Conscientização

31 mortes no trânsito em São Luís este ano, segundo relatório da SSP

Dados foram divulgados em relatório da Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão; em maio, apenas uma morte foi registrada na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
São 31 acidentes de trãnsito com mortes na Região Metropolitana de São Luís, até o mês de maio
São 31 acidentes de trãnsito com mortes na Região Metropolitana de São Luís, até o mês de maio (acidente)

SÃO LUÍS - Durante o Maio Amarelo, mês em alusão à segurança no trânsito, o número de mortes em São Luís aumentou para 31. No primeiro trimestre de 2019, 24 casos foram registrados. Abril e maio somaram mais sete mortes à estatística, divulgada em relatório disponível no site da Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão (SSP-MA). A única morte no trânsito registrada em maio, mês em que a campanha estava sendo realizada, foi no bairro Santa Barbara, Região Metropolitana de São Luís.

Das seis mortes registradas no trânsito durante o mês de abril, duas foram causadas por atropelamento e seis por colisões, entre elas a do empresário Leônidas Araújo, de 28 anos, ocorrida no Domingo de Páscoa.
Os números representam queda, se comparados aos três primeiros meses do ano. Apesar disso, reafirmam a importância de operações voltadas para a educação de condutores sobre os riscos da imprudência ao volante.

Os relatos de acidentes de trânsito e atropelamentos tornam-se cada vez mais frequentes na cidade. Com o aumento da população, acaba gerando, também, o crescimento da frota de veículos em circulação nas principais vias da cidade, que já ultrapassa os 400 mil. Além disso, distrações e infrações ao volante dão margem a novos registros de acidentes e óbitos no trânsito. Uma realidade preocupante que motivou a criação do movimento Maio Amarelo, realizado todos os anos em parceria com órgãos públicos e privados relacionados ao setor, além da sociedade civil.

Campanha
Sobre a campanha, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informou que trabalhou de forma intensiva para melhoria no trânsito e redução dos índices de acidentes com vítimas fatais. Para isso, o Detran realizou ações educativas direcionadas a toda sociedade. Foram diversas atividades permanentes que contribuem para a mudança do comportamento dos condutores e pedestres, em todo o Maranhão.

O Detran comunicou que atua com ações, a exemplo de palestras em escolas, empresas e instituições públicas e privadas, atividades nas faixas de pedestres e distribuição de material educativo nos ambientes de grande movimentação pública como bares, restaurantes, ruas e avenidas da Região Metropolitana de São Luís e de municípios maranhenses.

Além disso, o Detran efetivou vários projetos educativos, entre eles o “Conhecendo o Detran” e “Condutores do Amanhã”, que oferecem às crianças da educação básica visitas na sede do órgão, em setores como atendimento ao público, vistoria e emplacamento, e, para alunos do ensino médio, orientações sobre o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda, o Projeto “Direção Certa”, que promove a conscientização do público, em bares e restaurantes, sobre o perigo de dirigir um veículo após o consumo de bebida alcoólica. Embora tenha informado sobre todo o trabalho realizado, Detran-MA e SSP não informaram mais números e atualizações.

Em 2018, apenas em território maranhense a campanha atingiu mais de 268 mil pessoas. Dos 217 municípios maranhenses, 140 cidades tiveram ações da campanha. Na Região Metropolitana de São Luís, alunos de 83 escolas da rede de ensino pública e privada participaram das atividades dos projetos relacionados ao Maio Amarelo. As empresas não ficaram de fora, sendo 42 contempladas com visitas relacionadas ao mês alusivo.

SAIBA MAIS

No Trânsito, o Sentido é a Vida
O mote do Movimento Maio Amarelo para 2019, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), trabalhou em 2019 com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. Apesar do fim do mês de maio, os demais meses do ano continuarão sendo temáticos, com ações promovidas em todo o Brasil.
Junho – Riscos de acidentes, como evitá-los?
Julho – A importância de equipamentos de segurança para moto e motociclistas (capacete, calçado).
Agosto – Comunicação em trânsito – A importância de ver e ser visto.
Setembro – Celular ao volante: por que não usar?
Outubro – Os limites de velocidade existem para lhe proteger.
Novembro – Ultrapassagens: como executá-las com seguranças.
Dezembro – Como dirigir em condições adversas? (chuva, neblina, queimadas)


Maio Amarelo
O Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

A campanha propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o Observatório, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.