Cinema

Noite de estreia na telona

Curta-metragem "Guga", de Marconi Franco, será lançado hoje, em duas sessões, no Cine Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Cena do filme "Guga", que estreia hoje no Cine Praia Grande
Cena do filme "Guga", que estreia hoje no Cine Praia Grande (Filme Guga)

São Luís - Será lançado hoje, no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), o curta-metragem maranhense “Guga”, estreia do cineasta Marconi Franco nas telonas. A produção narra a história de uma criança ingênua e sonhadora, que vive no interior do Maranhão e inicia uma busca por um lugar idílico. A premier terá duas sessões: a primeira, às 19h será aberta ao público e a segunda, às 20h, é restrita a convidados. Depois da estreia, o filme será exibido no Festival Guarnicê de Cinema, evento para o qual foi selecionado na Mostra Cenário Maranhão.

Produzido forma totalmente independente pela Francofilmes, “Guga” tem roteiro e direção de Marconi Franco. As filmagens iniciaram ano passado e o curta foi finalizado em março deste ano. “Trata-se de uma produção genuinamente maranhense e com produção independente, filmado uma parte na área da comunidade de Mojó, contando com apoio de algumas empresas e amigos”, pontua Marconi Franco.

O curta conta a história de uma criança que busca por um lugar fantasioso no qual as pessoas são felizes. “Esse lugar passa a ser almejado a partir das dificuldades vividas pela família do Guga, que vê sua única irmã doente e os pais desempregados. Desta forma, ele procura um meio de ajudá-los. Na sua imaginação o lugar perfeito é baseado em um folheto publicitário de turismo que exibe pessoas felizes registradas em fotos. Ele resolve sair em busca deste lugar que, acredita acolher a todos. Nesta jornada, Guga se depara com os desafios da vida”, conta o cineasta ressaltando que o desfecho tocará o coração do público.

Marconi franco explica que o filme partiu do romance “A procura do paraíso”, de sua autoria e escrita em 1990. O livro não foi publicado, e para o filme o diretor resolveu mudar o título, que foi escolhido devido ao seu apelido de infância. “Uma forma carinhosa de minha mãe me chamar. Embora leve meu apelido, não se trata de um filme biográfico. O nome foi escolhido apenas por questão de sonoridade. Não deixei o título original para não dar um entendimento de ser um filme voltado para o público evangélico, apesar de abordar a fé, mas também traz questões sociais como desigualdades de rendas sociais, violência doméstica, homofobia e situações de pessoas que moram na rua”, revela o cineasta.

Marconi Franco é formado em enfermagem e direito e fez curso de teatro no Grupo Improviso, já tendo atuado em peças como “Auto da Compadecida” e alguns comerciais publicitários.

Ficha técnica

Elenco: Rafael Leite (protagonista), Jamile Ferrah (mãe do Guga), Renato Brito (pai do Guga), Gabriella Cutrim (irmã do Guga), Ludmilla Cutrim (Sofia), Elza Gonçalves (empregada doméstica da casa de Sofia), Renata Ievis (mãe de sofia), Marconi Franco (pai de Sofia), Lyan Ferreira, Marcos Corréia e José Sousa são os moradores de rua, Juan Serra (jovem homossexual), Warlem Amorim (comerciante homofóbico) e Claudio Meirelles (Gabriel).

Equipe técnica: Produtor Executivo: Tatiana Nogueira; Roteiro: Marconi Franco; Direção: Marconi Franco; Direção de Fotografia: Thayrone Ferreira; Fotografa Still: Laryssa Melo; Direção de Arte: Elza Gonçalves; Trilha Sonora Original - Jon Vanilla; Desenho de Som: Jon Vanilla; Figurino: Elza Gonçalves; Coprodução: Elza Gonçalves; Assistentes de Produção: Juan Serra e Mauricio Haryson; Maquiagem: Jamille Ferrah e Finalização e coloração: Francofilmes.

Serviço

O quê

Lançamento do filme “Guga”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Cine Praia Grande

Saiba Mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.