COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O REPÓRTER PH com o escritor Wilson Marques e Joseane Souza, coordenadores editoriais da edição especial da obra Montelliana “Os Tambores de São Luís”.
O REPÓRTER PH com o escritor Wilson Marques e Joseane Souza, coordenadores editoriais da edição especial da obra Montelliana “Os Tambores de São Luís”.

Os Tambores de São Luís em edição especial
Um dos mais importantes romances escritos originalmente em língua portuguesa está de volta à cena literária, através do lançamento de uma edição especial com tiragem limitada, em um primoroso box que contém a obra em dois volumes.
Trata-se do maior best seller do autor maranhense e imortal Josué Montello, Os Tambores de São Luís, que se encontrava totalmente esgotado e fora de catálogo desde 1996.
A iniciativa, que brinda as novas gerações com o romance épico de Montello, é de autoria da Casa do Autor Maranhense e tem como coordenadores editoriais o escritor Wilson Marques e Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello.
Nesse romance protagonizado pelo negro Damião, herói e então escravo em Turiaçu, que se transfere para São Luís a fim de estudar para ser padre. Nessa saga, traduzida para vários idiomas, o autor desnuda a bela capital maranhense, sua gente e seus costumes, casarões, becos e mitos, através do texto ficcional que beira a arte cinematográfica, ante a riqueza de detalhes e ritmo forte de sua narrativa.
Assim como Dostoievsky eternizou São Petersburgo em sua obra, e Charles Dickens o fez com Londres, Josué Montello apresentou com exuberância ao mundo, a sua São Luís da era escravocrata e monárquica.
Um livro atemporal, cuja leitura é um convite a viajar no tempo e no espaço da urbe são-luisense.
O evento de lançamento será na próxima quinta-feira, às 18h, na Casa de Cultura José Montello, na Rua das Hortas. E na programação consta uma palestra do professor e membro da Academia Maranhense de Letras José Neres; apresentação instrumental do trio The Soft Music, da Escola de Música do Maranhão, e abertura da mostra fotográfica “A São Luís de Josué Montello em Os Tambores de São Luís” assinada por Edgar Rocha.

EM SUA RECENTE circulada por São Luís, Ana Karin Andrade, que reside em São Paulo, onde faz carreira política, foi festejada pelos amigos Alipio Moraes, Márcio Barbosa, o Repórter PH e o fisioterapeuta e cerimonialista Sergio Balata, com um jantar de quitutes deliciosos e muitas conversas agradáveis
EM SUA RECENTE circulada por São Luís, Ana Karin Andrade, que reside em São Paulo, onde faz carreira política, foi festejada pelos amigos Alipio Moraes, Márcio Barbosa, o Repórter PH e o fisioterapeuta e cerimonialista Sergio Balata, com um jantar de quitutes deliciosos e muitas conversas agradáveis

Wonder Woman
Lou Marques será a anfitriã nesta terça de um grande evento destinado ao público feminino: o lançamento da segunda edição do projeto Wonder Woman da Faculdade ISL Wyden, que prepara mulheres para serem empreendedoras.
No evento, a Dra. Carla Góes, renomada médica, empreendedora e autora do best- seller “O poder é seu”, falará sobre o poder do empreendedorismo feminino na atualidade.

Consultores
O Hospital de Câncer do Maranhão, que tem à frente o médico Stênio Roberto Santos, recebeu uma equipe de consultores do hospital alemão Oswaldo Cruz.
A visita objetivou proceder à segunda etapa do projeto de reestruturação de hospitais públicos, parte integrante do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde.
Essa iniciativa é fruto de uma parceria com o hospital referência para o território nacional, voltada para a melhoria da qualidade de hospitais públicos de alta complexidade em todo o Brasil, como
é o caso do Hospital de Câncer.

Êxodo
Economia parada, desemprego alto e violência se unem para fazer um número cada vez maior de brasileiros desistir do Brasil e tentar a vida no Exterior. Em 2019, é um movimento que parece ter no Maranhão um ritmo superior à média nacional.
Não são poucos os moradores do Estado que teriam formalizado ao fisco que a melhor saída para a crise é o aeroporto. E o êxodo segue alto. Sugere que as expectativas favoráveis que surgiram após a eleição presidencial, por enquanto não se confirmaram.
A quantidade de brasileiros rumo ao Exterior, na prática, é maior do que se pode imaginar, uma vez que as estatísticas da Receita não captam os imigrantes ilegais.
Em regra, quem faz a declaração formal tem um nível de escolaridade maior e está deixando o país com a família inteira, atrás de oportunidades cada vez mais escassas por aqui.
É a fuga de cérebros, que tende a comprometer ainda mais o futuro do País.

Novas cédulas
O presidente Jair Bolsonaro confirmou que há estudos no governo para a troca das cédulas de R$ 100 e R$ 50.
A medida, que parece surpreendente, faz parte de uma estratégia sugerida pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), após ouvida a área econômica.
O objetivo seria forçar que o dinheiro atualmente circulando informalmente, e muitas vezes armazenado em malas, seja trazido para o sistema financeiro ou colocado em circulação.

Nova Previdência
Os governadores ganharam um aliado importante na luta pela inclusão de Estados e municípios no texto da Reforma da Previdência.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi confirmou que essa é a intenção dos prefeitos.
Na busca de manutenção dos municípios no texto da Nova Previdência, ele admite que a CNM poderá inclusive, levar a questão ao Supremo Tribunal Federal.
A propósito: ainda é forte em Brasília o mal estar causado pela divulgação de uma carta atribuída ao colégio de governadores manifestando “repúdio” à exclusão dos Estados e municípios no texto da reforma da Previdência. Uma segunda e outra terceira carta amenizando os termos, ainda não conseguiram acalmar deputados e senadores.

Curso de Direito Eleitoral
Começou a ser colocado na prática um convênio celebrado entre a Escola Judiciária Eleitoral do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão, com a abertura das inscrições para o preenchimento de 50 vagas no curso de especialização em Direito Eleitoral (45 de ampla concorrência e 5 para servidores da UFMA), cujo processo seletivo terá 2 etapas eliminatórias: prova oral e análise curricular. O prazo de inscrição será encerrado no dia 17 de junho. E o curso terá duração de 18 meses (390 horas/aula).

TRIVIAL VARIADO

O vazamento das conversas entre membros da força-tarefa da Lava-Jato interessa particularmente ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril do ano passado. Em recentes enrtrevistas, Lula disse que “desmascarar” Sérgio Moro era um dos seus objetivos de vida.

Quem vem de Brasília, conta que é muito intenso o movimento de prefeitos e vereadores pela rápida tramitação do projeto que prorroga os mandatos municipais, estabelecendo a coincidência de todas as eleições em 2022.

Há quem avalie que no caso de prefeitos reeleitos, significaria dar mais dois anos para quem já acumula oito anos de mandato. Para essa ala, a possibilidade de aprovação do projeto é zero.

Temendo prejuízos eleitorais no próximo ano, deputados e senadores querem retirar do texto original da Reforma da Previdência, a inclusão de Estados e municípios no novo regime.

A propósito, explico: as pressões vindas das suas bases ameaçam projetos de disputa de prefeituras. O argumento dos deputados e senadores: o desgaste ficaria apenas com o Congresso.

DE RELANCE

Vazamento que enfraquece Moro
A tarde de domingo estava terminando quando o site The Intercept Brasil detonou uma bomba com potencial para atingir os principais protagonistas da Operação Lava-Jato, a começar pelo ex-juiz Sergio Moro e pelo procurador Deltan Dallagnol. Trata-se do vazamento de conversas privadas no aplicativo Telegram, um concorrente do WhatsApp, repassadas ao site por fonte anônima, aparentemente a partir da invasão de telefones celulares ou perfis em aplicativos de conversas.

Vazamento que enfraquece… 2
O impacto da divulgação de conversas obtidas de forma ilegal e do conteúdo das mensagens trocadas entre integrantes da força-tarefa será medido ao longo dos próximos dias. Sem conhecer a íntegra do material em poder do site, seria leviano dizer qual a intensidade do terremoto e afirmar que está descartado o risco de tsunami. Há um crime incontestável na quebra do sigilo das comunicações de qualquer cidadão. Pior ainda quando se trata de autoridades envolvidas na maior operação de combate à corrupção da história do país.

Vazamento que enfraquece… 3
A grande perdedora é a Lava-Jato, diante do risco de provas serem anuladas e de condenações acabarem revistas nas instâncias superiores, com a alegação de que houve conluio entre acusador e juiz. Advogados de condenados e réus – soltos ou presos – estão esfregando as mãos diante da perspectiva de uma reviravolta e do sepultamento precoce da Lava-Jato. Por causa de vazamentos, operações como a Castelo de Areia e a Satiagraha naufragaram e seus personagens escaparam das garras da Justiça.

Vazamento que enfraquece… 4
Depois da Lava-Jato, Moro, hoje ministro da Justiça e da Segurança Pública e candidato à primeira vaga a ser aberta no Supremo Tribunal Federal, é quem mais tem a perder com o vazamento. Ele relatou que teve o telefone hackeado na terça-feira. O site The Intercept sustenta que recebeu os arquivos várias semanas antes e que decidiu publicá-los dada o que seus editores consideraram a gravidade do conteúdo.

Vazamento que enfraquece… 5
Os diálogos mostram que Moro orientou os procuradores da Lava-Jato sobre a estratégia que deveriam adotar nas investigações, quebrando um dos princípios que norteiam a atuação de um magistrado, o da independência. Herói para boa parte dos brasileiros por sua atuação como juiz no combate à corrupção, Moro pode ficar sem condições de seguir no Ministério da Justiça e perder a chance de virar ministro do Supremo. O site The Intercept, que assume claramente uma posição contrária aos investigadores e juízes da Lava-Jato, diz que o material divulgado no final da tarde de domingo é só o começo.

Criação de novos partidos
A criação de um partido começa, obrigatoriamente, com 101 pessoas. É o número mínimo de fundadores para iniciar um processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao final, é preciso apresentar cerca de 500 mil assinaturas, em ao menos nove Estados, que serão periciadas. O último passo é o julgamento do registro pela Corte. O Partido Nacional Corinthiano (PNC) está nesta fase. Segundo seu secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, a iniciativa para a criação da legenda partiu de movimentos sociais ligados ao Corinthians – o clube não participa da iniciativa.

Criação de novos partidos 2
A refundação da União Democrática Nacional (UDN), partido que fez oposição aos governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, também tem adeptos. Em defesa da ficha limpa para a filiação, o presidente Marcos Alves da Silva ressalta o “DNA de direita” da sigla. Há apoiadores em 10 Estados e a coleta de assinaturas está em fase adiantada, afirma: “Não será um partido de aluguel. Não temos banqueiros, empresários, bicheiros ou caciques políticos. Estamos nascendo com nossa militância” – pontua.

Criação de novos partidos 3
Na fila, há oito grupos ligados ao cristianismo. O último a iniciar o processo foi o Partido Cristão (PC). O partido defende “bandeiras nitidamente conservadoras”, como contrariedade ao aborto e à ideologia de gênero. Mas é contrário à flexibilização da posse e do porte das armas. Embora se defina como cristão, o Partido das Sete Causas (PSete) também se coloca como social, democrático, ecológico, nacionalista, humanista e progressista. É mais um grupo que evita a ligação com esquerda, direita ou centro.

Criação de novos partidos 4
Na lista de 75 partidos em formação, além dos oito cristãos, há sete que têm o trabalho como foco. Outros cinco revisionistas buscam, além de recriar a UDN (duas organizações pleiteiam a sigla), refundar a Arena (partido de sustentação política na ditadura militar) e o Prona (também com dois grupos disputando a sigla). Há blocos que se apresentam com nomes genéricos, como Iguais, Igualdade e Renovar, e outros que apostam em temas, como o do Esporte, Militar Brasileiro e o da Família Brasileira. O maior grupo é o dos conceituais, como os Partidos da Democracia Liberal, Federalista e da Transformação Social.

Para escrever na pedra:
“Nos perigos grandes o temor é muitas vezes maior que o perigo”. De Luís de Camões (1524/25-1580), escritor português, cuja morte completou ontem 439 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.