COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
NA PRIMAVERA de Paris, tudo gira, no meio esportivo, em torno da reeleição de Gianni Infantino para mais um mandato na presidência da FIFA. Enquanto isso, acontecem encontros festivos como o Jantar de Gala no Grand Palais, realizado ontem, no qual o conselheiro mundial da entidade, Fernando Sarney, é visto com o presidente Gianni Infantino, o craque Kaká e o presidente da CBF, Rogério Caboclo; à direita, Fernando e Teresa Sarney chegando para o jantar no elegante Le Pré Catalan, que reuniu na véspera a alta cúpula da FIFA
NA PRIMAVERA de Paris, tudo gira, no meio esportivo, em torno da reeleição de Gianni Infantino para mais um mandato na presidência da FIFA. Enquanto isso, acontecem encontros festivos como o Jantar de Gala no Grand Palais, realizado ontem, no qual o conselheiro mundial da entidade, Fernando Sarney, é visto com o presidente Gianni Infantino, o craque Kaká e o presidente da CBF, Rogério Caboclo; à direita, Fernando e Teresa Sarney chegando para o jantar no elegante Le Pré Catalan, que reuniu na véspera a alta cúpula da FIFA
A coordenadora internacional dos mestrados da Universidade Portucalense, professora Mónica Martínez Campos, que também é autora de diversos livros no âmbito do Direito Civil, estará novamente em São Luís, no fim deste mês, por ocasião da instalação da nova turma do programa CECGP-UPT
A coordenadora internacional dos mestrados da Universidade Portucalense, professora Mónica Martínez Campos, que também é autora de diversos livros no âmbito do Direito Civil, estará novamente em São Luís, no fim deste mês, por ocasião da instalação da nova turma do programa CECGP-UPT

Startup Business
A UNDB Centro Universitário promove, amanhã, o “Startup Business”, evento com foco em empreendedores, “startupeiros”, estudantes e profissionais da área de gestão e negócios.
A proposta é reunir pessoas que pensam inovação e enriquecem a troca de experiências sobre como efetivamente fazer negócios de sucesso com novas ideias.
O futuro das tecnologias, modelos de investimento e a aceleração de negócios são alguns dos assuntos que estarão na pauta dos meetups, que contam com a participação de empreendedores e investidores locais.
Um dos nomes confirmados é Junior Mateus, CEO da Niduu, startup maranhense no ranking das 100 empresas mais inovadoras do Brasil pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
O evento é aberto ao público e acontece a partir das 19h, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, na sede da UNDB, no Renascença II.

Arraial do Ilha
Contagem regressiva para mais uma edição do “Arraial do Ilha”, que será aberto nesta sexta-feira, às 18h, no Shopping da Ilha. O evento, uma parceria entre o shopping e o Grupo Mirante, será transmitido ao vivo pelo Portal Imirante.com, tendo como apresentadora
a jornalista Cíntia Araújo.
Na primeira noite da festança, um dos destaques será a apresentação do Boi de Morros,
que este ano apresentará o tema “Pois n’Ele vivemos, nos movemos e existimos”.

Logística em foco
“Logística em Foco: As Grandes Oportunidades na Área” é o tema central do workshop, com palestra e mesa de debates, que acontecerá nesta quinta-feira, às 19h, na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros.
Para participar, basta doar uma lata de leite em pó para benefício de comunidades carentes assistidas pela instituição por meio
do projeto “Doar”.
A coordenação geral é do professor Ricardo Carreira, também professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Funcional para idosos
Puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar e por aí vai. É essa a lógica do treinamento funcional e que, também, pode ser aplicado a idosos, como faz a Academia Viva Água, com uma turma de 30 alunos da terceira idade.
As atividades produzem movimentos mais eficientes, melhorando a performance e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado que mescla desafios e resultados eficazes.
Os alunos têm apresentado resultados surpreendentes e acima da média nas avaliações periódicas.

Festa para o povo
O “Arraiá do Povo”, uma realização da Assembleia Legislativa do Maranhão, acontecerá nos
dias 14, 15 e 16 deste mês. A montagem
da estrutura está em andamento no estacionamento daquela casa legislativa, ao lado do Complexo de Comunicação. Entre outras coisas, haverá quatro barracas para a venda de comidas típicas, mesas e cadeiras, playground para a criançada e um grande palco, onde se apresentarão os grupos folclóricos, entre outras atrações.

TRIVIAL VARIADO

A Escola do Legislativo do Maranhão promoveu um curso de formação em Libras para servidores e representantes da comunidade. O objetivo é fazer com que a comunicação na casa legislativa seja cada vez mais acessível a todas as pessoas.

O Plenário do Senado aprovou o projeto que reconhece São Luís como a capital nacional
do bumba meu boi.

Uma exposição em cartaz nesta capital reúne fotografias, personagens e indumentárias de um dos grupos folclóricos mais tradicionais do Maranhão: o Boi de Santa Fé. Trata-se de “Diamante Brasileiro – Boi de Santa Fé”, que fica em cartaz até 13 de junho, no Palacete Gentil Braga.

Um dos maiores nomes do forró no Brasil, o cantor Felipão vai agitar o Arraial da Gardens, nesta
sexta-feira (7), na casa de show Garden’s Country Pub, na Ponta d’Areia.


DE RELANCE

Agenda movimentada
O presidente Jair Bolsonaro terá de usar todas as suas habilidades para conseguir vitórias importantes nesta semana no Congresso. A primeira, na segunda-feira, foi a aprovação da MP do pente-fino do INSS, que busca combater irregularidades nos benefícios previdenciários. Ontem, o Congresso começou a discutir um crédito emergencial para a União, que, para passar, necessita de maioria simples, metade mais um, de deputados e senadores.

Agenda movimentada 2
No assunto: caso contrário, faltarão recursos no segundo semestre para pagamentos do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada, por exemplo. Mas, antes, tem de analisar 23 vetos presidenciais, que trancam a pauta. A palavra da semana, portanto, para o Planalto é articulação. Ou dialoga com o Congresso, ou corre o risco de a situação do país ficar a cada dia mais complicada.

Inauguração adiada
Embora com a festa programada para ontem, alguns imprevistos de última hora, fizeram o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, adiar a inauguração do Museu da Gastronomia Maranhense, que tem o objetivo promover a cultura da gastronomia local e incrementar o setor de alimentos e bebidas da Capital, gerando empregos e renda para a população de São Luís, além de somar com outras ações da gestão municipal voltadas para a área do turismo.

Em Lago da Pedra
O município de Lago da Pedra ganhou, na última sexta-feira, a segunda unidade da bandeira Camiño. Com mais de 1000m2 de área de venda e um mix de 5 mil produtos, a inauguração da nova loja reuniu centenas de consumidores da região. Operando com sistema de franquias e lojas próprias, a rede Camiño Supermercados baseia-se na experiência de mercado e logística consolidada do Grupo Mateus para fortalecer o modelo de negócio lançado pela companhia, em 2017. Simultaneamente, em Lago da Pedra, foi reinaugurado o Eletro Mateus.

Metodologias ativas
Começou ontem, na Universidade Federal do Maranhão, o ciclo de palestras “Uso de Metodologias Ativas no Ensino da Matemática”. O evento conta com a participação de professores e pesquisadores, entre eles, João Batista Bottentuit, Anselmo Paiva, Rômulo Martins, Nilson Sá e Luíza Carvalho. O professor Bottentuit, por exemplo, discorre sobre metodologias ativas no contexto escolar e universitário. O objetivo é fazer com que o público entenda mais sobre este método que visa dar protagonismo aos alunos na construção do aprendizado.

Irmãos Cavalera
Max e Iggor Cavalera, fundadores da banda Sepultura, se apresentarão pela primeira vez em São Luís no dia 15 de junho, na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea. A turnê é esperada há muito tempo e nela são executados dois dos maiores clássicos da história da banda, ou seja, os álbuns Beneath The Remains e Arise, discos que os consagraram mundialmente como um dos principais grupos do
gênero em todo o planeta.

Planos Econômicos
O “Mutirão de Planos Econômicos”, realizado no último dia 30 pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, via Núcleo de Solução de Conflitos, teve um saldo positivo. Foram incluídos na pauta 39 processos de pessoas que ingressaram na Justiça para reaver as diferenças de correção da poupança dos planos Bresser, Verão e Collor. Todas as audiências realizadas no Centro de Conciliação, que funciona no Fórum de São Luís (Calhau), foram com o Bradesco. Os acordos firmados entre o banco e os autores das ações somaram mais de R$ 150 mil.

Autorizações de São João
Quem se atrasou, dançou: encerrado o prazo para solicitações de autorização para que crianças e adolescentes participem das brincadeiras juninas. As entidades responsáveis por danças, grupos folclóricos e similares são anualmente obrigadas a fazer a solicitação dos alvarás judicias autorizando essa participação. O requerimento é entregue na Divisão de Proteção Integral da 1ª Vara da Infância e da Juventude, no Fórum Desembargador Sarney Costa. Os alvarás solicitados
serão entregues até 7 de junho.

Para escrever na pedra:
““Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água”. De Ovídio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.