COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
OREPÓRTER PH com a digital influencer mais famosa do Maranhão, Thaynara OG, que movimenta a sociedade local, no dia 19 deste mês, com o São João da Thay, no Multicenter Sebrae, com presenças confirmadas de muitos nomes das redes sociais e artistas de prestígio nacional
OREPÓRTER PH com a digital influencer mais famosa do Maranhão, Thaynara OG, que movimenta a sociedade local, no dia 19 deste mês, com o São João da Thay, no Multicenter Sebrae, com presenças confirmadas de muitos nomes das redes sociais e artistas de prestígio nacional
A POETA e psicanalista Tereza Braúna é a personalidade feminina em evidência na vida cultural maranhense nesta semana: sábado, dia 8, ela lança o seu livro “Psicanálise e Artifício Poético”, às 19h, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping. A escritora propõe um percurso pelos conceitos em Freud e Lacan preenchido por insights, epifanias e arrebatamentos diante do “entre”... entre o dito e o indizível, entre o desvelar e o ocultar, entre o singular e o múltiplo, entre o encontro e a solidão, entre o finito e o infinito, entre viver e morrer!
A POETA e psicanalista Tereza Braúna é a personalidade feminina em evidência na vida cultural maranhense nesta semana: sábado, dia 8, ela lança o seu livro “Psicanálise e Artifício Poético”, às 19h, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping. A escritora propõe um percurso pelos conceitos em Freud e Lacan preenchido por insights, epifanias e arrebatamentos diante do “entre”... entre o dito e o indizível, entre o desvelar e o ocultar, entre o singular e o múltiplo, entre o encontro e a solidão, entre o finito e o infinito, entre viver e morrer!

Festa do Divino
Será aberta hoje, no Fórum de São Luís, a exposição de imagens produzidas pelo fotógrafo Charlles Eduardo, sobre a tradicional
Festa do Divino Espírito Santo,
que está ocorrendo na cidade maranhense de Alcântara.
A mostra, na Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), reúne parte de centenas de imagens captadas das festividades entre os anos de 2014 a 2019.
Foram escolhidas 30 para essa exposição que fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 14 de junho.

Festa do Divino 2
Com o título “O divino e seus devotos: tempo de celebrar”, a exposição traz a beleza e a sensibilidade captada pelas lentes de um fotógrafo que pesquisou, durante cinco anos, os rituais e toda uma trajetória da festividade do Divino Espírito Santo em Alcântara, que já dura séculos.
Oriunda de Portugal, a festa surgiu da fé da chamada rainha Santa Isabel de Aragão.
Este ano, a programação das festividades começou no dia 29 de maio e vai até 9 de junho,
reunindo milhares de pessoas na cidade de Alcântara.

Saramago
A coleção José Saramago, relançada pela Companhia das Letras em parceria com a Saraiva, traz 12 títulos do escritor português caligrafados por outros artistas.
Imagina levar para casa, por exemplo, Ensaio Sobre Cegueira e ter título escrito com a letra
do Chico Buarque?

Hemingway
A Bertrand Brasil acaba de relançar a obra de Ernest Hemingway com capas como a obra do escritor: sem excessos e palavras desnecessárias.
Graficamente limpas e objetivas, têm a assinatura do autor e os títulos em relevo, o que cria uma unidade minimalista e dá vontade de renovar toda a coleção.
Vale a pena levar para a biblioteca.

Não decola
A participação de milhares de pessoas em protestos contra o governo não significa que a greve geral marcada para 14 de junho será o sucesso imaginado pelos sindicalistas.
Em tempo de desemprego elevado, a tendência é a paralisação ficar restrita ao setor público.

Dois sustos
O empresário Réges Fialho andou levando dois sustos nos últimos dias.
Primeiro, foi a esposa Socorro que teve que se submeter, em São Paulo, a uma cirurgia na tireóide.
Depois foi o genro, Pádua Weber, que fez uma angioplastia com a colocação de um stent.
Para alegria geral, os dois estão bem.

Natalino candidato a reitor
Foi apoteótico o lançamento da candidatura do professor Natalino Salgado Filho a reitor da Universidade Federal do Maranhão na manhã de ontem, com apoio de entidades representativas da comunidade acadêmica, como Sintema, Assuma, SindUFMA e AAUFMA, grande número de docentes, discentes, técnico-administrativos e de lideranças do grupo Pacto pela UFMA. A consulta prévia para a composição da lista tríplice aos cargos de reitor e vice-reitor junto à comunidade
universitária será realizada no dia 26 de junho.

TRIVIAL VARIADO
A professora Ildoana Paz Oliveira representou, na semana passada, o Instituto Florence de Ensino, durante uma homenagem especial do diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão, Luiz Fernando Ramos, à instituição.

Começa hoje, na Universidade Federal do Maranhão, o ciclo de palestras “Uso de Metodologias Ativas no Ensino da Matemática”. O evento contará com a participação de professores e pesquisadores, entre eles, João Batista Bottentuit, Anselmo Paiva, Rômulo Martins, Nilson Sá e Luíza Carvalho.

Fruto da política de valorização do Centro Histórico de São Luís promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o Museu da Gastronomia Maranhense será inaugurado na manhã de hoje.

O objetivo é promover a cultura da gastronomia local e incrementar o setor de alimentos e bebidas da Capital, gerando empregos e renda para a população de São Luís, além de somar com outras ações da gestão municipal voltadas para a área do turismo.

DE RELANCE

Neymar e armadilha
Concordo com o colunista David Coimbra quando afirma que é fácil não gostar de Neymar. Ele é vaidoso. Ele é o que os cariocas chamam de “marrento” e os maranhenses de “exibido”. Ele se acha muito esperto. Mas, na verdade, trata-se do exemplo clássico do falso malandro. Neymar pensa que está enganando os outros e, assim pensando, cai em armadilhas que só não são destruidoras graças à proteção do seu imenso talento.

Neymar e armadilha 2
Não há nenhum jogador no planeta tão bom quanto Neymar hoje em dia, com exceção de Messi. Assisti à aborrecida decisão da Champions, no sábado passado. Um jogo protocolar e, às vezes, surpreendentemente lento. Não havia um único jogador, entre titulares e reservas que lá estavam, que reunisse metade da habilidade que escorre feito seiva dos pés de
Neymar. Esse talento fez dele rico e famoso. Não sei se o faz feliz. Porque Neymar, sendo como é, transformou-se em alvo perfeito para a malícia humana.

Neymar e armadilha 3
O pior de tudo é que muitas vezes, Neymar dá razão a quem o ataca ou critica. Na Copa do Mundo, ele se transformou em chacota porque exagerava em suas reações quando era derrubado por um adversário. Ficou ridículo. Ficou até vergonhoso. Só que Neymar é derrubado mesmo. Ele é caçado pelos zagueiros, não raro com maldade. Tanto que já sofreu lesões graves em pouco tempo de carreira. Foi sua falsa malandragem que lhe tirou a condição de vítima e o consagrou como fraude.

Neymar e armadilha 4
Agora, Neymar foi pego em outra cilada. A moça que o acusa de estupro o enganou. Sei bem que é arriscado emitir opinião em assuntos desse tipo, porque parece que se está diante de um caso ortodoxo do homem rico e poderoso que se aproveita da mulher pobre e indefesa. As mensagens trocadas pelo casal, porém, provam que não foi assim. A moça foi para Paris, a expensas de Neymar, prometendo fazer sexo com ele.

Neymar e armadilha 5
Não há nada de errado nisso, e tampouco seria errado se, ao chegar à França, ela se negasse a cumprir a promessa. Mas ela cumpriu e, aparentemente, gostou, porque insistiu para que se encontrassem de novo. Ele topou, foi ao hotel onde ela estava instalada e fizeram sexo mais uma vez. Foi então que ela disse ter sido forçada pelo jogador. No entanto, a moça o chamou pela terceira vez e pediu que ele trouxesse uma garrafa de vinho e um presente para seu filho. Neymar não foi, e ela avisou: "Vou dormir, tá? Você não vem e tá dando mancada".

Neymar e armadilha 6
Ora, uma mulher que se sente vilipendiada não irá, mais do que pleitear, exigir nova noite de amor com o abusador. Na mensagem, ela parece ressentida com o que Neymar não fez, não com o que fez. Tudo isso é muito ruim por vários motivos. É ruim para quem gosta de futebol, porque o jogo bonito de Neymar é que deveria
ser o assunto dos torcedores, e não sua vida pessoal.

Neymar e armadilha 7
É ruim para Neymar, porque mostra que ele continua sendo o “menino Ney”, tolo, fútil, entre o patético e o arrogante. É ruim para a moça, porque foi exposta de várias maneiras. E é ruim, sobretudo, para as mulheres que realmente sofrem abuso. Como o comportamento do próprio Neymar demonstra, o exagero transforma possíveis vítimas em fraudes óbvias.

Diálogo de rua
Incomodada com um homem que não parava de olhar em sua direção, a mulher foi até ele e perguntou:
– Seu nome é roubar?
– Por quê? Por acaso eu roubei seu coração?
– Não. É porque roubar é feio.

Para escrever na pedra:
“A vida é uma eterna troca de figurinhas e é por causa do egoísmo que quase ninguém completa o
álbum”. De Paulo Zargolin

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.