Previdência

Líder do "Centrão" sugere que Estados aprovem próprias reformas

Arthur Lira aponta que há uma "crescente" pressão popular para a aprovação da reforma no âmbito de alguns estados

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Arthur Lira)

Em entrevista à Rádio CBN, uma das principais lideranças do chamado “centrão” no Congresso, deputado federal Arthur Lira (PP), sugere que Estados e, em consequência, os municípios aprovem as próprias reformas da previdência. De acordo com o parlamentar, dependendo da proposta, as assembleias legislativas de cada estado poderá chancelar mudanças no texto que prevê as contribuições financeiras.

O progressista aponta que há uma “crescente” pressão popular para a aprovação da reforma no âmbito de alguns estados. "Se os governadores bancarem com seriedade a reforma nos seus estados, as Assembleias Legislativas dificilmente não aprovarão, no mesmo sentido que há hoje uma pressão crescente da população que entende que [a reforma] é necessária. A gente tem que afastar essa premissa”, afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar, para dar autonomia aos estados aprovarem as modificações específicas na previdência, é necessário que os governadores ainda contrários à apreciação do texto em âmbito nacional viabilizem votos. "Se os governadores que se mostram contra trouxerem, efetivamente, votos a favor da reforma da Previdência, não terá problema. A gente vota estados, municípios, territórios, embaixada, não tem essa. A questão não é política de província, não é questão eleitoral. É questão de votar e aprovar a reforma geral que o Brasil quer ou não, esse é o risco que nós estamos correndo”, disse.

O texto final deve ser apresentado na quinta-feira na Comissão Especial da Câmara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.