Convocação

Vereadores cobram ida de Antônio Araújo à Câmara de SL

Membros que fazem parte da oposição ao Executivo, como Honorato Fernandes (PT) e Estevão Aragão (PSDB), se dirigiram diretamente ao líder do Governo, Pavão Filho (PDT)

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(antônio Araújo)

Parlamentares que compõem o núcleo de oposição ao Executivo na Câmara de São Luís cobraram, na sessão de ontem (10), o líder do Governo na Casa – vereador Pavão Filho (PDT) - a ida do secretário titular de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo à sede do Legislativo. De acordo com alguns vereadores, desde maio do ano passado, quando foi aprovado o Requerimento nº 154 de autoria do vereador Cézar Bombeiro (PSD), o Plenário “posterga” a convocação do gestor.

Segundo os autores do pedido, o titular da Semosp deverá explicar sobre a situação da infraestrutura da capital maranhense e sobre as condições das ruas e avenidas. Um dos mais enfáticos no pedido às lideranças para o cumprimento do Requerimento foi Estevão Aragão (PSDB). “Quero me dirigir ao vereador Pavão Filho, líder do Governo nesta Casa. Para que interceda neste caso e faça garantir uma matéria aprovada por este plenário e que não vem sendo cumprida, na prática”, disse.

Outro parlamentar que reforçou o pedido foi Honorato Fernandes (PT). Ele anunciou, ao usar o pequeno expediente, que ingressaria com mandado de segurança para assegurar acesso legal às informações sobre os últimos investimentos da pasta no âmbito municipal. “Trata-se da garantia da publicidade. São informações públicas, de interesse da população, e que devem ser divulgadas pelo poder público”, afirmou.

O vereador Cézar Bombeiro, autor do Requerimento, não utilizou a palavra. A cobrança para a ida dos gestores municipais ao parlamento é antiga. Além do secretário Antônio Araújo, parte dos vereadores também cobrou da Mesa Diretoram há alguns meses, encaminhamento para a convocação dos secretários de Saúde, Lula Fylho e da Educação, Moacir Feitosa.

Além destas solicitações, tramita atualmente na Casa o Requerimento nº 290, de 2019, de autoria do vereador Estevão Aragão, que solicita a convocação do secretário titular da Cultura (Secult), Marlon Botão. De acordo com o tucano, o chamamento seria para “prestar esclarecimentos sobre graves denúncias”.

Relembre

Em 21 de maio do ano passado, data em que fora aprovado o Requerimento autorizando a convocação do secretário Antônio Araújo, a base governista tentou reverter a apreciação do pedido. À época, o atual vice-líder do Governo, Raimundo Penha (PDT), evocou o artigo 201 do Regimento Interno que permite recontagem de votos nominalmente, mesmo após a proclamação do resultado.

Outro lado

Procurado, até o fechamento desta edição, o vereador Pavão Filho (PDT) não se posicionou sobre o assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.