Superação de crises

Líderes capacitados são aliados para a superação de crises

Especialistas apontam habilidades necessárias a estes profissionais, na obtenção de melhores resultados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Líderes capacitados nas empresas são fundamentais na superação de momentos de crise econômica, assim como a que o Brasil vive, somados à crença dos brasileiros desse cenário não melhorar até 2020. O levantamento de dados é da agência Hello Research, responsável pela pesquisa veiculada no site Valor Econômico, em maio de 2019, na qual cita ainda a influencia deste cenário na queda de interesse da população em realizar compras de maior valor.
Segundo especialistas, comunicação e influência, inteligência emocional, engajamento, bom inter-relacionamento da equipe e visão estratégica são fundamentais para exercer uma liderança eficaz em momentos de mudanças. De acordo com o filósofo e educador Mario Sergio Cortella, o líder deve ser dotado de inteligência interpessoal e intrapessoal. “O líder é aquele que se esforça, se estrutura para comunicar-se bem. É por isso que, em certas ocasiões, admirados diante de um bom comunicador, nós nos confundimos e dizemos: ‘Veja como ele fala bem! É por isso que convence as pessoas’”. Além disso, comunicar os objetivos da organização, de forma acessível, de fácil entendimento para que sejam colocados em prática são outras questões que também envolvem transformações organizacionais, conforme é citado no livro “Liderança e motivação, da FGV Editora.
Para a master coach e empresária de consultoria e gestão de pessoas, Luciana Moreira, com formação em Psicologia Positiva – EUA, o líder positivo e com inteligência emocional é capaz de promover no time de profissionais de uma empresa mais engajamento, entrega e resiliência, através do fortalecimento do relacionamento e propósito, levando ao estado de ação. “Esse estado pode ser ativado nos colaboradores por meio de técnicas, ferramentas e ambiente com DNA da Liderança Positiva, e isso interfere positivamente no nível de entrega e produtividade e engajamento da equipe”, destaca a coach, que, nos dias 22 e 23 de junho, realizará curso de Formação Liderança Estratégica Positiva, na Fiema, em São Luís.

Dicas da especialista:

Visão estratégica - O líder precisa exercitar o planejamento para o futuro, ter uma visão de águia, estar atento às mudanças, tendências, previsões, desta forma, ele consegue agir mais rapidamente aos possíveis imprevistos que possam ocorrer durante sua caminhada;

Lidar com as emoções - O líder deve lidar com as suas emoções e as da equipe para melhores resultados nos seguintes passos: reconhecê-las, identificá-las, respeitá-las, tratá-las (se for o caso), desafiá-las e, muitas vezes, ressignificar essas emoções para ter melhores resultados nas ações;

Engajamento - um líder preparado para lidar com cenário de crise econômica consegue estimular o desenvolvimento da neuroplasticidade em sua equipe, trazendo para o cenário um nível de entrega extraordinário, estimulando uma conexão profunda entre os envolvidos, gerando evolução progressiva de alto impacto positivo.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.