Relações

Bolsonaro: ''Questão ideológica não pode voltar de jeito nenhum para a América do Sul''

Presidente brasileiro se confunde ao ressaltar relação dos dois países usando futebol como referência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Mauricio Macri propõe brinde ao lado do presidente Jair Bolsonaro
Mauricio Macri propõe brinde ao lado do presidente Jair Bolsonaro (Reuters)

BUENOS AIRES — O presidente Jair Bolsonaro voltou a ressaltar a preocupação do governo brasileiro com a eleição de um candidato ligado ao kichnerismo em um breve discurso antes do almoço promovido por Mauricio Macri . O evento aconteceu no Museu do Bicentenário, obra realizada durante o governo de Cristina Kirchner , e onde se encontram objetos pessoais de Juan Domingo Perón.

"Peço ao nosso Deus que ilumine o povo argentino nas eleições para que votem com razão e não com a emoção, porque esses laços estão avançando", disse.

Na análise do presidente, “nunca a Argentina e o Brasil estiveram tão unidos"

" Esperamos que não volte [a vigorar] sistema que não deu certo em nenhum lugar. A questão ideológica não pode voltar de jeito nenhum para a América do Sul".

Ao ressaltar a relação dos dois países usando o futebol como referência, Bolsonaro se confundiu. "Estamos indo tão bem que só está faltando, na Copa América, eu torcer para o Brasil e o Macri torcer para a Argentina".

Já o presidente argentino, Mauricio Macri, destacou que discutiu com Bolsonaro as enormes possibilidades que os dois países têm na “integração energética, cultural e outras para enfrentar os desafios”. E ofereceu um brinde ao futuro de Brasil e Argentina . "Em breve teremos fatos históricos como a assinatura do acordo Mercosul-UE".

Esta é a primeira visita de Estado à Argentina do presidente Jair Bolsonaro. Mais cedo, ele disse que há uma preocupação regional com o surgimento de "novas Venezuelas". O presidente Mauricio Macri , candidato à reeleição em outubro, enfrentará nas urnas uma chapa que terá como candidata a vice a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015).

O presidente, que já advertiu inúmeras vezes contra a volta ao poder de Cristina , cuja chapa é favorita nas pesquisas, afirmou ainda:

"Todos têm que ter, assim como no Brasil grande parte teve, muita responsabilidade, muita razão e menos emoção para decidir o futuro deste país. Que Deus abençoe este povo nesta decisão, porque desta forma teremos paz e alegria".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.