Saúde

Grupo Mercúrio atua em parceria com Hemomar por doação de sangue

Quarta campanha em prol do Centro de Hematologia do Maranhão foi lançada ontem; meta é ultrapassar mil doações e envolverá público do Grupo Mercúrio e comunidade

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Quarta edição da campanha foi lançada no auditório do HSLZ
Quarta edição da campanha foi lançada no auditório do HSLZ (grupo mercurio doação de sangue)

SÃO LUÍS - Contando com doações de sangue de somente 1,8% da população maranhense, o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) atua com déficit durante todo o ano e dispõe de parcerias com organizações públicas e privadas, que promovem campanhas com o objetivo de equilibrar o estoque e elevá-lo para uma classificação segura. Entre elas a Campanha de Doação de Sangue realizada pelo Grupo Mercúrio, que, na manhã de ontem, teve sua quarta edição lançada no Auditório do Hospital São Luís (HSLZ), em São José de Ribamar. Com o tema “Compartilhe a Vida que Pulsa em suas Veias”, a mobilização deste ano tem como meta coletar 1.000 bolsas.

Apesar da constante busca de conscientização da população por parte do Hemomar, o centro coleta, em média, 130 bolsas de sangue por dia. O número não possibilita o alcance da classificação segura, definida pelo Ministério da Saúde, ou seja, ter sangue disponível para atender a demanda durante 8 a 10 dias. Pra ampliar a mobilização, o Hemomar mantém parcerias firmadas instituições públicas e privadas, entre elas com o Grupo Mercúrio, que há quatro anos promove a Campanha de Doação de Sangue e auxilia a atuação do centro, como contou Valma Costa, coordenadora de coleta externa do Hemomar.

“A cada dia o Hemomar precisa de mais sangue, e essa parceria com o Grupo Mercúrio se faz muito importante, pois nos dá um número bastante significativo de bolsas para o nosso estoque. Nós recebemos en­tre 120 e 140 bolsas por dia, mas não é o suficiente para atendermos às demandas do estado, porque são números incompatíveis. Por isso nós saímos do Hemomar e realizamos ações de coletas externas, nos mantendo mais próximos da sociedade”, destacou.

Aberta à comunidade
O lançamento reuniu representantes das empresas da área de saúde do HSLZ, assim como Hospital e Maternidade Natus Lumine, SINCS, Rede Dignus de Saúde e LACMAR. Diferentemente dos anos anteriores, em que a campanha se restringiu à área interna das unidades do grupo e parceiros, nesta edição toda a comunidade poderá participar e contribuir para esta corrente do bem que tem como meta superar as doações do ano passado, conforme explicou o diretor do HSLZ, Plínio Tuzzolo.

“Quando uma instituição privada se debruça em uma campanha co­mo esta, tem que se autodesafiar. No ano passado, nós realizamos a terceira campanha com este apelo de mobilizar nossos profissionais, colaboradores e seus familiares, além do apoio da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e alcançamos mais de 800 bolsas doadas, quando a meta era 650. Neste ano, o desafio é maior, porque vamos mobilizar, também, estruturas da comunidade com o objetivo de cravar mil bolsas de sangue ao longo de 60 dias de campanha”, evidenciou.

Inicialmente, a campanha realizará ações de conscientização acerca da importância do ato, capaz de salvar, em média, quatro vidas. Entre os meses de julho e agosto, a coleta de sangue será efetivada em todas as unidades ligadas ao grupo, totalizando em 77 dias de campanha em seis pontos da cidade. Para o presidente do conselho de administração do Grupo Mercúrio, a expansão da ação deverá refletir nos resultados da mobilização.

“Tentamos proporcionar esse tipo de segurança para aqueles que mais precisam, aqueles que estão nos leitos e tem dificuldades em alcançar doações. Nós trabalhamos há quase 40 anos em prol da saúde e da sociedade. Estas modificações nos proporcionarão um alcance bem maior e, consequentemente, salvarão mais vidas com o apoio e conscientização da sociedade de que sangue é vida”, ressaltou.

Programe-se


As ações da IV Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio serão realizadas no HSLZ, Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH), Centro Médico Holandeses (CMH), Hospital e Maternidade Natus Lumine, Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar) e Dignus Saúde.

Datas das ações:
Dias 3, 4 e 5/07 – HSLZ
Dia 10/7 – CADH/ CMH
Dia 17 e 18/7 – Hospital e Maternidade Natus Lumine
Dia 7/8 – Lacmar
Dias 14, 15 e 16/8 – HSLZ
Dias 22 e 23/8 – Hospital e Maternidade Natus Lumine
Dias 28 e 29/8 – Dignus Saúde

Requisitos básicos

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez;

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

– Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;

– Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses;

– Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;
– Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas;
– Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses;
– Vacina contra gripe: por 48 horas;
– Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;
– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster);
– Malária: quem esteve em países com alta prevalência de malária deve aguardar 12 meses após o retorno para doar. (critério semelhante ao dos estados brasileiros com prevalência elevada de malária);
– Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial);

Impedimentos definitivos

– Hepatite após os 11 anos de idade;

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

– Uso de drogas ilícitas injetáveis.

– Malária.

Respeitar os intervalos para doação

– Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses);

– Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

- Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.