Premiação

Albérico Filho e Eudes Sampaio ganham premiação nacional

Gestores maranhenses colocaram Barreirinhas e São José de Ribamar entre os municípios com gestão empreendedora, focados nos pequenos negócios como vetores de desenvolvimento local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24


[e-s001]A pauta do empreendedorismo já é uma realidade na gestão pública do país. Prova disso foram os 144 prefeitos finalistas e suas respectivas equipes que estiveram em Brasília, para prestigiar, na noite da última quarta-feira, 5, no Sebrae Nacional, a solenidade de premiação do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Dos sete gestores municipais maranhenses que concorreram nesta etapa, dois venceram a grande final nas mesmas categorias da etapa estadual: Albérico Filho (Barreirinhas) e José Eudes Sampaio (São José de Ribamar).
Os finalistas, das cinco regiões do país, disputaram em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.
O prefeito Albérico Filho concorreu com o projeto “Voucher digital Barreirinhas”, um instrumento de gestão e sustentabilidade turística que ajuda o poder público local a buscar uma administração participativa dos empreendimentos turísticos do município, com capacitações, consultorias e oficinas, além de ordenar a vocação econômica do lugar – o turismo.

Prêmio

[e-s001]A implantação do voucher, que contou com o apoio e consultorias do Sebrae, beneficia cerca de 1.000 empreendimentos municipais, envolvendo agências de viagens, transportes turísticos e prestadores de serviços (guias, condutores de visitantes e motoristas) e, dentre as metas, estão: aumentar a quantidade de negócios formais regularizados no município no setor de prestação de serviços turísticos, com a regularização das agências de viagens e turismo; regularização e apoio ao fortalecimento de entidades associativas, além de aumentar a arrecadação tributária do município.
“Esse é um prêmio de Barreirinhas que tem tudo para crescer e oferecer muito mais a quem chega em nossa cidade. Temos inúmeros desafios como poder público, porém a premiação mostra que estamos no caminho certo e fazendo diferença. Novamente, Barreirinhas ganha um prêmio de destaque, onde mostramos a nossa garra e a certeza de que estamos juntos. É assim que vamos vencer todos os nossos desafios”, confirmou o prefeito Albérico Filho, após receber a premiação.

Compras Governamentais
[e-s001]O projeto “Mercado local urbano, vantagem real”, do município de São José de Ribamar disputou e levou o prêmio da categoria nacional Compras Governamentais de Pequenos Negócios. O projeto do município de São José de Ribamar ajuda a dinamizar a economia local e melhorar a qualidade de vida da população, direcionando os recursos públicos das compras governamentais para aplicação nos pequenos negócios urbanos e rurais do município.
Com aumento da competitividade nas licitações, a administração pública é beneficiada diretamente com a obtenção de preços mais vantajosos em suas contratações. A meta da gestão é, até 2020, ter no município empresas em todos os segmen­tos que demandam contratação pela prefeitura e sua estrutura de governo.
“Estou muito feliz com o reconhecimento nacional do Sebrae ao trabalho de São José de Ribamar. Aproveito para dividir esta premiação com o ex-prefeito Luiz Fernando Silva que com a sua competência, seriedade e transparência mostrou valer muito a pena cumprir a legislação que incentiva e apoia os pequenos empreendedores do município – a Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Este prêmio é de todos os ribamarenses, pois todos nos beneficiamos com o projeto”, colocou o prefeito Eudes Sampaio.

Maranhão no caminho do desenvolvimento

[e-s001]O PSPE foi instituído em 2001 e até 2019 foram inscritos quase 10 mil projetos, com 918 vencedores estaduais e 94 premiados nacionalmente. Para esta décima edição, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal) - 1.130 foram habilitados. Nas etapas estaduais, foram classificados 160 vencedores.
“O Maranhão esteve muito bem representado na premiação por sete prefeitos que mostraram que o caminho do empreendedorismo pode dar muito certo e ainda promover o desenvolvimento dos municípios. Nós do Sebrae ficamos imensamente satisfeitos ao ver dois de nossos gestores públicos logrando esta importante premiação. O Sebrae vai continuar o seu trabalho no Maranhão, fazendo com que mais gestores se tornem prefeitos empreendedores”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Raimundo Coelho.
Nesta edição do PSPE, o Maranhão recebeu 56 projetos de 39 prefeituras, dos quais foram habilitados para julgamento 35 referentes a 27 prefeituras municipais. Após julgamento e visita técnica, ficaram para a final 15 prefeitos na disputa e 19 projetos referentes a sete das oito categorias da premiação – nenhum gestor se inscreveu na categoria ‘Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico’.

Ambiente de negócios
[e-s001]Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, comentou que o Maranhão está fazendo a diferença e as prefeituras municipais idem, como as de BarFFios maranhenses.

[e-s001]“Essa é a uma palavra essencial para nós e quando a parceria se dá no universo do poder público municipal, o Sebrae tem totais condições de potencializar um ambiente de negócios muito mais favorável para os empreendedores já existentes e para aqueles que desejam iniciar uma atividade empresarial. Um ambiente que possibilite crescimento e oportunidade para os pequenos negócios, criando-se um círculo virtuoso para a economia local, muito favorável para o desenvolvimento do município, da região e do território, pois gera emprego, ocupação e renda para todos”, sinalizou o diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade.
[e-s001]Além de Albérico Filho e Eudes Sampaio, estavam concorrendo a uma categoria nacional no X PSPE, os perfeitos Edivaldo Holanda Júnior (São Luís), Antônio França (Pedreiras), Erivelton Teixeira Neves (Carolina), Juscelino Oliveira (Açailândia) e Iracema Vale (Urbano Santos).
Na edição deste ano, o Sebrae Nacional fez uma grande homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945. Sua filha Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberam uma placa comemorativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.