Brasil

Seleção Brasileira duela com o Catar

Os canarinhos precisam dar uma satisfação aos torcedores após serem eliminados nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, pela Bélgica; Copa América será o 1º torneio relevante no país desde o Mundial de 2014

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O Brasil chega para este jogo vivendo dias de tensão por conta das acusações de estupro envolvendo o craque Neymar
O Brasil chega para este jogo vivendo dias de tensão por conta das acusações de estupro envolvendo o craque Neymar (ney h)

Rússia - A Seleção Brasileira faz seu primeiro amistoso de preparação para a Copa América nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), quando recebe o Catar no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Os canarinhos precisam dar uma satisfação aos torcedores após serem eliminados nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, pela Bélgica. O torneio continental será o primeiro relevante no país desde a Copa do Mundo de 2014 e o fatídico 7 x 1 para a Alemanha.

O Brasil, que vai sediar a Copa América a partir de 14 de junho, quando faz o jogo de abertura contra a Bolívia, chega para este jogo vivendo dias de tensão por conta das acusações de estupro envolvendo o craque Neymar. O técnico Tite, que no torneio continental ainda vai duelar na primeira fase com Venezuela e Peru, garante que o foco de todos no time canarinho está no amistoso com o Catar.

“Nós estamos pensando no amistoso com o Catar e este é o nosso foco. Na preparação diária, construção de trabalho em que o Neymar está inserido. Ele é um jogador diferente, mas para ele acontecer há um processo. A equipe está acima disso, nosso trabalho está acima disso. Tecnicamente é imprescindível. Quando a gente fala imprescindível, isso não quer dizer insubstituível. Mas nosso pensamento é o jogo com o Catar”, disse Tite.

Importância

Os jogadores sabem a importância de explorarem bem o amistoso.
“É um jogo muito importante e temos que aproveitar ao máximo para corrigirmos erros e chegarmos para a Copa América da melhor maneira possível”, disse o volante Arthur, um dos novatos do grupo.
Para este jogo, o Brasil não terá o goleiro Alisson e nem o atacante Roberto Firmino, que disputaram e ganharam a final da Liga dos Campeões da Europa no fim de semana pelo Liverpool, que bateu o Tottenham por 2 x 0 em final inglesa, e nem com o lateral-direito Fagner, que defendeu o Corin­thians contra o Flamengo na véspera pelas semifinais da Copa do Brasil. O treinador aposta em uma defesa experiente, com peças como Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís. A criação de jogadas caberá principalmente a Philippe Coutinho, que terá que municiar um ataque composto por Richarlison, Neymar e Gabriel Jesus.

O Catar chega para este amistoso empolgado pela surpreendente conquista da Copa da Ásia em janeiro. O país, que vai sediar a próxima Copa do Mundo, em 2022, bateu o Japão na final com um triunfo por 3 x 1. O time, dirigido pelo espanhol Félix Sánchez, marcou 19 gols em sete jogos, sofrendo apenas um. Ele vê o teste com o Brasil como uma honra.

“Honra”

“Para o Catar é uma honra enfrentar a Seleção Brasileira na casa dela. Será um dos jogos mais complicados da história desta seleção, mas vamos a campo com o pensamento de aproveitarmos cada momento”, disse ele.


O destaque do time é o atacante Almoez Ali Abdulla, grande ídolo do futebol local, tendo sido artilheiro da Copa da Ásia com nove gols. O lateral-direito português naturalizado Pedro Correia é outra atração.
A Seleção Brasileira principal nunca duelou com o Catar na história do futebol. Mas pelo Mundial Sub-20 aconteceram dois jogos. Em 1981, o Catar surpreendeu ao eliminar o Brasil nas quartas de final com um triunfo de 3 x 2. Em 1995, pela fase de grupos, o Brasil deu o troco ganhando por 2 x 0 em um torneio sediado justamente pelo representante asiático. Pelo Mundial Sub-17, aconteceram outros dois jogos, mas dessa vez sempre com triunfo dos canarinhos:
2 x 1 em 1985 e impressionantes 6 x 0 em 2005.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X CATAR

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Data: 5 de junho de 2019 (Quarta-feira)

Horário: 21h30(de Brasília)

Árbitro: Jose Argote (Venezuela)

Assistentes: Lubin Torrealba (Venezuela) e Franchescoly Chacon (Venezuela)

BRASIL: Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Richarlison, Neymar e Gabriel Jesus

Técnico: Tite

CATAR: Saad Al Sheeb, Pedro Correia, Boualem Khoukhi, Tarek Salman e Abdelkarim Hassan; Salem Al Hajri, Abdulaziz Hatim e Hassan Al Haidos; Boualem Khoukhi, Almoez Ali Abdulla e Akram Afif

Técnico: Félix Sánchez

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.