PH | COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

11/06/2019

Os Tambores de São Luís em edição especial
Um dos mais importantes romances escritos originalmente em língua portuguesa está de volta à cena literária, através do lançamento de uma edição especial com tiragem limitada, em um primoroso box que contém a obra em dois volumes.
Trata-se do maior best seller do autor maranhense e imortal Josué Montello, Os Tambores de São Luís, que se encontrava totalmente esgotado e fora de catálogo desde 1996.
A iniciativa, que brinda as novas gerações com o romance épico de Montello, é de autoria da Casa do Autor Maranhense e tem como coordenadores editoriais o escritor Wilson Marques e Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello.
Nesse romance protagonizado pelo negro Damião, herói e então escravo em Turiaçu, que se transfere para São Luís a fim de estudar para ser padre. Nessa saga, traduzida para vários idiomas, o autor desnuda a bela capital maranhense, sua gente e seus costumes, casarões, becos e mitos, através do texto ficcional que beira a arte cinematográfica, ante a riqueza de detalhes e ritmo forte de sua narrativa.
Assim como Dostoievsky eternizou São Petersburgo em sua obra, e Charles Dickens o fez com Londres, Josué Montello apresentou com exuberância ao mundo, a sua São Luís da era escravocrata e monárquica.
Um livro atemporal, cuja leitura é um convite a viajar no tempo e no espaço da urbe são-luisense.
O evento de lançamento será na próxima quinta-feira, às 18h, na Casa de Cultura José Montello, na Rua das Hortas. E na programação consta uma palestra do professor e membro da Academia Maranhense de Letras José Neres; apresentação instrumental do trio The Soft Music, da Escola de Música do Maranhão, e abertura da mostra fotográfica “A São Luís de Josué Montello em Os Tambores de São Luís” assinada por Edgar Rocha.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte