Museu da Gastronomia do Maranhão será inaugurado hoje

O espaço contará a história da culinária maranhense aos visitantes locais e aos turistas de todas as regiões do Brasil e estrangeiros que visitam a capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O museu funcionará em prédio restaurado, na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís
O museu funcionará em prédio restaurado, na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Museu da Gastronomia Maranhense será inaugurado hoje,4, com o objetivo é promover a cultura da gastronomia local e incrementar o setor de alimentos e bebidas da capital, gerando empregos e renda para a população ludovicense, além de somar com outras ações da gestão municipal voltadas para a área do turismo. O museu será coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

O Museu da Gastronomia Maranhense, que tem a parceria do Governo Federal, via Ministério do Turismo, está localizado na Rua da Estrela, nº 82, no Centro Histórico. O espaço contará a história da culinária maranhense aos visitantes locais e aos turistas de todas as regiões do Brasil e estrangeiros que visitam a capital. Além da exposição, que reunirá informações e curiosidades da gastronomia maranhense, o local será dedicado à oferta de cursos permanentes de capacitação na área da gastronomia. Para a reforma do prédio, que manteve seu projeto arquitetônico conservado, foram realizados serviços estruturais como os de reparação elétrica, hidráulica e recuperação de piso e forro.

O Turismo Gastronômico revela-se como instrumento de divulgação e valorização do patrimônio cultural do destino turístico. A ambientação de todo o museu é baseada na proposta de oferecer aos turistas a oportunidade de ter contato com essa gastronomia e, também, de resgatar na população o sentimento de pertencimento e valorização da cultura local.

As obras do Museu integram um pacote de serviços que vem sendo realizados no Centro Histórico da capital por meio da parceria entre o Governo Federal via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís que, entre outras obras de grande impacto econômico, cultural e social, destacam-se a reforma, reorganização urbana e recuperação do Complexo Deodoro e revitalização da Rua Grande.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.