Motim

Internos da Funac se rebelam na unidade de Imperatriz

Rebelados atearam fogo em colchões e ameaçavam monitores da unidade com chuços; 10 internos foram conduzidos e 14 chuços apreendidos

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Cinco internos de maior de idade foram conduzidos ao distrito policial
Cinco internos de maior de idade foram conduzidos ao distrito policial (Rebelados)

IMPERATRIZ _ O clima esquentou mais uma na Unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), no bairro Ouro Verde, na cidade de Imperatriz. Durante a noite de sábado, a polícia registrou rebelião e fuga nessa unidade. Pelo menos 10 internos foram conduzidos para o Plantão Central e 14 chuços apreendidos com rebelados.

Os maiores de idade conduzidos para a delegacia foram Jonatas dos Santos Quadros, de 19 anos; Bruno Ferreira Silva, de 18 anos; Alex Sousa Assunção, de 18 anos; José Wellington Brandão Costa, de 18 anos; e Rian Iverson Silva Filho, de 18 anos.

O tenente Emande, da Polícia Militar, informou que os militares ficaram sabendo, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que estava ocorrendo um motim. Os internos estavam exaltados e já haviam ateados fogo em vários colchões e ameaçavam fugir.

Foram deslocados para o local o Grupamento de Operações Especiais, Força Tática e o Corpo de Bombeiros Militar. A área foi cercada. Os militares começaram a negociar com os rebelados. Após algumas horas de negociação os internos se entregaram. Uma revista feita no local foram encontrados 14 chuços. A Polícia Civil vai apurar o caso.

Outras ocorrências

De acordo com a polícia, este ano já foram registrados três casos de fuga na unidade da Funac no Ouro Verde, na cidade de Imperatriz. Um deles no dia 20 de fevereiro, quando quatro internos, com pedaço de ferro pontiagudo, dominaram os monitores e em seguida, fugiram pularem o muro pela caixa d’água.

Ainda nesse dia, dois internos foram recapturados nas proximidades e levados de volta à unidade. No dia 22 de fevereiro foram recapturados os outros fugitivos pela guarnição militar em uma residência abandonada, no Parque Independência, zona periférica de Imperatriz.

No dia 2 de fevereiro, dois menores conseguiram burlar a segurança e escaparam dessa unidade. Os internos aproveitaram a ausência de funcionários na unidade e fugiram em direção a uma área de matagal. Os policiais realizaram rondas na cidade e no mesmo dia um dos menores foi apreendido, no Parque Santa Lúcia.

A polícia registrou, também, uma fuga nessa unidade na tarde do dia 31 de janeiro deste ano. Um adolescente de 16 anos, que estava na cozinha sozinho, aproveitou para ter acesso ao telhado e em seguida pular o muro e se embrenhou pelo matagal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.