Artigo

Maçonaria Internacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

A Maçonaria não é uma religião, nem tão pouco tem por objetivo substituir a religião de quem quer que seja. Todos os maçons são livres para permanecerem em suas religiões. Para ser maçom é preciso crê em Deus e servir a Deus sob todas as formas. A Maçonaria surgiu de uma vontade divina em um período em que a humanidade sofria com as desigualdades sociais.

A Maçonaria é uma escola de mistérios, não foi a primeira, mas talvez a mais influente de todos os tempos. Todo o seu conteúdo é filosófico. As primeiras escolas de mistérios surgiram no Egito por volta do ano 2000 antes de cristo, contudo, foram os hebreus que difundiram o esoterismo por todo o mundo.

A religião é movida pela fé e pela crença, a Maçonaria é a busca pelo enigmático, pelo esotérico, tudo aquilo que a ciência humana ainda não consegue explicar. A Maçonaria desperta os sentidos, é a busca, é o estudo, é a pesquisa. Segundo alguns historiadores, tudo começou quando Moisés foi iniciado no templo de Amon-Rá em Mênfis (uma das mais antigas cidades do Egito), isso pode ter servido de base para a fundação da Maçonaria Operativa.

A Maçonaria Operativa surgiu na Escócia por volta do século XI, ela era composta por Pedreiros Livres. Esses pedreiros tinham o dom de talhar pedras transformando a pedra bruta em uma pedra cúbica, ou seja, em uma obra de arte. Os maçons operativos tinham uma escola de mistérios, onde eles se reuniam para discutir assuntos relacionados a construção. Com o tempo outras classes sociais passaram a pressionar para ingressar na Maçonaria, sendo assim, muitos burgueses e nobres foram iniciados.

No século XVII, a Maçonaria já era conhecida mundialmente por seus valorosos feitos, muitos países passaram a semear os princípios maçônicos. Os maçons se reuniam em alojamentos ou simplesmente lojas, com o aumento das lojas maçônicas em todo o Reino Unido, surgiu a necessidade de ser formado uma agremiação ou um corpo superior para reunir todas as lojas maçônicas. Desta forma, surgiram as grandes lojas maçônicas.

A primeira potência maçônica do mundo foi a Grande Loja de Londres fundada em 24 de junho de 1717, quando quatro lojas maçônicas se reuniram na taverna “O Ganso e a Grelha”, no adro (átrio) da Catedral de São Paulo em Londres, formando a primeira grande loja do mundo. Inicialmente, ela se resumia a uma festa anual para as lojas, mas, em 1721, por meio de uma comunicação trimestral, começou a se estabelecer como um corpo regulador, o qual todas as lojas maçônicas estariam subordinadas, desta forma, acabou atraindo para suas reuniões lojas fora de Londres, o primeiro grão mestre foi o burguês Anthony Sayer de 1717 à 1718.

Em 1718, Anthony Sayer transfere o comando para o grão mestre George Payne, também burguês, este passa o comando da Grande Loja de Londres em 1719, para o filósofo francês John Theophilus Desaguliers, sucedeu-lhe de novo George Payne em 1720. Foi um momento em que a Maçonaria Inglesa se fortaleceu, houveram muitas iniciações nesse período.

Em 1721, foi eleito o primeiro Grão Mestre membro da alta nobreza britânica: John Montagu, 2º Duque de Montagu. A Loja Maçônica o Copázio e as Uvas era constituída por homens eminentes, nobres e entre eles o reverendo James Anderson que escreveu em l723 o famoso Livro das Constituições, mais conhecido como Constituição de Anderson, a pedido do Grão Mestre John Montagu.

Apartir de 1813, a Nobreza Inglesa assumiu de vez o comando da Maçonaria. Os grão mestres eram indicados por membros da família real, tais como: Príncipe Augustus, Duque de Sussex (grão mestre de 1813-1843), Thomas Dundas, 2º Conde de Zetland (grão mestre de 1844-1870), George Robinson, 3º Conde de Grey (grão mestre de 1870-1874), Albert Edward, Príncipe de Gales (grão mestre de 1874-1901), Príncipe Arthur, Duque de Connaught e Strathearn (grão mestre de 1901-1939), Príncipe George, Duque de Kent (grão mestre de 1939-1942), Henry Lascelles, 6º Conde de Harewood (grão mestre de 1942-1947), Edward Cavendish, 10º Duque de Devonshire (grão mestre de 1947-1950), Lawrence Lumley, 11º Conde de Scarbrough (grão mestre de 1951-1967), Príncipe Edward, Duque de Kent (grão mestre de 1968-presente), neto de Jorge V e primo da Rainha Isabel II. A Maçonaria Europeia é repleta de lordes, homens notáveis em todo o continente.

A Maçonaria evoluiu e ganhou amplitude em todo o mundo. A humanidade progrediu e milhares de pessoas foram iniciadas na instituição ao longo dos anos. Hoje a Maçonaria está presente em 176 países, milhares de maçons se dedicam as causas humanitárias.

São Luís/MA, 06 de junho de 2019.


Ubiratan João de Castro

Grão Mestre - GLEMA


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.