COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
No icônico restaurante A Bela Sintra em São Paulo, um encontro de amizade e quitutes deliciosos, em que este Repórter PH foi festejado por Miguel Bettencourt ( da nova geração de executivos da casa) e pelo colunista Ovádia Saadia. Noite regada a bons vinhos e conversa descontraída
No icônico restaurante A Bela Sintra em São Paulo, um encontro de amizade e quitutes deliciosos, em que este Repórter PH foi festejado por Miguel Bettencourt ( da nova geração de executivos da casa) e pelo colunista Ovádia Saadia. Noite regada a bons vinhos e conversa descontraída
Bianca Klamt com os professores Solimar Isaac, Roberto Marin (que foi seu orientador) e o arquiteto Daniel Ruiz, os quais deram 10 à sua dissertação de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Belas Artes de São Paulo
Bianca Klamt com os professores Solimar Isaac, Roberto Marin (que foi seu orientador) e o arquiteto Daniel Ruiz, os quais deram 10 à sua dissertação de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Belas Artes de São Paulo

Endometriose
Ampliar o conhecimento sobre saúde para ajudar a prevenir e tratar doenças. Esse é o objetivo da Campanha Sesc Saúde em Ação que nesta edição aborda sobre uma enfermidade grave, que atinge 175 milhões de mulheres no mundo: a endometriose.
Aberta a toda população, a programação educativa que conta com rodas de conversa, orientações, massagem terapêutica e avaliação nutricional, além de sessões de beleza com design de sobrancelha e tutorial de maquiagem acontece nesta sexta-feira, das 10 às 22 horas, no São Luís Shopping.

Propostas de Natalino
Entre as ações propostas para os primeiros 180 dias da gestão, o candidato a reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, destaca oito itens, sublinhando a gestão de excelência para a qual propõe como passo inicial a criação de uma comissão permanente
para avaliar a taxa de sucesso.
A gestão de excelência defendida por Natalino está balizada na melhoria dos processos e outros fatores que entravam o desenvolvimento de uma boa administração.
Neste item, a plataforma menciona a implementação de estratégias para a redução de evasão e da retenção na graduação, apontando a criação do Programa de Qualidade de Ensino, a partir da discussão ampla e democrática com a comunidade acadêmica.
O programa terá como missão melhorar a qualidade dos cursos de graduação, de forma a atingir conceito máximo nas avaliações do
Ministério da Educação.

Pura emoção
A jovem maranhense Debhorah, cantora e compositora de 17 anos, está lançando o clipe de sua primeira música, “Pura Emoção”, nas plataformas Instagram: debhorah.marks; YouTube: debhorah mks e Facebook:
debhorah marks.
A artista tem como inspirações Elis Regina, Demi Lovato, Whitney Houston, Jeniffer Hudson.
A jovem já se apresentou para a bancada do The Voice Kids (2015) e cantou com Rose Max e Ramatis, nos Estados Unidos. Estuda canto desde setembro de 2016. Em 2017, passou um mês em São Paulo fazendo o curso de teatro do diretor global Wolf Maya.
Este ano, muda-se para São Paulo, onde fará bacharelado em música popular na FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas. “Sou uma pessoa intensa, que se encontrou na música e viu nela uma forma de
dividir meus sentimentos, de soltá-los de forma genuinamente verdadeira”, define-se a cantora.

Oi e velocidade
A Oi Fibra, serviço de internet da Oi com fibra ótica até a casa do cliente (FTTH), lidera o ranking Netflix Brasil de velocidade de internet pelo quarto mês consecutivo, consolidando sua posição.
O resultado, recém divulgado, mede a maior velocidade de internet entre as operadoras para acesso ao serviço de vídeo por streaming.
Desde fevereiro, a Oi Fibra tem o melhor desempenho entre a concorrência e, no ranking de maio, ampliou a vantagem no comparativo com a segunda colocada.

Fofinhas no São João
Cresce a perder de vista a procura por ingressos para um dos melhores e mais concorridos eventos da temporada junina em São Luís.
O São João das Fofinhas está indo de vento em popa e estão adiantados os preparativos para a festa que será realizada no dia 27 de junho, na sede
social da AABB, na Ponta do Farol.
A renda, como todos sabem, é destinada às obras assistenciais do Educandário Santo Antonio.

Desempenho profissional
Ensinar a metodologia de organização criada no Japão, visando simplificar procedimentos, otimizar recursos e tempo, para obter um melhor desempenho profissional e de serviços.
É essa a filosofia do curso “5S”, que a Faculdade de Negócios Faene ministra, até amanhã, para colaboradores da Rofe Distribuidora. O curso é comandado pelo professor André Batista. Originalmente, cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que indica uma meta a ser atingida pelo empreendedor.

Surge um novo talento
Uma jovem cantora que está despontando nesta temporada junina é Paula Rodrigues, que está lançando três músicas de sua autoria com bem produzidos clipes no Youtube. Com um jeito bem maranhense de cantar e dançar, ela está mandando bem com suas bem elaboradas
produções que, pelo cuidado como são tratadas, têm tudo para fazer deslanchar no show-business local essa nova, graciosa e talentosa cantora e compositora. Contatos para show: (98) 982024569.

TRIVIAL VARIADO
Noite de quarta-feira, a última, com temperos especiais e conversas agradáveis que vararam a madrugada. Foi assim o jantar oferecido por Glícia Gentil e seu elegante namorado Mário Antunes, que fez questão de preparar os quitutes numa das torres do Morro, na Ponta do Farol.

No assunto: as boas conversas foram divididas com Teresa Martins, Glênia Gentil e Vanilson Bertoldo e estimuladas por ótimos vinhos portugueses e um fundo musical suave, com um repertório escolhido pela anfitriã.
Uma das noitadas mais alegres e concorridas do Dia dos Namorados foi realizada na Oak Wine, onde Bruna Lussaray simplesmente encantou com sua linda voz. Outro programa de sucesso foi o jantar do Rio Poty Hotel, com embalos do DJ Mário Pseudo. No Blue Tree São Luís, fez sucesso o repertório de Alessandro Batista.

Atividade física de baixo impacto que tem sido bastante procurada na Academia Viva Água, no Renascença II, é o Pilates, na qual os exercícios são realizados em amplitude máxima e com contrações constantes dos músculos estabilizadores.

Tem mais: os movimentos são realizados de forma consciente, controlada e sincronizados com a respiração, promovendo equilíbrio neuromuscular e diminuindo a sobrecarga articular, proporcionando maior estabilidade da coluna e menor risco de lesão.

No almoço de ontem do Restaurante Senac, era notada a elegância do jovem executivo Maurício Itapary, superintendente do Sphan nesta Capital.

DE RELANCE

Celular em modo avião
O ambiente não poderia ser mais romântico. Um charmoso restaurante da cidade, à luz de velas iluminando os rostos de um jovem casal e um trio de cordas, criando a atmosfera perfeita para o Dia dos Namorados. De um lado, o homem, aparentando uns 30 anos e olhos fixos no celular. De outro, a mulher, com aparência um pouco mais nova, mas com a mesma atenção dedicada ao celular. O “date” com a tecnologia só foi interrompido quando um garçom inconveniente trouxe o jantar, obrigando-os a interagir. Poucas palavras, alguns olhares. A conta. A porta. A rua.

Celular em modo avião 2
Presenciar uma cena dessas é como ver alguém endireitando a coluna. Automaticamente, esticamos a nossa. Peguei meu celular, deslizei a tela e coloquei em modo avião. O resultado? Uma noite sem notificações, sem respostas que poderiam esperar, sem desviar o olhar do que realmente importa. Será que não é hora de colocarmos mais vezes nossa vida em modo avião?

Celular em modo avião 3
Não se trata de combater a tecnologia, até mesmo porque seria começar uma guerra derrotada. Trata-se de refletirmos sobre seu uso e a forma como ela tem dominado e prejudicado as relações humanas. Pessoas pedem comida por aplicativo pois “não suportam falar com o atendente”. Colocam-se em prateleiras digitais de encontros em busca de incontáveis e superficiais “matches”. Falam com o mundo, mas são incapazes de conversar com seus vizinhos.

Celular em modo avião 4
Outro aspecto relevante é o agravamento do mal do século, a ansiedade. Quem nunca viu seu celular com 5% de bateria sem ter um carregador à mão não sabe o que é desespero, não é mesmo? Como vou chamar o transporte de aplicativo? Como vou responder a meu chefe? O que meu marido ou minha mulher vai pensar? Como vou despertar pela manhã? Se a pressão do mundo digital já aplaca adultos com toda sua força, imagine os
efeitos que tem sobre as crianças e jovens.

Celular em modo avião 5
Batalha por likes, por views, pela popularidade efêmera das redes sociais. Isso sem falar no bullying, que marca com dor e sofrimento a vida de milhares de pequenos brasileiros – e que, agora, conta com o reforço da internet, tornando o tema ainda mais sensível. Ou seja: precisamos entrar mais em modo avião. Precisamos desconectar para nos reconectarmos com nossos valores, nossos amigos e, principalmente, com nossa família. Vamos usar a tecnologia para resolver os nossos problemas, e não para resolver os problemas gerados pela própria tecnologia.

Novo tipo de falcatrua
Leitora da coluna conta que o fato aconteceu em frente a um caixa eletrônico de um supermercado da cidade. Logo depois de sacar dinheiro e virar as costas,
ela foi abordada por uma mulher bem vestida, com um papel na mão. “A máquina imprimiu isso e acho que a senhora não viu”, disse. O papel era igual aos fornecidos pelas máquinas de autoatendimento, com o nome do banco e tudo. Dizia: “Atenção, troque sua senha imediatamente”. Diante da cara de estranheza da consumidora, a golpista fingiu solidariedade. “Troca de senha? Aconteceu comigo semana passada. Posso lhe ajudar”. A operação foi feita ali, na hora. No outro dia, a vítima descobriu que haviam sacado – usando a senha nova – mais de R$ 5 mil da sua conta.

Novo tipo de falcatrua 2
É claro que o banco se recusou a devolver o dinheiro, alegando que não havia falhado no processo. Portanto, vale sempre lembrar: jamais aceite ajuda de estranhos para qualquer operação bancária, mesmo que a pessoa se pareça com o Papai Noel ou com a Madre Teresa de Calcutá. Se alguém aparecer com um papel na mão contando a história narrada acima, chame a polícia.

Para escrever na pedra:
“Nada se sabe, tudo se imagina”. De Fernando Pessoa (1888-1935), grande poeta português cujo nascimento completou ontem 131 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.