma modelo brasileira. Uma prova disso é que, já sem ele, os canarinhos golearam Honduras por 7 a 0 no último amistoso de preparação.

Apesar desses fatores, o técnico Tite prefere projetar o futuro e esquecer o passado. “Temos que pensar que vamos ter uma Copa América muito complicada e que queremos ganhar. Nosso pensamrnto está no jogo contra a Bolívia, que vai exigir demais de nós em vários fatores”, avisou Tite. O apoio da torcida é visto como fundamental. “Com certeza a torcida mais uma vez estará ao nosso lado”lado” disse o meia Philippe Coutinho.

Novidades

Sobre a escalação o Brasil tem novidades. O volante Arthur, com dores no joelho direito, fica de fora. Allan assume o posto. No ataque, David Neres ganhou a disputa com Everton pela vaga de Neymar. Já Roberto Firmino será a referência do setor, apesar da boa fase de Gabriel Jesus.

Pelo lado da Bolívia, que em seu último amistoso de preparação deu trabalho para a campeã mundial França, perdendo por 2 a 0, o técnico Eduardo Villegas acredita que pode surpreender o time adversário.

A Bolívia está definida para este duelo. A única dúvida foi desfeita no último treino antes da estreia, quando Fernando Saucedo ganhou a disputa com Samuel Galindo e assumiu a condição de titular do meio-de-campo.

Pelo regulamento da Copa América, as equipes se enfrentam em turno e returno dentro de seus respectivos grupois e ao fim os dois melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados. A partir daí é sistema de mata-mata até a grande decisão.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X BOLÍVIA

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 14 de junho de 2019 (Sexta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernán Maidana (Argentina) e Juan Belatti (Argentina)

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Allan e Philippe Coutinho; Richarlison, Roberto Firmino e David Neres
Técnico: Tite
BOLÍVIA: Carlos Lampe, Diego Bejarano, Luis Haquin, Adrián Jusino e Marvin Bejarano; Leonel Justiniano, Fernando Saucedo, Raùl Castro e Erwin Saavedra; Alejandro Chumacero e Marcelo Moreno
Técnico: Eduardo Villegas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.