COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Cintia e Fernando Motta eram só emoção, quarta-feira, durante a defesa da tese de conclusão do curso de Arquitetura, em São Paulo, de sua filha e Bianca Klamt Motta (foto). A top model internacional teve sua dissertação aprovada com nota Dez
Cintia e Fernando Motta eram só emoção, quarta-feira, durante a defesa da tese de conclusão do curso de Arquitetura, em São Paulo, de sua filha e Bianca Klamt Motta (foto). A top model internacional teve sua dissertação aprovada com nota Dez

Festival de cinema
O filme “Eu Sou Brasileiro”, de Alessandro Barros, com produção de Letícia Spiller, foi escolhido para ser exibido na solenidade de abertura da edição 2019 do Festival
uarnicê de Cinema, que começa amanhã em São Luis.
A noite contará ainda com homenagem à Câmara Municipal de São Luís pelos seus 400 anos, bem como ao apresentador maranhense José Raimundo Rodrigues.
O cineasta e presidente do Júri técnico, Aly Muritiba, também está entre os homenageados desta que é a 42ª edição do certame.

Estrela bailarina
Um dos grupos mais líricos do Maranhão que apresenta nossas danças folclóricas, o Boizinho Barrica, estará na Praia Grande amanhã, onde fará uma de suas primeiras apresentações nesta temporada junina.
Capitaneado por José Pereira Godão, o batalhão que dá vida e graça a todos os sotaques do bumba meu boi e às diversas folias juninas maranhenses é um dos mais aplaudidos nos arraiais.
Não por menos. Afinal, é um grupo que não imita nada do que já existe e trabalha em cima de uma história criativa e lúdica: a de um novilho que se apaixona por uma estrela bailarina e vai à procura dela no espaço sideral.

Termo de Compromisso
O Tribunal de Justiça do Maranhão e o Instituto Florence de Ensino Superior assinaram Termo de Cooperação Técnica objetivando o desenvolvimento de projetos de extensão em diversas áreas no âmbito do TJMA.
A assinatura possibilita descontos e vantagens para os servidores e seus familiares nos cursos do Florence, além do desenvolvimento de projetos de extensão.
A parceria foi selada durante encontro com a presença do presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, e da diretora acadêmica do Florence, professora Ildoana Oliveira.

Arraiá do Povo
Contagem regressiva para a primeira noite do “Arraiá do Povo” 2019, que começa amanhã, na área do estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão, ao lado do Complexo de Comunicação.
Barracas, bandeirinhas e um grande palco já compõem a estrutura da festança junina, que promete três noites de muita animação.
A programação terá continuidade nos dias 15 e 16. No primeiro dia, haverá show com o cearense Matheus Fernandes, um dos talentos sertanejos da nova geração.
Em sua segunda edição, o “Arraiá do Povo” é uma iniciativa da Alema, por meio do Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão.

Arraiá do Povo 2
Conforme informações, comodidade e segurança estão garantidos na festança, cujo espaço contará com quatro barracas para a venda de comida típica, mesas e cadeiras, além de playground para a criançada e um grande palco, onde se apresentarão variadas atrações.
Além disso, foi ampliado o circuito de acessibilidade, principalmente às barracas, adaptadas para o atendimento a cadeirantes.
A estrutura do arraial contará, ainda, com rampa de acesso na entrada, área reservada para cadeirantes em frente ao palco e acesso especial aos
banheiros químicos.

Todos pela atenção básica
A Defensoria Pública do Maranhão criou o projeto “Defensoria - Todos pela atenção básica”, com o objetivo de envolver defensores públicos, na Capital e interior do Estado, para o enfrentamento do problema da mortalidade infantil e para o fortalecimento do serviço de atenção básica municipal. É que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o estado registra a segunda pior taxa de mortalidade infantil no Brasil, com 20,3 óbitos por mil nascidos vivos, sendo que a média nacional é de 12,8 óbitos.

TRIVIAL VARIADO
A empresária Rosete Gonçalves participou da Première Orlando Internacional Beauty Event, feira que acontece anualmente em Orlando, nos Estados Unidos, reunindo profissionais da beleza do mundo inteiro.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, Abdon Murad, enviou ofício ao presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Ricardo Rios, solicitando que os projetos de lei relativos a área de saúde sejam discutidos com o CRM antes da votação pelos parlamentares.
Quem desembarca hoje em São Luís é a acadêmica de Design de Interiores e paralegal nos Estados Unidos Tennessee Bacellar. Vem para matar a saudade dos parentes e amigos desta Capital.

O Tribunal de Justiça do Maranhão criou os selos Empresa e Município Amigos da Justiça. A ideia é incentivar a resolução de conflitos de forma conciliatória. A Portaria de criação dos selos foi assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo.

O Senado deu parecer favorável ao projeto de lei que estabelece prioridade de atendimento às pessoas com deficiência no embarque e desembarque nos meios de transportes coletivos.

O Brasil entrou na chamada “lista suja” da Organização Internacional do Trabalho, que investiga países suspeitos de violar as convenções internacionais do trabalho.

O Centro Cultural Vale recebe hoje o Boi de Ribamar, que por cerca de três décadas teve à sua frente o cantador, João Chiador. Atualmente, a potente trinca de cantadores é formada por Chagas, Honny e Jhonatan.


DE RELANCE

Prêmio Darcy Ribeiro
A Universidade Estadual do Maranhão foi indicada para concorrer ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019, concedido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A indicação foi feita pelo deputado federal Gastão Vieira. A escolha dos agraciados é feita pelos membros da Comissão. A instituição foi a primeira do Nordeste e a oitava no Brasil a obter o credenciamento do Ministério da Educação para o ensino à distância.

Prêmio Darcy Ribeiro 2
A trajetória da educação à distância na Uema teve como marco o curso “Magistério 2001”, que visava a oferta do curso normal em nível médio, para formação de professores que atuavam nos municípios maranhenses. Com base nessa experiência exitosa, a universidade decidiu investir de forma mais decisiva na modalidade da educação a distância, na perspectiva de romper com os limites do sistema presencial de ensino que não conseguia chegar à maioria municípios maranhenses.

Liderança e empoderamento
A Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa promove, amanhã, curso voltado para a promoção de liderança e empoderamento feminino nas três instâncias federativas. A capacitação terá como anfitriã a deputada Helena Duailibe, procuradora da Mulher na Assembleia.

Concurso público
O Tribunal de Justiça pretende lançar edital de concurso público no mês de julho. Serão oferecidas 63 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de oficial de Justiça, analista judiciário e técnico judiciário. A Fundação Carlos Chagas deve ser a organizadora do certame. Há expectativa de que as vagas para oficiais de Justiça sejam destinadas apenas a graduados em Direito.

Seletiva para Balé Bolshoi
A pré-seletiva para o Balé Bolshoi será realizada no dia 26 de junho, na sala de dança do Teatro Arthur Azevedo. Esta ação é uma parceria do teatro com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. As inscrições para participar estendem-se até o dia 23, no site da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Podem participar pessoas de ambos os sexos, nascidas entre os anos de 2001 e 2010.

Encontro de Negócios
Depois de lançar seu novo portal de negócios, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, gerido pela Fiema, promove, no próximo dia 18, no salão de eventos da Casa da Indústria, o Encontro de Negócios do Sistema S. No encontro, fornecedores, empresários e distribuidores locais estarão frente a frente com executivos, gestores das áreas de compras e suprimentos das entidades do Sistema S, o que possibilitará a participação em licitações realizadas por essas entidades.

Desempenho profissional
Ensinar a metodologia de organização criada no Japão, visando simplificar procedimentos, otimizar recursos e tempo, para obter um melhor desempenho profissional e de serviços. É essa a filosofia do curso “5S”, que a Faculdade de Negócios Faene ministra, até amanhã, para colaboradores da Rofe Distribuidora. O curso é comandado pelo professor André Batista. Originalmente, cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que indica uma meta a ser atingida pelo empreendedor.

Sobre Pilates
Atividade física de baixo impacto que tem sido bastante procurada na Academia Viva Água, no Renascença II, é o Pilates, na qual os exercícios são realizados em amplitude máxima e com contrações constantes dos músculos estabilizadores. Os movimentos são realizados de forma consciente, controlada e sincronizados com a respiração, promovendo equilíbrio neuromuscular e diminuindo a sobrecarga articular, proporcionando maior estabilidade da coluna e menor risco de lesão.

Para escrever na pedra:
“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”. De Aristóteles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.