COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
No fim de semana em São Paulo, um encontro de amigos do Maranhão e familiares de Sergipe: Maria Vandira Peixoto, José Walter Maciel, o Repórter PH e seus primos de Aracajú, Silvia (da família Franco) e Marco Aurélio Gomes Pinto
No fim de semana em São Paulo, um encontro de amigos do Maranhão e familiares de Sergipe: Maria Vandira Peixoto, José Walter Maciel, o Repórter PH e seus primos de Aracajú, Silvia (da família Franco) e Marco Aurélio Gomes Pinto
REENCONTRO de velhos amigos em supermercado da Ponta d´Areia, fazendo compras para o abastecimento de suas casas e colocando as conversas em dia numa cidade que está tornando cada vez mais raro o convívio alegre e feliz das pessoas que nasceram e cresceram vendo as mudanças desta São Luís que cresceu de forma geométrica nos últimos 50 anos
REENCONTRO de velhos amigos em supermercado da Ponta d´Areia, fazendo compras para o abastecimento de suas casas e colocando as conversas em dia numa cidade que está tornando cada vez mais raro o convívio alegre e feliz das pessoas que nasceram e cresceram vendo as mudanças desta São Luís que cresceu de forma geométrica nos últimos 50 anos

Edição especial
É hoje o acontecimento cultural mais esperado desta temporada em São Luís: o lançamento, às 18h, na Casa de Cultura José Montello, de uma edição especial, com tiragem limitada, do romance Os Tambores de São Luís, de Josué Montello, que se encontrava totalmente esgotado e fora de catálogo desde 1996.
A iniciativa da Casa do Autor Maranhense tem como coordenadores editoriais o escritor Wilson Marques e Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello.
Na programação consta palestra do professor e acadêmico José Neres; apresentação instrumental do trio The Soft Music, da Escola de Música do Maranhão, e abertura da mostra fotográfica “A São Luís de Josué Montello em Os Tambores de São Luís”, de Edgar Rocha.

Namorados
O melhor do Dia dos Namorados, para o varejo, é a expectativa de faturamento dobrado. Ao contrário de outras datas, onde o presente é um só, hoje, são duas provas de amor trocadas pelos casais flechados por Cupido.
Daí a projeção, cautelosa, mas positiva, de 2% de aumento em relação ao ano anterior, combinando com o numeral-símbolo da efeméride.
De acordo com dados conseguidos informalmente com os lojistas de São Luís, a data é ideal para a escolha dos mimos não-duráveis, especialmente roupas, carteiras, perfumarias e flores, entre outros.
Entre os presentes mais desejados, sem dúvida, está o smartphone.

Namorados 2
Outro motivo de otimismo é a flexibilização dos modelos de relacionamento, o que inclui entre os fregueses os e as poliamoristas (que assumidamente compartilham o sentimento com mais de um amor), além de pessoas que curtem o mesmo sexo e outras variáveis, clandestinas ou não.
O alargamento da inclusão, alcançando de adolescentes a idosos, também constitui indicativo de expansão do mercado.
Para o momento pós-namorados, os comerciantes estão otimistas frente à abertura das lojas nos feriados de junho, nos dias 20 (Corpus Christi) e 24 (São João), conforme permite a Medida Provisória 881.

Baixou o nível
O que se comenta à boca curta nos meios acadêmicos é a indignação e perplexidade que vem causando o baixo nível patrocinado por adversários de Natalino Salgado em blogs para atacá-lo e tentar manchar a sua reputação como gestor público na campanha para reitor da UFMA.
As vozes discordantes da maldosa campanha comentam ainda que a histeria soa ainda mais repugnante quando as digitais nesse jogo bruto apontam para antigos assessores da gestão Natalino, que só alcançaram alguma projeção na Universidade graças a oportunidade dada a eles pelo ex-reitor.
A quinze dias da consulta prévia para a indicação ao cargo de reitor e vice da UFMA, os apoiadores de Natalino dizem que os adversários dele esquecem propostas e centram fogo nos ataques tentando confundir a opinião pública e desgastá-lo perante a comunidade universitária.
E arrematam: “Como se fosse possível rebaixar o maior conjunto de obras deixado por um reitor da UFMA em toda a sua história, nas duas gestões Natalino Salgado”.

Ironias
A vida é mesmo cheia de ironias. Quando o então juiz Sérgio Moro, a uma semana da eleição, deixou vazar a delação do ex-ministro de Lula, Antonio Palocci, a uma semana do primeiro turno presidencial, era legal, apesar do bombardeio de críticas, inclusive de juristas, que dizia tratar-se de uma ação política.
Agora alvos de vazamento de mensagens reveladas pelo site The Intercept, Moro e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força tarefa da Lava Jato, foram incisivos: se disseram vítimas de um vazamento ‘imoral e ilegal’.
Seja lá como for, agora estão provando do próprio veneno.

Moeda Verde
A ideia de criar uma moeda comum entre Brasil e Argentina não é nada original. Mas, assim como surge, desaparece. No apagar das luzes de 2002, o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fez uma viagem a Buenos Aires e esta seria uma das propostas apresentadas ao então mandatário argentino, Eduardo Duhalde, que meses antes foi um bom companheiro deste Repórter PH em temporada de SPA no Kurotel de Gramados (RS). A intenção era de que fosse utilizada, em um primeiro momento, apenas no comércio de produtos agrícolas entre os dois países. Mas seria o embrião de uma futura divisa.

Moeda Verde 2
Em uma coletiva de imprensa para veículos do Exterior, o à época senador eleito e ministeriável Aloizio Mercadante explicou como funcionaria: seria como criar um mercado comum agropecuário dos dois lados da fronteira. Nas suas vendas para o Brasil, o produtor argentino receberia em pesos, mas no valor equivalente à moeda verde. E vice-versa. Assim, não seria necessário usar dólares. Quem pagaria aos exportadores seriam os bancos centrais de cada país, em moeda local.

Moeda Verde 3
Após o presidente Jair Bolsonaro voltar a falar no assunto, na semana passada, essa foi a interpretação na Argentina por quem conseguiu levar mais a sério o assunto. A tal moeda única seria algo apenas para o comércio bilateral. A maior parte dos economistas locais, porém, tratou a ideia com a mesma ironia observada no Brasil. Carlos Menem e Fernando Henrique Cardoso também conversaram sobre o assunto. Lula e Cristina Kirchner voltaram ao tema no fim da década passada. Nunca vingou.

Natalino ganha homenagem
O professor Natalino Salgado foi homenageado na cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiro da UFMA. O curso, pioneiro no país, foi fundado em maio de 2015, no segundo quadriênio da gestão de Natalino, em atendimento à solicitação do Núcleo de Estudos Africanos, coordenado pelo professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, e a iniciativa dos professores Marcelo Pagliosa e Kátia Régis. A primeira turma graduada é formada por 12 alunos de vários estados brasileiros.

TRIVIAL VARIADO
Quem foi visto na tarde de ontem pegando a brisa que sopra na área de lazer do Rio Poty Hotel, foi o ex-deputado Carlos Guterres, presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (Aedem), entidade que vem se firmando, desde sua fundação, na defesa dos direitos de seus associados.

Presidente de honra da Academia Pernambucana de Letras, meu amigo Marcos Vinicius Vilaça recebeu na tarde da última segunda-feira uma grande homenagem pelos seus 80 anos, que transcorrem em 30 de junho. Marcos tem uma longa trajetória dedicada principalmente à cultura brasileira.

Quem compareceu ao lançamento do último livro de Tereza Braúna garante que foi a noite de autógrafos mais concorrida deste ano em São Luís. A sociedade prestigiou em peso. E mundo intelectual também.

Luiz Cantanhede Fernandes e Melina vão comandar uma grande mesa, hoje à noite, no jantar do Dia dos Namorados no Blue Tree Towers São Luís. Como tenho um compromisso muito especial com ares de terras lusitanas, vou cantar em outra freguesia.

DE RELANCE

Assunto não vai faltar
Sem um fato determinado para ser instalada, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Lava-Toga dormia nas gavetas do Senado até domingo, quando o site The Intercept Brasil divulgou uma série de conversas entre o procurador da República Deltan Dallagnol e o então juiz Sergio Moro, responsáveis pela Lava-Jato no Paraná. Com a divulgação das mensagens, fatos para a instalação da CPMI outrora enfraquecida estão postos. Os parlamentares terão a veracidade das conversas, o teor das mensagens trocadas e as condutas dos procuradores da Lava-Jato e do agora ministro da Justiça para serem apurados. Assunto não vai faltar.

Dois lados do vazamento
O país dos dedos em riste se volta agora para o vazamento de mensagens entre o então juiz Sergio Moro e o procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol. De um lado, os defensores do agora ministro alegam que a divulgação é ilegal. De outro, seus detratores se fixam na gravidade do conteúdo, que mostra um juiz e um promotor ultrapassando a fronteira ética e legal que deveria separá-los. Todos têm razão. A exemplo do que ocorreu na divulgação das mensagens entre Dilma Rousseff e Lula, é fácil organizar os argumentos. A gravação não poderia ter sido divulgada e é fundamental investigar e punir quem a repassou à imprensa – que tem o direito e o dever de publicar. Mas, uma vez divulgado, o conteúdo não pode ser desprezado.

Dois lados do vazamento 2
O Ministério Público, na imensa maioria das vezes, é parte nos processos. Nessa condição e em nome da liberdade e da democracia, deve ter tratamento exatamente igual ao da outra parte envolvida, mesmo que seja ela o pior dos bandidos. É para isso que existem os juízes: para ouvir os dois lados e, com base na lei, decidir. Quando esses papeis se misturam, não importa com qual fim, a sociedade corre perigo porque, uma vez aberto, o precedente vira regra.

Visita de General
O presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva, recebeu ontem uma visita muito especial: do General Luiz Gonzaga Viana Filho, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva do estado do Amapá, e do Tenente-Coronel Sousa Filho, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) que destacaram a parceria e o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac na realização de ações ao longo dos anos. A ocasião contou com a participação do vice-presidente da Fecomércio-MA, Antonio de Sousa Freitas, do diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes, e da diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral.

Arraial no Shopping
A festança junina vai tomar conta do São Luís Shopping, que será marcada por muita animação na Praça de Eventos do piso 2. Nesta sexta-feira, a folia começa a partir das 17h com músicas juninas e atividades recreativas. Às 19h, terá a apresentação do Cacuriá Assa Cana; e às 20h, o Boi de Morros mostra todo o seu esplendor. No sábado, às 19h, o Barriquinha faz a festa no arraial e logo depois se apresenta o Boi da Lua. O arraial prosseguirá nos dias 21 e 22, 28 e 29 de junho com grandes atrações juninas.

No Blue Tree Towers
O Dia dos Namorados no Blue Tree Towers terá uma programação especial, com decoração temática e um jantar assinado pelo chef Rilson Tiburtino. Além disso, o repertório do show romântico será ao som de Vanessa Furtado e Alessandro Batista. A propósito, casais presentes no jantar romântico também terão direito a desconto na hospedagem no hotel.

Debate sobre inovação
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves marcou presença no maior e mais consistente debate sobre inovação da América Latina. Ele esteve em São Paulo com o presidente da CNI, Robson Andrade, o vice-presidente executivo da CNI, Paulo Afonso Ferreira e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, organizado a cada dois anos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Visto e redes sociais
O Departamento de Estado dos Estados Unidos passou a requerer de quase todos os solicitantes de visto informações sobre suas contas em redes sociais e outros detalhes pessoais. As autoridades explicam que a nova exigência é uma medida antiterrorista, mas críticos manifestam preocupações com a liberdade de expressão. Com a nova medida, aqueles que fizerem a solicitação devem incluir no formulário eletrônico, junto de outras informações, nomes ou links de qualquer conta que tenham mantido em alguma rede social nos últimos cinco anos.

Para escrever na pedra:
"Aquele que critica um elogio feito a outrem, esta sendo consumido pela inveja, pois queria para ele aquela honraria." De Ivant Teorilang:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.