Festival Guarnicê

Na trilha do cinema

Festival Guarnicê de Cinema acontece de 14 a 21 deste mês, com ações no Teatro Alcione Nazaré, Cineteatro Aldo Leite e Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Fernanda Pinheiro detalha o evento
Fernanda Pinheiro detalha o evento (Coletiva Festival Guarnicê)

São Luís - Tudo pronto para a 42a edição do Festival Guarnicê de Cinema, uma iniciativa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e cuja programação começa na próxima sexta-feira, prosseguindo até o dia 21 de junho. As exibições dos filmes das mostras competitivas oficiais e das mostras especiais acontecerão no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Palace) e Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol).

As atividades formativas, por sua vez, acontecerão no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, e na Fábrica Santa Amélia. Já a programação voltada para mercado e inovação no audiovisual ocorrerá no Casarão Tech (Praia Grande). Os homenageados do evento serão o diretor e roteirista Aly Muritiba, o comunicador José Raimundo Rodrigues, Câmara Municipal de São Luís, Cemar e Bando do Nordeste.

Ontem, em entrevista coletiva no Grand São Luís Hotel, a coordenadora geral do festival, Fernanda Pinheiro, disse que estão sendo aguardadas em torno de 10 mil pessoas, ao longo dos oito dias de programação. Ela informou, entre outras coisas, que esta edição está recheada de novidades, a exemplo da inclusão de quatro novas categorias (curtíssimas metragens, videoclipes, reportagens televisivas e filmes publicitários) e da “Mostra Copa Studio 10 Anos: Best of Copa Studio e Best of Irmão do Jorel”, a ser realizada no Casarão Tech.

Uma das parcerias concebidas este ano, conforme Fernanda Pinheiro, é com a Faculdade Melies, que ficará responsável pela formação na área de Animação 2D, 3D e View Effects, trazendo um dos aspectos de maior inovação no audiovisual, seja no cinema ou em outros segmentos, como marketing digital, publicidade, animação, jogos digitais, design, artes, arquitetura e VR.

“A Copa Studio é uma das maiores empresas de animação da América Latina e uma das cem melhores do mundo, e presta serviço em animação digital de alta qualidade em 2D, com clientes como Cartoon Neteork, Fox, Discovery Kids, Globo e Hasbro”, disse Fernanda Pinheiro.

Para o festival, foram efetivadas 860 inscrições e desse número, ficaram 98 obras. O filme de abertura será “Eu sou brasileiro”, de Alessandro Barros (que estará presente na cerimônia de abertura), com produção de Letícia Spiller. O longa-metragem é protagonizado por Daniel Rocha e conta com grande elenco. Entre os filmes maranhenses selecionados, estão “Aquarela”, de Thiago Kistenmacker e Al Danuzio, “Farol”, de Arturo Saboia, e “A Arte Viva”, de David Benjamin. Entre os nacionais, “A Ponte”, de Rafael Câmara, e “Bonfim”, de Alexandre Bruno Gouveia.

Ao todo, serão seis oficinas formativas, todas gratuitas, em parceria com a Grafo Audiovisual, Ancine e o roteirista Di Moretti e quatro woekshops integrados em parceria com a Faculdade Mélies de Tecbnologia. Os bate-papos sobre as mostras competitivas, serão realizadas a partir do dia 16, das 14h às 16h, no hall do Odylo Costa, filho, mediado pelos curadores do festival.

Serviço

O quê

Festival Guarnicê de Cinema

Quando

De 14 a 21 de junho

Onde

Teatro Alcione Nazaré, Cineteatro Aldo Leite, Teatro Arthur Azevedo, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Fábrica Santa Amélia e Casarão Tech

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.