Impacto na economia

Adriano Sarney cobra resposta sobre demissão de cobradores de ônibus

Requerimento nº 034/2019, aprovado no dia 4 deste mês pelo plenário da Assembleia Legislativa, ainda não foi respondido pelas empresas de ônibus

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Deputado Adriano Sarney cobra respostas das empresas sobre situação dos cobradores do transporte público
Deputado Adriano Sarney cobra respostas das empresas sobre situação dos cobradores do transporte público (Adriano Sarney)

O deputado estadual Adria­no Sarney (PV) cobrou respostas das empresas de ônibus sobre a demissão, segundo o parlamentar, de cobradores. O Requerimento de autoria do deputado - nº 304/2019 -, aprovado no dia 4 deste mês pelo plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL) e encaminhado, no dia seguinte, aos donos dos coletivos, ainda não foi respondido.

Para Adriano, a dispensa dos trabalhadores e a possível inclusão, em consequência, destes profissionais na informalidade gera um impacto negativo na economia local. Ele também solicitou participação do poder público na questão. “Estou no aguar­do do nosso encaminhamento. É uma questão de suma importância para pessoas que, sem qualquer aviso, estão sendo dispensadas de seus postos pelas empresas”, disse.
O parlamentar usou ainda suas redes sociais para tratar do tema. De acordo com Adriano, mais de 3 mil profissionais já perderam ou estão ameaçados de perder seus cargos. “Enquanto isso, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís fingem que a situação não é com eles”, escreveu ontem (12), em sua conta no Twitter.

Sem resposta
Ainda de acordo com Adriano, além das empresas de ônibus, o Sindicato dos Rodoviários e a Justiça do Trabalho também foram acionados no dia 5 deste mês. Até o fechamento desta edição, nenhum destes órgãos se posicionou sobre o assunto.
Nas últimas semanas, além de Adriano Sarney (PV), outros deputados como Wellington do Curso (PSDB) e Duarte Júnior (PCdoB) utilizaram a temática para cobrar melhorias no setor de transporte coletivo da cidade. Tanto o tucano quan­to o comunista chegaram, inclusive, a realizar itinerários em determinadas linhas para ouvir as demandas dos usuários.
Outro parlamentar que usou a saída dos cobradores para se posicionar foi Yglésio Moisés (PDT). Segundo o pedetista, é necessário entender que a demissão dos trabalhadores pode significar uma sobrevida das empresas de ônibus, o que, neste caso, evitaria o desemprego em massa.

PL que quer proibir acúmulo de função de motoristas pode ser apreciado hoje

O Projeto de Lei nº 292/2019, de autoria do deputado estadual Hélio Soares (PR) e que dispõe sobre a proibição do acúmulo de função do motorista profissional e cobrador de passagens em veículos destinados ao transporte coletivo urbano e semiurbano, estará na ordem do dia da sessão plenária de hoje (13) da Assembleia e pode ser apreciado. O parlamentar solicitou, pelo Requerimento nº 311/2019, urgência na análise da matéria.
O texto estava previsto para análise na sessão de ontem. No entanto, foi transferido para hoje pelo presidente da Mesa Diretora, Othelino Neto (PCdoB). Segundo o deputado, como o autor da matéria não “estava presente”, as discussões seriam transferidas para a sessão seguinte, no caso hoje (13).
Mesmo com a previsão institucional de apreciação, deputados do núcleo governista podem travar as discussões. Após a divulgação da demissão de cobradores de ônibus pelo Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, nenhum membro apoiador do Executivo na Casa trata abertamente do assunto. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.