Workshop

Dia da Logística será comemorado com debates sobre as oportunidades do setor

Tema será discutido durante workshop na Faculdade de Negócios Faene, com a participação do diretor técnico da Associação Nordestina de Logística (Anelog), Ricardo Carreira, e do diretor de Operações da Internacional Marítima, Péricles Barros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ricardo Carreira, consultor e diretor técnico da Anelog, falará sobre o tema central do evento
Ricardo Carreira, consultor e diretor técnico da Anelog, falará sobre o tema central do evento

O tema logística está ganhando impulso no Brasil e hoje, data de sua comemoração, a Faculdade de Negócios Faene e a Associação Nordestina de Logística (Anelog) promovem o workshop “Logística em Foco: As Grandes Oportunidades na Área”.Com duas palestras e mesa de debates, o evento será realizado às 19h, no auditório da Faene, no bairro Angelim.

O tema central será abordado pelo consultor Ricardo André Carreira, que é diretor técnico da Anelog), diretor da Faene e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A outra palestra terá como tema “Os Desafios da Gestão Portuária no Maranhão”, a ser discutido por Péricles Barros, diretor de Operações da Internacional Marítima.

Ao final das exposições, haverá mesa de debates composta por estudiosos da área, entre eles, os professores André Batista, Rogério Freitas e Sérgio Cardoso, do curso de graduação em Logística da Faene. Para participar das palestras, basta doar uma lata de leite em pó para benefício de comunidades carentes assistidas pela instituição de ensino por meio do projeto “Doar”.

Segundo Ricardo Carreira, a Faene é instituição pioneira em cursos de Logística no Maranhão. “São 16 anos com mais de mil profissionais formados em 20 turmas de MBA. Atualmente, a graduação em Logística pode ser concluída em dois anos e meio e temos ainda o MBA em Logística e Supply Chain, em sua 21o turma, além da especialização inédita em Engenharia Portuária e Logística Marítima”, informou.

O Dia da Logística é uma referência à data em que ocorreu possivelmente o maior movimento logístico já conhecido na história que foi o desembarque das forças aliadas na Europa, ao término da II Guerra Mundial, imortalizado como o “Dia D”.

Crescimento do mercado

No Maranhão, o crescimento do mercado de logística ocorre devido a vários fatores, entre eles, a expansão do Porto do Itaqui, o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), a duplicação da Ferrovia Carajás, a construção do Porto São Luís e a consolidação do Complexo Portuário de São Luís, como principal ponto de escoamento da produção agrícola das regiões Centro-Oeste e Norte.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 81% dos empresários estão confiantes que os problemas nacionais de infraestrutura serão resolvidos ao longo dos próximos anos.

Além da positividade, o estudo mostra que o otimismo está retornando e dominando outros mercados também com sinais de recuperação de suas atividades. O segmento logístico é um dos mais afetados por problemas de infraestrutura, mas a diversificação dos serviços ajuda a continuar elevando os negócios, mesmo em períodos de crise.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.