Peça

Estética maguebeat no palco

São Luís recebe o espetáculo "Caranguejo Overdrive", da Aquela Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro em apresentações hoje e amanhã no Teatro Arthur Azevedo, às 20h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Cena da peça  “Caranguejo Overdrive”, em exibição hoje e amanhã no Teatro Arthur Azevedo
Cena da peça “Caranguejo Overdrive”, em exibição hoje e amanhã no Teatro Arthur Azevedo (Caranguejo Overdrive)

PARA QUARTA - 05/06/2019

São Luís - A Aquela Cia. de Teatro (RJ), apresenta-se no Teatro Arthur Azevedo (Centro) hoje e amanhã, às 20h, com o premiado espetáculo musical “Caranguejo Overdrive”. A peça dialoga com a estética do movimento manguebeat para fazer uma denúncia social contra as transformações urbanas e o impacto sobre seus habitantes, com execução ao vivo de música eletrônica e tambores de maracatu.

Com patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, além das apresentações, o grupo carioca ministra, desde ontem, oficina que prossegue hoje, de 9h às 16h, no Ballet Olinda Saul, prédio próximo ao Teatro Arthur Azevedo. A capacitação é direcionada a profissionais de teatro e estudantes de artes.

O espetáculo “Caranguejo Overdrive” está em turnê nacional, iniciada em Goiânia (GO), tendo passado por Belém (PA) e Teresina (PI). Desde que estreou em 2015, o espetáculo agradou público e crítica, recebendo os principais prêmios, como Shell e Associação de Produtores de Teatro do Rio, nas categorias Autor, Direção e Atriz; e Cesgranrio (com Direção e Texto).

Com direção de Marco André Nunes e texto de Pedro Kosovski, a trama narra a saga de Cosme, um ex-catador de caranguejos no mangue carioca, que é convocado a lutar ao lado do Exército Brasileiro, na Guerra do Paraguai. Depois de sofrer um colapso mental no meio do campo de batalha, ele é dispensado e, ao voltar para a sua terra natal, encontra um Rio de Janeiro caótico e em transformação. A cidade, com suas convulsões urbanísticas, está irreconhecível para esse homem.

Cosme procura novamente o mangue, região que, em 1870, era conhecida como Rocio Pequeno – e hoje, Praça 11. Ele consegue um emprego na construção do canal que representou a primeira grande obra de saneamento na capital carioca. Cosme já não sabe mais se é homem, caranguejo, soldado ou operário. Sua crise o obriga a abandonar tudo, a vagar pela noite, a mergulhar no delírio e a assumir, finalmente, a forma do crustáceo. O homem-caranguejo vive na lama.

Apesar do drama vivido pelo protagonista, “Caranguejo Overdrive” pode divertir o público maior de 16 anos, com bom humor e com a vibração da trilha sonora, que dialoga com a performance dos atores e atrizes: Alex Nader, Carol Virguez, Eduardo Speroni, Matheus Macena e Fellipe Marques. A banda, conduzida por Felipe Storino, toca canções originalmente compostas para a peça, além de clássicos do movimento Manguebeat, que imortalizaram Chico Science e a Nação Zumbi. O power trio (guitarra, baixo e bateria) é constituído por Maurício Chiari, Pedro Leal e Felipe Storino.

Além do movimento Manguebeat, outra referência importante da encenação é o livro “Homens e Caranguejos”, do escritor e geógrafo recifense Josué de Castro, precursor dos estudos sobre a fome no Brasil.

Grupo

Aquela Cia. foi fundada em 2005, a partir da reunião de artistas provenientes de várias escolas de teatro do Rio de Janeiro. Inicialmente, ancorada nas relações entre teatro e literatura, sua primeira montagem foi o “Projeto K.”, sobre a vida e a obra de Franz Kafka. Vieram em seguida “Sub: Werther” (interpretação do romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe, a partir dos intertextos do livro Fragmentos de um “Discurso Amoroso”, de Roland Barthes), “Lobo nº1 [A Estepe]” (baseado no romance de “Herman Hesse”), “Do Artista Quando Jovem” (em torno do universo literário de James Joyce).

Em 2011, a linha de trabalho do grupo passou a investigar a relação entre teatro, música e espetacularidade, com “Outside”, um musical noir (inspirado pelo encarte do álbum homônimo de David Bowie), “Cara de Cavalo” (que narra a trajetória trágica do inimigo público nº 1 do Rio de Janeiro em 1964, e suas interlocuções com a obra do artista Hélio Oiticica) e “Edypop” (explorando o encontro imaginário entre o mais pop dos herois gregos, Édipo, e o mais trágico dos artistas pop, John Lennon).

Em 2015, Aquela Cia. celebrou seus 10 anos com as montagens de “Caranguejo Overdrive” e “Laio & Crísipo”, esta última uma atualização de um dos mitos fundamentais da cultura ocidental, narrado por Sófocles em “Édipo Rei”, que relata a relação homoafetiva entre Laio, um exilado, e Crísipo, o filho do rei.

Ficha Técnica

Direção: Marco André Nunes

Texto: Pedro Kosovski

Elenco: Carolina Virguez, Alex Nader, Eduardo Speroni, Matheus Macena, Fellipe Marques Músicos em cena: Maurício Chiari, Pedro Leal e Felipe Storino

Direção Musical: Felipe Storino

Iluminação: Renato Machado

Operação de luz: Tamara Torres

Produção: Thaís Venitt | Núcleo Corpo Rastreado

Produção São Luís: Erivelto Viana

Patrocínio: Petrobras

Realização: Ministério da Cidadania e Governo Federal

Serviço

O quê

“Caranguejo Overdrive”, da Aquela Cia. de Teatro (RJ)

Quando

Hoje e amanhã, às 20h

Onde

Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol – Centro Histórico

Ingressos

R$ 10,00


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.