Sebrae

Sebrae premia no estado ações em educação empreendedora

Premiação mostrou iniciativas que já começam a conversar com a educação formal, levando o aluno a desenvolver competências e comportamentos empreendedores; evento aconteceu no Fórum Sebrae de Educação Empreendedora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
A premiação celebrou os projetos vencedores de estímulo à educação empreendedora no estado
A premiação celebrou os projetos vencedores de estímulo à educação empreendedora no estado

Uma noite cheia de boas surpresas foi programada para os participantes do III Fórum Sebrae de Educação Empreendedora e entrega do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que aconteceu nesta semana, em São Luís. Os mais de 300 convidados puderam constatar com satisfação que o Maranhão possui iniciativas interessantes na área, motivando alunos a adquirirem comportamentos, competências e atitudes empreendedoras que serão fundamentais para protagonizarem, com mais propriedade, o seu futuro.
Para José Dornelas, um dos maiores especialistas em empreendedorismo do país e palestrante da noite promovida pelo Sebrae, o caminho para um Brasil melhor e de oportunidade para todos passa pela educação empreendedora. “Não tenho dúvidas de que o empreendedorismo é a chave para o desenvolvimento e começa a girar quando passamos a acreditar que tudo é possível. A Educação Empreendedora direciona para a vida”, apontou.
Formada por reitores, professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da área de Educação, a plateia do evento ouviu atenta as dicas de Dornelas, que incentivou os educadores a estar mais próximos das novas gerações para ajudá-las a buscar o melhor de si, com alternativas empreendedoras, fazendo uso de inovação e, principalmente, da criatividade. “Cada um tem o seu potencial. Precisamos aprender isso e ajudar o nosso aluno a encontrar o caminho da criatividade, do conhecimento, do empreendedorismo, e sentir-se seguro para seguir em frente”, ensinou.

Soluções
Os dirigentes do Sebrae, presentes ao evento, destacaram o quanto a aplicação das soluções em educação empreendedora cresceu nos últimos anos. “De 2015 a 2018, tivemos mais de 42 mil alunos capacitados em 32 municípios maranhenses por meio de nossas soluções em Educação Empreendedora. Somente este ano, já estamos em 70 novos municípios, com 60 prefeituras parceiras e, aproximadamente, 60 mil alunos em atendimento, nos mais diversos níveis de ensino da educação formal”, informou o diretor superintendente, Albertino Leal.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, reforçou a ligação da educação empreendedora com mais oportunidades. “Se expandirmos as fronteiras do empreendedorismo junto às nossas crianças e jovens, que são a nova geração, imaginem a revolução que poderemos ter no nosso país! Uma mudança cultural como nenhuma outra que poderá levá-los a usar o conhecimento como oportunidade para empreender e serem protagonistas de seus próprios destinos, levando ganhos para a economia a partir do momento em que transformam os seus sonhos em negócios promissores”, defendeu.
“É por isso que o empreendedorismo é visto pelo Sebrae como uma trilha de desenvolvimento, onde cada um de nós dá as mãos para o outro e juntos podemos ter uma vida melhor e fazermos uma cidade e um país melhores. Uma transformação em todas as esferas sociais - isso é o que faz o empreendedorismo”, complementou o diretor técnico da instituição, Mauro Borralho de Andrade.

O projeto Orquestrando Lago do Junco foi o campeão, visando despertar o comportamento empreendedor
O projeto Orquestrando Lago do Junco foi o campeão, visando despertar o comportamento empreendedor

Orquestrando sonhos
Ao longo de uma vida, costumamos acumular fatos importantes que acabam se tornando determinantes para as nossas escolhas de futuro. A noite do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora promete ser um desses momentos para os 200 alunos que integram o projeto Orquestrando Lago do Junco, vencedor da categoria Ensino Fundamental da premiação.
O projeto, de acordo com o secretário municipal de Educação, Marcony Pinheiro, enche a cidade de Lago do Junco de música há quase três anos e, somado a outras ações da pasta, tem sido responsável pelo salto do município de 2,7 para 5,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Sonhamos acordados e em meio ao caos que é hoje a educação pública no país. Mas ousamos seguir. O nosso público são as crianças mais carentes que abraçam o projeto e se dedicam a ele. Em todas as ruas da cidade, os vemos ensaiando, lendo uma partitura, tocando algum dos instrumentos. E as escolas da rede municipal foram se transformando aos poucos, porque o projeto incide no comportamento dos alunos”, explica o secretário, informando que as aulas acontecem no contraturno.
“Para mim, todos os que integram o projeto são minha segunda família. Os professores não só nos ensinam, mas nos incentivam a continuar quando a gente pensa em desistir. Ganhar esse prêmio diz muito pra gente, mostra que tudo valeu à pena e que nada é impossível”, declarou, emocionada, a trombonista Ana Clarisse Brito, 11 anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental na Unidade Integrada Hosano Gomes Ferreira I, em Lago do Junco. Quando questionada sobre qual carreira seguirá, respondeu: “Quero ser pediatra, mas penso também em ser musicista”.

Sobre o prêmio
O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de valorizar e estimular boas práticas dos educadores na disseminação do empreendedorismo. A premiação é uma parceria com a Fundação Nacional da Qualidade e analisa os melhores relatos de experiências empreendedoras nas categorias ensino fundamental, médio e superior e profissional em todo o Brasil, com etapas estadual, regional e nacional.
“Com a premiação, buscamos estimular outras instituições de ensino a também desenvolverem seus projetos e promoverem a educação empreendedora, ajudando as novas gerações a mudar realidades por meio de um novo comportamento, um novo olhar e uma nova atitude. A instituição de ensino não é o foco da premiação e, sim, a iniciativa na promoção e disseminação da cultura empreendedora”, enfatizou o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade.
Os relatos foram assinados pelo professor, coordenador, diretor, secretários municipais ou estaduais de Educação, reitores de universidades ou demais profissionais envolvidos no ensino formal. A instituição de ensino que recebeu a boa prática deveria estar legalizada junto ao Ministério da Educação (MEC).
Quanto ao julgamento, os relatos classificados e vencedores foram avaliados por uma comissão que observou o estímulo, fomento ou desenvolvimento da iniciativa junto aos alunos, ao mesmo tempo que a maneira como foi conduzida pelo profissional da área de Educação.

QUADRO

Projetos vencedores de 2019

Categoria Ensino Fundamental

ü 1º Lugar - Secretaria de Educação de Lago do Junco

Projeto Orquestrando Lago do Junco

Assina o relato: Marcony Pinheiro

ü 2º Lugar - Dom Bosco Kids – Balsas

Projeto: Desafio dos Cinquenta

Assinam o relato: Ricardo Ciappina, Jairo Sousa e Rogério Dourado

ü 3º Lugar - Projeto Mãos Dadas (Timon)

Projeto Educação Empreendedora

Assinam o relato: Mara Waleska do Nascimento, Lígia Nayra dos Santos e Laudecy da Costa e Silva, Isabel Cristina Muniz, Eliane Maria de Lucena

Categoria Ensino Médio

ü Vencedor único: Pré Vestibular Dom Bosco Balsas

Assinam o relato: Ricardo Ciappina, Jairo Ribeiro Sousa e Tayro Augusto Gonçalves

Categoria Ensino Profissional

ü 1º Lugar - Instituto Federal do Maranhão – IFMA- São Luis

Projeto: Coworking IFMA

Assinam o relato: Ivanilde Pacheco, Bruna de Melo e Nayara Chaves Perpetuo

ü 2º Lugar - Posto Avançado e Educação Profissional de Timon

Projeto Integrador com Foco em Soluções Inovadoras/

Assinam o relato: Cristina Silva e Laurieny Leal

ü 3º Lugar - IEMA – Unidade Plena Bacabeira

Projeto Capacitação de Estudantes do Ensino Médio

Assina o relato: Fábio Henrique de Souza

Categoria Ensino Superior

ü 1º Lugar - Instituto Federal do Maranhão – IFMA (Campus Barra do Corda-MA)

Projeto Calvário Cultura

Assinam o relato: Mayana Diniz da Silva, Luciana Helena da Silva e Marinete Maura Lobo

ü 2º Lugar - Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Assinam o relato: Nair Portela Silva Coutinho e Rafael Fernandes Lopes

ü 3º Lugar - Universidade do CEUMA – São Luis

Projeto A Experiência do PUE

Assinam o relato: Saulo Henrique Martins, Éfrem de Aguiar Filho e Sérgio Fernando da Silva

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.