Adeus

Morre aos 77 anos o médico Cassas de Lima, ex-presidente do Moto

O ortopedista, que foi campeão pelo Moto Club e foi vice-presidente da FMF, morreu nesta quarta-feira (6)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Antônio José Cassas foi campeão maranhense em 1968, 1974, 1977 e 1983.
Antônio José Cassas foi campeão maranhense em 1968, 1974, 1977 e 1983. (CASSAS DE LIMA )

São Luís - O ortopedista Antônio José Cassas de Lima, morreu, aos 77 anos, ontem (5), em decorrência de complicações de saúde. Um dos médicos mais renomados de sua geração, que dedicou toda a sua vida à medicina e ao esporte, como atleta amador e dirigente do Moto Club e da Federação Maranhense de Futebol (FMF).

Cassas era natural de Vargem Grande e, ainda na juventude, mudou-se para São Paulo para cursar medicina. Apaixonado desde garoto por futebol, durante a graduação, participou de diversas competições esportivas universitárias. Atuava como zagueiro e chegou a ser cinco vezes campeão pelo time da faculdade.

Sua relação com o Moto Club começou em 1968, quando, a convite do então presidente, major Pereira dos Santos. Foram 20 anos de estreita relação com o Papão do Norte, clube do qual foi médico, conselheiro e presidente.

Foi tricampeão maranhense em 1968, bicampeão em 1974, campeão em 1977 e tricampeão em 1983.

Na década de 80, desligou-se do Moto após desentendimentos com outros dirigentes. Na época, especulou-se que Cassas seria contratado como médico pelo rival Sampaio Corrêa, o que não passou de boato.

No exercício da profissão de médico, teve atuação permanente no tratamento de atletas e de pessoas vítimas de acidentes. Sua clínica, localizada na Travessa da Passagem, no Centro da capital, ficou famosa não pelos atendimentos aos pacientes, mas também como local de reuniões onde, por muitos anos, foram decididas as questões relacionadas ao Moto Club.

Cassas de Lima era casado e pai de três filhos. O velório foi realizado na Pax União, na Rua Oswaldo Cruz (Centro). O sepultamento ocorrerá, ontem, à tarde, no Cemitério do Gavião.

Em homenagem a Cassas de Lima, a FMF decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do desportista e emitiu nota de pesar.

Nota

A Federação Maranhense de Futebol, em nome de seus diretores, colaboradores e filiados, expressa o mais profundo pesar pelo falecimento do seu ex-presidente, Dr. Cassas de Lima, falecido na data de hoje.

Dr. Cassas atuou por décadas em prol do futebol maranhense, tendo sido presidente, conselheiro e médico do Moto Club de São Luís.

Fica decretado o luto de três dias e o cumprimento de 1 minuto de silêncio em todas as partidas realizadas no próximo final de semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.