Imunização

Criador tem até o dia 14 de junho para vacinar rebanho

Com a prorrogação do prazo de imunização, o criador deve comprovar a vacinação de seus animais até o dia 24 deste mês, na unidade da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão em que sua propriedade é cadastrada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ivaldeci afirma que criadores sabem da importância da imunização
Ivaldeci afirma que criadores sabem da importância da imunização (aftosa)

Os criadores maranhenses que ainda não imunizaram seus animais contra a febre aftosa têm até o dia 14 deste mês para vacinar seus rebanhos. A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no estado, que estava prevista para encerrar no dia 31 de maio, teve o prazo prorrogado e está sendo desenvolvida pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).
Com a alteração do prazo de imunização, o criador deve comprovar a vacinação até o dia 24 deste mês, na unidade da Aged em que sua propriedade é cadastrada. Além do Maranhão, a prorrogação da campanha foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos estados do Piauí e Pará, por conta das condições climáticas e, especificamente no Piauí, por causa de problemas sanitários com a Peste Suína Clássica.
Vacinação
Para o proprietário da Fazenda Valor - Pecuária de Corte, Ivaldeci Mendonça, que também é presidente da Associação de Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), o índice de vacinação que o estado tem atingido nos últimos anos se deve principalmente ao criador, que tem a consciência de que é de extrema necessidade a imunização do seu rebanho.
Ivaldeci Mendonça ressaltou que o índice de cobertura vacinal é muito importante para que o Maranhão seja classificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Zona Livre de Febra Aftosa sem vacinação, o que está previsto para acontecer em 2020.
“Na Fazenda Valor eu invisto alto em tecnologia, na mão de obra capacitada e no melhoramento genético para ter uma pecuária de corte de qualidade porque eu acredito que o Maranhão tem um grande potencial na pecuária, com terras boas, índice pluviométrico satisfatório e uma boa logística de ferrovias e o Porto do Itaqui”, ressaltou o pecuarista, que já vacinou o rebanho de sua fazenda, localizada no município de Igarapé do Meio, e comprovou o procedimento ainda no período normal da campanha.
Redução de dose
Este ano houve uma redução na dose da vacina de 5ml para 2ml e a expectativa do Mapa é de que esta redução minimize as reações (caroços e inchaços) em bovinos e bubalinos. A retirada total da vacinação em todo o país está prevista pelo Mapa para acontecer até o ano de 2021 e esta diminuição na dose consta no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).
Há 18 anos o Maranhão não registra nenhum caso da doença no estado, que possui o segundo maior rebanho de bovinos dos nove estados do Nordeste com 7.576.806 e ocupa a 12ª posição no ranking do Brasil.

Mais

*Orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Compre as vacinas somente em lojas registradas.

Verifique se estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.

Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.

Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.

Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.

O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma.

Lembre de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.