Violência

Manifestantes entram em confronto com polícia de Hong Kong

Protestos ocorridos na quarta-feira forçaram o adiamento de um debate do projeto de lei de extradição

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

HONG KONG - Confrontos entre manifestantes e a polícia de Hong Kong irromperam nesta quinta-feira, quando centenas de pessoas mantiveram um protesto contra uma lei de extradição à China continental um dia depois de a polícia disparar balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar multidões.

Protestos ocorridos na quarta-feira nos arredores da legislatura da cidade forçaram o adiamento de um debate do projeto de lei de extradição, que muitos cidadãos de Hong Kong temem minar as liberdades e a confiança no polo comercial.

Apoiada pela China, a executiva-chefe de Hong Kong, Carrie Lam, repudiou a violência e exortou uma restauração rápida da ordem, mas prometeu levar adiante a legislação, apesar das reservas que ela provoca, inclusive no empresariado.

O número de manifestantes reunidos diante da legislatura no distrito financeiro diminuiu de madrugada, mas voltou a crescer ao longo da quinta-feira e chegou a mil pessoas a certa altura.

Eles acreditam que a legislatura, que tem uma maioria de membros pró-Pequim, tentará realizar o debate em algum momento, embora esta tenha emitido um aviso dizendo que não haverá sessão nesta quinta-feira.

“Voltaremos quando, e se, ele voltar para ser discutido”, disse o manifestante Stephen Chan, estudante universitário de 20 anos. “Só queremos preservar nossa energia agora”.

Mais cedo, alguns manifestantes tentaram impedir a polícia de retirar suprimentos de máscaras e alimentos, e houve confrontos.

Policiais com capacetes e escudos interditaram passarelas, e agentes à paisana verificavam a identidade de usuários do transporte interurbano.

Uma operação de limpeza começou a remover destroços como guarda-chuvas, capacetes, garrafas plásticas de água e barricadas das ruas depois dos choques do dia anterior, quando a polícia usou spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha em uma série de combates para afastar os manifestantes da legislatura.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.