Lançamento

"Os Tambores de São Luís" em nova edição

Romance do consagrado escritor maranhense Josué Montello ganha edição especial em dois volumes; lançamento será hoje, às 18h na Casa de Cultura que homenageia o intelectual

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Nova edição de “Os Tambores de São Luís”  chega ao mercado
Nova edição de “Os Tambores de São Luís” chega ao mercado (Os tambores de São Luís)

São Luís - Há muito tempo esgotado, o livro “Os Tambores de São Luís” ganha nova edição que será lançada hoje, às 18h, na Casa de Cultura que leva o nome de seu autor, Josué Montello (Rua das Hortas, Centro). Dividida em dois volumes, a publicação retorna ao mercado em um box que traz ainda um livreto contendo informações sobre o escritor, a obra e a importância do romance considerado pela crítica brasileira e internacional como um dos principais da literatura de língua portuguesa.

A edição traz a chancela da Casa do Autor Maranhense por meio da Lei Estadual de Inventivo à Cultura com o patrocínio da Cemar e apoio da Casa de Cultura Josué Montello. O evento de lançamento será aberto ao público e terá palestra do professor e membro da Academia Maranhense de Letras, José Neres e apresentação instrumental do trio The Soft Music, da Escola de Música do Maranhão. Na ocasião, também será aberta a mostra fotográfica assinada por Edgar Rocha que traz locais de São Luís que dialogam com o romance. As imagens são acompanhadas de fragmentos do livro.

Para o coordenador editorial do projeto, o jornalista Wilson Marques, a nova edição é bastante significativa pois supre uma lacuna deixada pela falta de novas edições das obras de Josué Montello. “Muitas pessoas buscavam o livro, mas não era mais possível adquiri-lo, pois estava fora de catálogo há bastante tempo. Com este box queremos dar acesso tanto a novos leitores para que possam conhecer melhor a obra deste ilustre maranhense, quanto aos fãs que desejavam ter o livro”, diz Wilson Marques.

Ele explica que a ideia de uma nova edição de “Os Tambores de São Luís” nasceu em 2017 durante a celebração pelo centenário de nascimento do escritor, quando a Casa do Autor Maranhense, em parceria com a Casa de Cultura, publicou os livros “O tesouro de Dom José” e “Janelas Fechadas”, obras também, àquele tempo, já esgotadas. “Entendemos a importância de ‘Os Tambores de São Luís’ para literatura maranhense e brasileira por ser um retrato antropológico e social da cidade, abordando aspectos como a culinária, religião, arquitetura, cultura popular, enfim, um painel vasto de nossa sociedade apresentando o que ela tem de bom e de ruim”, destaca Wilson Marques. Esta edição conta com 1.500 exemplares e algumas delas serão destinadas às bibliotecas e casas de cultura.

“Os Tambores de São Luís” aborda a saga dos negros brasileiros, sua luta e dramas. Toda a narrativa se passa durante uma noite e algumas horas da manhã seguinte em arcos de tempo que abrem para contar três séculos de lutas e insurreições negras. Mais de 400 personagens compõem a obra que foi traduzida para o francês e editada em Lisboa, Portugal.

Josué Montello foi jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador, teatrólogo e memorialista. Nasceu em São Luís a 21 de agosto de 1917 e passou grande parte de sua vida no Rio Janeiro, onde radicou-se. Montello mantinha fortes laços com o Maranhão e quase toda sua obra literária traz inspiração da cultura de seu estado. Faleceu em 15 de março de 2006, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Sua obra reúne mais de 160 títulos em vários títulos entre romances, ensaios,crônicas, história, entre outros.

Programação

Após o lançamento da nova edição, a Casa de Cultura Josué Mopntello montou uma programação cultural que segue até o mês de julho com palestras sobre temas referentes ao livro. A primeira será amanhã, às 15h, quando Alexandre Lago falará sobre “O Caso do Crime da Baronesa que tornou célebre o promotor Celso Magalhães”.

No dia 18, também às 15h, terá palestra com o Fotoclube “Poesia do Olhar”. Já a conferência “Os Lugares de Memória de Josué Montello em Os Tambores de São Luís” ocorrerá no dia 27 e será proferida pelo professor Flaviano Menezes.

Em julho, no dia 5, às 15h, haverá a palestra “Genoveva Pia – Doceira e Negra de Ashé na obra Os Tambores de São Luís”, com o professor Gerson Lindoso. A bibliotecária Wanda França falará no dia 12 e dia 19 será proferida a palestra “Os Tambores do Maranhão: Da Repressão à Consagração”, com a escritora Mundinha Araújo.

Serviço

O quê

Lançamento da nova edição de “Os Tambores de São Luís”

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Casa de Cultura Josué Montello, Rua das Hortas, Centro

Preço

R$ 50,00 (no lançamento)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.